Produção legislativa recorde: confira balanços da Câmara de Curitiba em 2025
Vereadores de Curitiba realizaram 123 sessões plenárias em 2025, primeiro ano da 19ª Legislatura da Casa. (Foto: Carlos Costa/CMC)
Com recordes de produção legislativa em 2025, primeiro ano da 19ª Legislatura, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) realizou 123 sessões plenárias e aprovou 2.318 pareceres nas comissões temáticas. Entre outros números, os vereadores registraram o protocolo de 1.058 projetos, 41.041 requerimentos à Prefeitura e a outros órgãos, 2.695 pedidos de informações oficiais e 1.356 indicações de sugestão ao Poder Executivo.
Selo Ouro no Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP) ao obter 94,18% de pontuação, a CMC divulga, ao longo do mês de janeiro, os balanços da produção legislativa e das demais atividades e serviços ofertados à população, por suas diferentes diretorias. Os indicadores também podem ser acessados no Painel de Atividades Legislativas, já atualizado com os dados até o fim do ano passado.
“A proposta é que a Câmara seja uma Casa para os curitibanos, um espaço que não se limite às sessões plenárias, mas que ofereça serviços, promova atividades e crie oportunidades reais de aproximação com a população”, disse o presidente Tico Kuzma (PSD) durante a apresentação de relatório na última sessão de 2025, dia 17 de dezembro. Entre as iniciativas inéditas, destaca-se o Câmara Aberta, programa que teve três edições no último ano, aos sábados, e reuniu cerca de 2 mil pessoas.
>> Confira as notícias já divulgadas, em ordem decrescente de publicação:
- Vereadores registram média diária de 7 pedidos de informações à Prefeitura. Com recorde em julho, requerimentos de informações oficiais ao Executivo cresceram 136% na comparação a 2024.
- Com recordes, Câmara de Curitiba aumentou serviços ao cidadão em 2025. Audiências, atendimentos e programas ampliaram contato direto com a população.
- Câmara de Curitiba amplia nota e recebe Selo Ouro de Transparência. Legislativo avança na pontuação do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP).
*Notícia revisada pelo estudante de Letras Gabriel Kummer
Supervisão do estágio: Ricardo Marques
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba