Entenda o que são os requerimentos e como consultá-los

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Clique AQUI para acessar o Sistema de Proposições Legislativas (SPL),
que reúne as proposições que tramitam na Câmara de Curitiba.

Passo a passo para fazer a consulta no SPL:

  1. No campo Espécie, selecione Requerimento ou Indicação.
  2. No campo Tipo, marque Requerimentos à Prefeitura de Curitiba, ou a outros órgãos, conforme o caso.
  3. Em Tipo de iniciativa, clique em Vereador, ou outro tipo de autor.
  4. Em Iniciativa, informe o parlamentar desejado.
  5. Informe o ano e a data específica, se for necessário.
  6. Para pesquisas mais detalhadas, informe a localização atual, o estado da proposição, número da proposta ou da mensagem do prefeito.
  7. Também é possível informar qual é o Assunto desejado.
  8. Ao final da página, clique em Pesquisar.


O requerimento é a forma oficial com que os vereadores cobram o trabalho da prefeitura, como a revitalização de uma rua ou a poda de uma árvore. Este documento é protocolado no Sistema de Proposições Legislativas (SPL) e recebe um número. Por ele, qualquer pessoa pode acompanhar a resolução do problema.

Esta é uma forma tradicional de relação entre os cidadãos e seus representantes. A grande utilização deste instrumento demonstra o contato direto da Câmara Municipal de Curitiba com a população e reforça o papel do parlamentar como representante indireto dos moradores.

Mesmo fora da esfera administrativa do município, serviços públicos como os prestados pela Polícia Militar do Paraná, Sanepar e Copel também são requeridos. Já a realização de atos administrativos ou de gestão - que não podem ser realizados pelos vereadores - são sugeridos ao prefeito por meio de indicações.

Em 2017, por exemplo, os vereadores apresentaram 16.117 requerimentos à prefeitura, ou seja, 44 por dia. Neste mesmo ano, foram 429 indicações à prefeitura (1,17 por dia). A outros órgãos, foram enviados 373 pedidos, ou 1,02 por dia.

Consulte os pedidos de informação feitos pelos vereadores



Clique AQUI para acessar o Sistema de Proposições Legislativas (SPL),
que reúne as proposições que tramitam na Câmara de Curitiba.

Passo a passo para fazer a consulta no SPL:

  1. No campo Espécie, selecione Requerimento.
  2. No campo Tipo, marque Requerimento de Pedido de Informações Oficiais ao Município.
  3. Em Tipo de iniciativa, clique em Vereador, ou outro tipo de autor.
  4. Em Iniciativa, informe o parlamentar desejado.
  5. Informe o ano e a data específica, se for necessário.
  6. Para pesquisas mais detalhadas, informe a localização atual, o estado da proposição, número da proposta ou da mensagem do prefeito.
  7. Também é possível informar qual é o Assunto desejado.
  8. Ao final da página, clique em Pesquisar.

Esta ferramenta é uma das mais utilizadas pelos vereadores para obterem informações oficiais da Prefeitura de Curitiba. Com os dados, os parlamentares podem cobrar providências sobre um serviço que não está sendo bem prestado e esclarecer a população sobre o planejamento ou andamento de uma obra, por exemplo. Todas as respostas da prefeitura também estão disponíveis no Sistema de Proposições Legislativas (SPL).