Símbolo internacional de acessibilidade desenvolvido pelas Nações Unidas (ONU) para identificar todos os serviços e locais acessíveis a pessoas com deficiência.



ACESSIBILIDADE NO SITE DA CÂMARA DE CURITIBA

O portal da Câmara Municipal de Curitiba disponibiliza ferramentas de acessibilidade, que serão descritas nesta página. Aqui você também encontrará dicas de como utilizar dispositivos que facilitam a leitura e a compreensão de conteúdos, que são ofertados pelos principais navegadores de Internet, além de links para baixar leitores de tela. O objetivo é permitir que qualquer cidadão, independentemente de sua limitação, possa conhecer, acompanhar e fiscalizar o trabalho dos vereadores. Caso encontre problemas para navegar ou tenha sugestões de melhoria, acesse a página Fale com a Câmara.

Barra de acessibilidade

No cabeçalho está disponível um campo de busca, que procura a informação desejada em todo o portal, além de um botão que abre o mapa do site, para facilitar a localização do conteúdo. Também há um botão de contraste, que modifica o fundo de claro para escuro, e link para o site que permite o download do VLibras.


Modificar o tamanho do texto

Para aumentar o tamanho do texto, utilize as seguintes combinações de teclas para usar o zoom no Microsoft Windows ou no Linux:

  • Combinação da tecla Ctrl e a tecla + (mais) para aumentar.
  • Combinação da tecla Ctrl e a tecla - (menos) para diminuir.
  • Combinação da tecla Ctrl e a tecla 0 (zero) para restaurar o tamanho original.


E no Mac OS:

  • Combinação da tecla COMMAND e a tecla + (mais) para aumentar.
  • Combinação da tecla COMMAND e a tecla - (menos) para diminuir.
  • Combinação da tecla COMMAND e a tecla 0 (zero) para restaurar o tamanho original.


Alguns navegadores também aceitam a mudança de tamanho da fonte girando a roda do mouse, enquanto se mantém a tecla “ctrl” ou “cmd” pressionada.

Teclas de acesso

Teclas de acesso são recursos de navegação que permitem a navegação por meio do teclado. Elas dependem do sistema operacional e do navegador que você usa. As combinações possíveis são:

  • tecla ALT para os navegadores Microsoft Edge, Google Chrome e Safari.
  • teclas SHIFT e ALT, simultaneamente, para o navegador Mozilla Firefox.
  • tecla COMMAND para o sistema operacional Mac OS.


Para acessar os itens abaixo, mantenha as teclas pressionadas mais o número escolhido:

  • tecla 1 - Página inicial do Portal (no Mozilla Firefox o usuário é levado ao link principal do cabeçalho e precisa pressionar a tecla Enter para ir à página inicial).
  • tecla 2 - Conteúdo principal da página
  • tecla 3 - Mapa do Site
  • tecla 4 - Campo de busca geral
  • tecla 5 - Busca Avançada
  • tecla 6 — Navegação da sessão corrente do Portal, se houver
  • tecla 9 — Informações de contato
  • tecla 0 -  Página de Acessibilidade

Tradução automática de conteúdos de Língua Portuguesa para a Libras

Para ter acesso ao conteúdo do portal traduzido da Língua Portuguesa para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) acione o botão azul na lateral direita do site com o símbolo das Libras e, então, clique no texto a ser traduzido. No cabeçalho do site o usuário encontra o link para a página do VLibras, que pode ser baixado gratuitamente para o uso em computadores, smartphones, tablets e extensões para navegadores de Internet.

Leitores de tela

O leitor de tela é um software utilizado principalmente por pessoas cegas, que fornece informações através de síntese de voz sobre os elementos exibidos na tela do computador. Esses softwares interagem com o sistema operacional, capturando as informações apresentadas na forma de texto e transformando-as em resposta falada através de um sintetizador de voz. Pessoas com baixa visão e pessoas com dislexia também podem fazer uso dos leitores de tela*.

Confira as ferramentas listadas abaixo:

NVDA
Desenvolvido pela organização sem fins lucrativos NV Access, é um programa de leitura de tela gratuito e de código aberto. Um diferencial do NVDA (NonVisual Desktop Access) é o fato de não precisar ser instalado no sistema, podendo ser levado em um pendrive, CD ou qualquer outro dispositivo removível. Para baixar, CLIQUE AQUI.

DOSVOX
Desenvolvido pelo Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o DOSVOX não é apenas um leitor de telas e sim um sistema operacional completo rodando em ambiente Windows. Grande parte das mensagens sonoras emitidas pelo DOSVOX é feita em voz humana gravada. Isso significa que ele é um sistema com baixo índice de estresse para o usuário, mesmo com uso prolongado. Possui editor de texto, jogos de caráter didático e lúdico, programas para ajudar na educação de crianças com deficiência visual, entre outras funcionalidades. Para baixar, CLIQUE AQUI.

*Definição retirada do site governoeletronico.gov.br


Modo de leitura

Os principais navegadores de Internet disponíveis no mercado oferecem mecanismos que facilitam a compreensão de conteúdos, geralmente encontrados no Modo de Leitura. Estas ferramentas exibem as páginas em um visual simplificado, com opções de aumentar ou diminuir o tamanho do texto, bem como a largura a altura das linhas.
Além disso, é possível deixar a tela com fundo claro, escuro ou em outras tonalidades. O recurso funciona geralmente em páginas com texto e está disponível, por exemplo, no Mozilla Firefox, no Microsoft Edge e no Google Chrome. Nos dois primeiros pode ser acionado pela tecla F9 e ser iniciado, em todos, por meio de ícone semelhante a um livro na barra de endereços.