Conheça a Controladoria do Legislativo

A Controladoria do Legislativo (Conlegis) é um órgão de controle interno e social da Câmara Municipal de Curitiba. Compete à Conlegis, de forma integrada com o sistema de controle interno da Prefeitura de Curitiba, avaliar o cumprimento das metas previstas no Plano Plurianual (PPA), no orçamento do Legislativo, além da execução de programas de governo e do orçamento municipal e das normas estabelecidas na LRF - Lei de Responsabilidade Fiscal (lei complementar 101/2000).

Além disso, é função da Controladoria comprovar a legalidade e avaliar os resultados quanto à eficácia e eficiência da gestão orçamentária, financeira e patrimonial da Câmara. Examinar as fases de execução da despesa, inclusive verificando a regularidade das licitações e contratos, sob os aspectos da legalidade, legitimidade, economicidade e razoabilidade;  exercer o controle sobre a execução da receita bem como as operações de crédito, emissão de títulos e verificação dos depósitos de cauções e fianças; entre outras atribuições.

Desde de janeiro de 2022, é o servidor Tiago Przysiada quem responde pela Controladoria do Legislativo. Ele foi eleito para o cargo no dia 17 de dezembro de 2021, em deliberação entre os membros da Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização. Przysiada substituiu Heloise Altheia, que exercia a função desde 2018. Ele é formado em Administração e pós-graduado em Prática de Gestão na Administração Pública. Há sete anos trabalha na Conlegis, onde antes era chefe da Divisão de Controle Interno da Casa.