Escola do Legislativo reforça formação institucional na Câmara de Curitiba

por por Felipe Rossi de Almeida*, especial para a CMC — publicado 23/01/2026 11h44, última modificação 23/01/2026 11h44
Cursos, sessões simuladas e ações de participação social aproximam o parlamento municipal e a população curitibana em 2025.
Escola do Legislativo reforça formação institucional na Câmara de Curitiba

Ações de formação cidadã e de capacitação de servidores, assessores e vereadores marcaram a atuação da Escola do Legislativo no ano passado. (Foto: Jean Lucredi/CMC)

A Escola do Legislativo Maria Olympia Carneiro Mochel realizou, ao longo de 2025, uma série de eventos formativos que contribuíram para o fortalecimento institucional da Câmara Municipal de Curitiba. Entre as principais ações, estiveram cursos sobre Processo Legislativo, Legística e Sistema de Proposições Legislativas, além de capacitações voltadas ao atendimento à pessoa com deficiência, debates sobre planejamento urbano e discussões sobre a revisão do Plano Diretor.

Dentro desse contexto, ganhou destaque a realização de um Parlamento Universitário direcionado ao Plano Diretor, que reuniu estudantes de Arquitetura e Urbanismo para analisar propostas, simular debates e compreender, na prática, as etapas de construção das políticas públicas voltadas ao desenvolvimento urbano. A iniciativa aproximou o meio acadêmico do Legislativo e contribuiu para a formação técnica e cidadã dos participantes.

Capacitações e eventos educativos

A Câmara Municipal de Curitiba intensificou suas ações de educação política ao promover 350 horas de capacitação, que reuniram 955 participantes, entre servidores e público externo, em cursos abertos e de linguagem acessível. A programação incluiu formações como Legística e Processo Legislativo, Oratória Descomplicada e Boas Práticas no Atendimento à Pessoa com Deficiência, além do lançamento do Dicionário de Direito Parlamentar e do debate “Parlamento e Mídia: quem media a democracia?”.

As atividades tiveram como objetivo qualificar o trabalho legislativo, aprimorar o atendimento à população e fortalecer a compreensão sobre o papel institucional da Câmara. Para além da formação técnica, os encontros também estimularam a reflexão sobre transparência, comunicação pública e participação social.

A iniciativa também se estendeu às visitas institucionais: somente em 2025, 5.090 pessoas, em sua maioria estudantes, passaram pela Câmara para compreender, na prática, o funcionamento do Legislativo. A educação política ganhou ainda formatos inovadores, como jogos educativos sobre democracia, que envolveram 760 participantes e chegaram a cinco escolas fora da sede do Parlamento.

Juventude em foco: modelo democrático de participação social

Com foco na formação da nova geração, a 7ª edição do Parlamento Jovem foi realizada em parceria com o TRE-PR, permitindo que estudantes vivenciassem todas as etapas do processo legislativo de forma prática e participativa, desde a elaboração de projetos até a votação em plenário. O conjunto dessas ações reforça o papel da Escola do Legislativo como um dos principais instrumentos de formação institucional, educação política e fortalecimento democrático da Câmara Municipal de Curitiba.

“As iniciativas da Escola do Legislativo aproximam a população do cotidiano parlamentar e fortalecem a transparência, ao permitir que diferentes públicos compreendam como as decisões que impactam a cidade são construídas”, afirmou o presidente da CMC, vereador Tico Kuzma. Complementando essa informação, conforme ressaltou a diretora da Escola do Legislativo, Débora Reis, o crescimento das atividades reflete um compromisso permanente com a formação cidadã. “Nosso objetivo é ampliar o diálogo com a sociedade, estimular a participação e contribuir para que cada cidadão se reconheça como parte do processo democrático”, destacou.

*Notícia elaborada pelo estudante de Jornalismo Felipe Rossi de Almeida, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: Alex Gruba
Edição: Alex Gruba
Revisão: Ricardo Marques