Escola do Legislativo supera 5 mil visitantes em 2025 e consolida recorde
As visitas de estudantes de instituições públicas e privadas de ensino movimentaram as sessões plenárias da Câmara Municipal de Curitiba em 2025. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
Com 5.090 participantes de suas atividades ao longo de 2025, a Escola do Legislativo Maria Olympia Carneiro Mochel encerrou o ano com o maior volume de público desde a sua criação em 2013. O recorde na história da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) foi atingido com ações como visitas guiadas, jogos pedagógicos, aulas, oficinas, capacitações e eventos promovidos pelo órgão com atividades oferecidas ao público interno e externo.
O crescimento foi impulsionado pela ampliação das atividades com o público externo, com parcerias com instituições de ensino, organizações sociais e universidades. Somente no primeiro semestre, foram 2.452 participantes, número que já havia representado um aumento expressivo de 52% em relação ao mesmo período de 2024. No segundo semestre, o movimento foi ainda maior, com 2.638 participantes, consolidando um ano de intensa aproximação entre o Legislativo e a sociedade.
“As ações da Escola do Legislativo fazem a Câmara de Curitiba ser reconhecida de fato como a Casa do Povo, com o povo entrando pela porta da frente”, ressaltou o presidente da CMC, vereador Tico Kuzma. Diretora da Escola do Legislativo, Débora Reis confirmou que o objetivo é desenvolver ações e parcerias que fortaleçam o espírito democrático do parlamento curitibano. “É importante que esse recorde seja acompanhado de ações que valorizem o exercício da cidadania, que vão muito além de direitos e deveres, mas dizem respeito, sobretudo, a uma postura em conjunto com a sociedade”, disse.
Fortalecendo a cidadania em diferentes formatos
Ao longo de 2025, a equipe da Escola do Legislativo promoveu visitas guiadas ao Palácio Rio Branco, aplicações do Jogo da Eleição, aulas e oficinas em parceria com universidades, eventos temáticos, capacitações técnicas e encontros de diálogo institucional e participação social. As atividades contemplaram públicos de diferentes faixas etárias, desde crianças do Ensino Fundamental até universitários, jovens aprendizes, estagiários, servidores públicos, lideranças comunitárias e vereadores de municípios de todas as regiões do Brasil.
» Saiba como agendar uma visita à CMC
Entre os destaques de 2025, as visitas lotaram as sessões plenárias com estudantes de escolas públicas e privadas, de instituições profissionalizantes, e de organizações sociais.
Além disso, o Jogo da Eleição permaneceu como uma das principais ferramentas de educação política da Escola do Legislativo em 2025. Aplicado tanto na Câmara quanto em escolas, universidades e instituições sociais, o Jogo da Eleição alcançou 759 estudantes ao longo de 2025, promovendo a compreensão do processo eleitoral de forma lúdica, acessível e participativa. A atividade, que envolveu alunos do Ensino Fundamental ao Ensino Superior, além de jovens aprendizes e estagiários da própria Câmara Municipal de Curitiba, foi responsável por quase 15% das ações da Escola do Legislativo.
Outra atividade em destaque foi a recepção de delegações nacionais e internacionais interessadas em conhecer a experiência do legislativo curitibano, cuja atuação contribui para que a cidade seja uma referência em temas como gestão pública e planejamento urbano municipal.
Integração com universidades e aproximação com a comunidade
Durante o ano, a Escola do Legislativo manteve e ampliou parcerias com universidades, centros universitários e faculdades da capital e da Região Metropolitana, envolvendo ações de extensão, visitas técnicas, projetos acadêmicos e atividades formativas. Também houve intenso intercâmbio institucional com câmaras municipais do Paraná e de outros estados, fortalecendo a troca de experiências e a difusão de boas práticas legislativas.
Assumindo a responsabilidade de Curitiba diante de municípios vizinhos, a Escola do Legislativo foi fundamental para a realização do encontro Diálogos Metropolitanos. E em diálogo com outros setores da sociedade civil, o órgão balizou o lançamento do Dicionário de Direito Parlamentar Brasileiro, além de oficinas participativas sobre o novo complexo da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) e o evento Parlamento e Mídia.
Os resultados foram acompanhados de perto pelos servidores da Escola. “Foi um ano de relacionamento consolidado e construtivo com a sociedade, além do fortalecimento das parcerias com outras câmaras municipais”, avaliou o coordenador da Escola, Marco Aurelio Fernandes. "Além dessa perspectiva, ressalta-se que a cidadania vai além do direito ao voto e deve ser construída desde cedo, por meio de valores, atitudes e responsabilidade social, papel que o Jogo da Eleição cumpre ao formar cidadãos conscientes", enfatiza o servidor Rodrigo Verri.
Outro marco de 2025 foi a ampliação das ações voltadas diretamente à comunidade, com a recepção de escoteiros, associações culturais, clubes juvenis, projetos sociais e grupos organizados, além da realização de eventos abertos de diálogo sobre a nova sede da Câmara. As iniciativas ampliaram o acesso da população ao Legislativo e reforçaram a percepção da Câmara Municipal de Curitiba como um espaço público, democrático e participativo.
O balanço de 2025 da Escola do Legislativo confirma a consolidação da Escola do Legislativo como um dos principais canais de educação política, formação institucional e diálogo democrático da Câmara Municipal de Curitiba, reforçando o compromisso da instituição com a transparência, a participação social e a construção de uma cidadania ativa.
*Notícia elaborada pelo estudante de Jornalismo Felipe Rossi de Almeida, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: Alex Gruba
Edição: Alex Gruba
Revisão: Ricardo Marques
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba