Câmara de Curitiba tem recorde de visitantes no primeiro semestre

por Pietra Hara, especial para a CMC* — publicado 21/07/2025 08h00, última modificação 21/07/2025 14h06
Visitas de 91 grupos marcam ações da Escola do Legislativo da Câmara de Curitiba na primeira metade de 2025.
Câmara de Curitiba tem recorde de visitantes no primeiro semestre

Número de visitantes em programas da Escolas do Legislativo aumentou 52% em 2025. (Foto: Arquivo/CMC)

A Escola do Legislativo Maria Olympia Carneiro Mochel promoveu, ao longo do primeiro semestre de 2025, a visita de 2.452 pessoas à Câmara Municipal de Curitiba (CMC). O número de visitantes aumentou em 52% se comparado ao mesmo período do ano passado, quando 1.613 pessoas conheceram o Legislativo nos primeiros seis meses de 2024. Além de fomentar visitações, a Escola também realizou campanhas de conscientização e eventos de capacitação para o público interno da Câmara e à população de Curitiba.

>> Um ano em seis meses: vereadores de Curitiba bateram recordes no 1º semestre de 2025 

Ao todo, 91 grupos fizeram visitas à CMC, sendo 60% deles turmas de instituições educacionais e profissionalizantes de Curitiba. Representantes do Legislativo do Brasil e de países da América Latina, ONGs e outras instituições da capital paranaense também conheceram os trabalhos da Câmara dos Vereadores de perto. Para Débora Reis, gestora da Escola do Legislativo, os resultados do primeiro semestre evidenciam os compromissos do setor. “Buscamos aproximar os estudantes do Legislativo, promover a educação para a cidadania e estimular reflexões sobre o papel da política na construção de uma sociedade democrática, por meio de experiências concretas da dinâmica parlamentar”, afirma. 

Educação para a democracia: Jogo da Eleição chega a 300 participantes

>> Inscreva a sua instituição para jogar o Jogo da Eleição!

Com abertura para inscrições do público em março deste ano, a aplicação do Jogo das Eleição na Câmara de Curitiba e em instituições da cidade foi outro destaque do primeiro semestre. Com 346 jogadores até o momento, divididos em 11 grupos, estudantes de ensino fundamental, médio e universitário, além dos estagiários da CMC, participaram da atividade que procura trazer o processo eleitoral em um jogo de tabuleiro

Para o coordenador da Escola do Legislativo, Marco Aurélio Fernandes, a aplicação do Jogo da Eleição na comunidade externa à Câmara promove a educação política para públicos diversos de forma descomplicada e lúdica. “Ver o engajamento, a curiosidade e a participação ativa dos estudantes reforça a importância de aproximar o legislativo da comunidade, principalmente dos jovens”, reforça. 

Capacitações e parcerias com universidades da capital do Paraná

Ao longo do primeiro semestre de 2025, a Escola do Legislativo fortaleceu sua atuação como espaço de qualificação técnica, formação cidadã e integração com o meio acadêmico. Foram promovidas quatro capacitações, como as formações sobre o Sistema de Proposições Legislativas (SPL), legística e atendimento à pessoa com deficiência, que juntas reuniram mais de 260 participantes, entre servidores, parlamentares, estagiários e o público externo.

O setor também promoveu ações voltadas à conscientização socioambiental e sanitária dentro do Legislativo. No início do ano, o programa "Use o Bom Senso" estreou na CMC, incentivando práticas para mapear, padronizar e aperfeiçoar os processos internos da instituição, como a redução de resíduos no ambiente de trabalho. Com o apoio da equipe do Programa Municipal de Controle do Aedes (PMCA), foi organizada uma capacitação especial sobre o combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, o Aedes aegypti junto à equipe terceirizada de limpeza da Câmara.

O vínculo com a comunidade universitária foi ampliado por meio de programas como a edição especial do Parlamento Universitário voltada para a discussão do Plano Diretor, em março deste ano. Alunos de cinco universidades do curso de Arquitetura e Urbanismo tiveram a oportunidade, segundo Débora Reis, da “vivência das decisões e o debate político para além da visão técnica”. 

Outra proposta que uniu o Legislativo ao ensino superior neste ano foi a produção e lançamento do projeto “Entre Ruas & Memórias”, fruto do convênio entre a Câmara de Curitiba e a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Além disso, a Escola do Legislativo manteve e renovou parcerias com a Universidade Federal  do Paraná (UFPR), Centro Universitário Campos Andrade (Uniandrade) e o Centro Universitário Unifael. 

Participações em eventos de vereadores e de divulgação científica

A Escola do Legislativo também representou a Câmara em eventos de gestão pública e pesquisa. Nos dias 25 e 26 de fevereiro, a gestora Débora Reis participou do 17º Congresso de União e Fortalecimento da Vereança, realizado pela União das Câmaras, Vereadores e Gestores Públicos do Paraná (Uvepar), ministrando palestras do congresso. 

No dia 27 de março, por sua vez, o Grupo de Pesquisa e Qualidade de Leis da CMC, organizado pelo setor administrativo, participou do I Encontro de Pesquisa sobre Poder Legislativo e Direito Parlamentar, promovido pelo Núcleo de Investigações Constitucionais (NINC/UFPR), pelo Instituto Brasileiro de Direito Parlamentar (PARLA), pelo INCT Representação e Legitimidade Democrática e pela Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep).

*Notícia elaborada pela estudante de Jornalismo Pietra Hara, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: Alex Gruba
Edição: José Lázaro Jr
Revisão: Ricardo Marques