Câmara de Curitiba promove palestra sobre combate à dengue

por Mariana Aquino*, especial para a CMC. — publicado 20/02/2025 10h05, última modificação 20/02/2025 10h15
Servidores e terceirizados da limpeza e manutenção receberam orientações para identificar e eliminar focos do mosquito transmissor.
Câmara de Curitiba promove palestra sobre combate à dengue

Em 2024, de janeiro a 15 de novembro, foram confirmados 17.745 casos de dengue em Curitiba. (Foto: Kim Tolentino/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) realizou, nesta terça-feira (18), uma palestra sobre o combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor de dengue, zika e chikungunya. A atividade foi promovida pela Escola do Legislativo em parceria com a Prefeitura de Curitiba, por meio do Programa Municipal de Controle do Aedes (PMCA). O objetivo foi capacitar a equipe terceirizada de limpeza para identificar e eliminar possíveis criadouros do inseto.

A palestra contou com as explanações da coordenadora do PMCA, Tatiana Faraco, da bióloga Elydia Busetti e do agente de endemias Claudinei Souza. O presidente da Câmara, Tico Kuzma (PSD), participou do evento e ressaltou a importância da parceria entre os órgãos públicos no combate ao mosquito. “A ação reforça o papel do coletivo no enfrentamento ao mosquito, mas cada um precisa fazer a sua parte para que o município reduza os focos de proliferação com eficiência”, afirmou.

O Programa Municipal de Controle do Aedes conta com 812 profissionais, incluindo 108 agentes de combate a endemias (ACE), 554 agentes comunitários de saúde (ACS) e 150 técnicos da Vigilância Sanitária. A equipe realiza vistorias, ações educativas e aplicação de inseticidas em áreas críticas.

Situação da dengue em Curitiba

Em 2024, pela primeira vez, Curitiba registrou mais casos autóctones (transmissão dentro da cidade) do que importados. De janeiro a 15 de novembro, foram confirmados 17.745 casos de dengue, sendo 12.688 autóctones e 5.057 importados. Os dados podem ser consultados no Painel da Dengue, disponível no site da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

“O trabalho que viemos fazer aqui em parceria com a Câmara e a Prefeitura é uma forma de instruir não só os funcionários, mas toda a população curitibana da importância de combater o Aedes aegypti para que não tenhamos um aumento nos casos das transmissões de doenças na nossa cidade”, diz a coordenadora do Programa Municipal de Controle do Aedes, Tatiana Faraco. 

A estratégia adotada pelos palestrantes foi mostrar aos servidores e terceirizados da CMC que existem muitas doenças para além da dengue, por isso o combate ao mosquito Aedes aegypti deve ser efetivo e contar com a participação de todos. “Curitiba é a nossa casa, nosso trabalho é cuidar dela”, sinaliza a bióloga Elydia Busetti.

Após a palestra, a equipe da PMCA percorreu os gabinetes parlamentares e setores administrativos da Câmara, promovendo a conscientização sobre o combate à dengue. Vereadores, assessores e servidores receberam material informativo e puderam observar uma amostra do Aedes Aegypti, mosquito preto com listras brancas no tronco, diferente do pernilongo comum.

Ações previstas para 2025

O Programa Municipal de Controle do Aedes intensificará as ações em áreas com alta infestação do mosquito, promovendo mutirões com varreduras, tratamento químico e orientação aos moradores. Para bloquear a transmissão, vistorias serão realizadas em um raio de 150 metros, com aplicação de inseticida e monitoramento por drones e armadilhas. Um robô será utilizado para agilizar a notificação dos casos. Campanhas educativas e publicitárias também vão reforçar a conscientização da população sobre medidas preventivas.

*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Mariana Aquino*, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: Pedritta Marihá Garcia.
Edição: Pedritta Marihá Garcia. 
Revisão: Ricardo Marques