Respeito entre Prefeitura e Câmara deve continuar, afirma Serginho do Posto

por José Lázaro Jr. | Revisão: Gabriel Kummer* — publicado 02/02/2026 16h10, última modificação 02/02/2026 16h32
Líder do Governo disse que mais de 60 projetos do Executivo viraram lei em 2025, com emendas e “sem nenhum veto”.
Respeito entre Prefeitura e Câmara deve continuar, afirma Serginho do Posto

Durante o ano de 2026, Serginho do Posto continuará exercendo a liderança do Governo na Câmara de Curitiba. (Rodrigo Fonseca/CMC)

Na solenidade de abertura da sessão legislativa de 2026, na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), o vereador Serginho do Posto (PSD), líder do Governo, defendeu a manutenção de uma relação negociada entre Legislativo e Executivo, baseada em diálogo e construção de consensos. Ao saudar o prefeito Eduardo Pimentel, ele disse que a Casa iniciou a nova legislatura, no ano passado, “com muita responsabilidade” para promover debates e ações com efeitos positivos para a cidade.

Serginho do Posto destacou que, em 2025, as mensagens encaminhadas pela Prefeitura tiveram tramitação negociada na Câmara, com participação de parlamentares de diferentes campos políticos, e resultaram em produção legislativa expressiva. “Destaco o relacionamento de respeito com o Executivo no ano de 2025, no primeiro ano da gestão prefeito Eduardo Pimentel e Paulo Martins; todas as mensagens que foram enviadas a esta Casa que se transformaram em leis, em mais de 60 leis”, afirmou.

Emendas dos vereadores e sanção “sem nenhum veto”

No pronunciamento, o líder do Governo ressaltou que parte dessas proposições do Executivo recebeu modificações durante a tramitação, com emendas apresentadas por vereadores. “Muitas delas receberam emendas de diversos vereadores — da base, independentes, da Oposição, de várias cores partidárias — após discussões responsáveis e legítimas”, disse, ao caracterizar o processo como um debate institucionalizado, dentro do que prega a democracia.

Serginho do Posto também atribuiu ao diálogo político a ausência de vetos às alterações promovidas pelo Legislativo. “Articulamos com o secretário de Governo, Marcelo Facchinello, um diálogo responsável em que todas as leis, iniciativa de diversos vereadores, não sofressem veto ao serem sancionadas, e todas foram aprovadas pelo prefeito, sem nenhum veto”, declarou.

Compromisso com governabilidade em 2026

Ao final, Serginho do Posto reafirmou que a base aliada pretende manter o mesmo padrão de relação institucional ao longo de 2026, apontando a governabilidade como prioridade para viabilizar a agenda administrativa. “Ao prefeito, reafirmo, em nome da base, o nosso compromisso, prefeito, pela governabilidade política, com base no respeito e construção de consensos”, concluiu, ao defender que a gestão mantenha transparência, eficiência e segurança jurídica nos atos públicos.

*Notícia revisada pelo estudante de Letras Gabriel Kummer
Supervisão do estágio: Ricardo Marques