Um ano em seis meses: vereadores de Curitiba batem recordes em 2025
Foram realizadas 63 sessões plenárias no 1º semestre de 2025 na Câmara de Curitiba. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
Cinco indicadores de produtividade dos vereadores da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) registraram recordes no primeiro semestre de 2025. Os parlamentares protocolaram em seis meses, de janeiro a junho, mais projetos de lei, substitutivos gerais, moções, pedidos de informação e sugestões ao Executivo do que o verificado nos quatro anos da legislatura anterior.
“A sociedade curitibana está exigindo mais dos seus representantes. As redes sociais aproximaram como nunca os vereadores das demandas dos moradores e isto está alimentando projetos de lei, requerimentos e ações de fiscalização. É ótimo para Curitiba”, avalia Tico Kuzma (PSD), presidente da CMC. “A perspectiva para a 19ª legislatura é bastante positiva”, comemora o parlamentar.
No primeiro semestre de 2025, foram protocolados 623 projetos de lei (86% superior a 2024, quando 334 foram registrados), 150 substitutivos gerais (48%), 64 moções (236%), 1.582 pedidos de informação (38%) e 810 sugestões ao Executivo (64%). “Percebendo o aumento das demandas, a Câmara concluiu em junho sua reorganização administrativa, que era debatida há anos no Legislativo, reestruturando seu organograma interno e reforçando os mandatos, para que eles possam dar respostas mais ágeis à sociedade”, justifica Kuzma
Os números da produção legislativa dos vereadores de Curitiba, no primeiro semestre de 2025, já estão atualizados no Painel de Atividades, onde podem ser consultados pela população. Para verificar os dados desagregados, basta navegar pelo Sistema de Proposições Legislativas. Durante o mês de julho, seguindo a tradição de transparência do Legislativo, a Câmara de Curitiba divulga balanços setorizados das atividades parlamentares. Confira os que já foram publicados
-
Metade das leis aprovadas pela Câmara no 1º semestre são projetos da legislatura passada. Enquanto as propostas da nova legislatura tramitam pelas comissões, a Câmara de Curitiba recuperou projetos de 2021 a 2024.
-
Número de projetos de lei triplicou em 2025 na Câmara de Curitiba. Comparando os primeiros semestres de 2024 e 2025, o número de projetos passou de 128 para 623 neste ano.
-
Moções de protesto quintuplicaram na Câmara de Curitiba em 2025. Vereadores manifestaram repúdio e apoio a temas de segurança pública, cultura, religião e pautas nacionais.
-
Cabos, troca de poste e iluminação: CMC fez 340 pedidos à Copel. Requerimentos a outros órgãos triplicaram no 1º semestre de 2025 na CMC. Copel, Polícia Militar e Sanepar lideram as solicitações.
-
Registro de pedidos de informações bateram recorde em 2025. Vereadores de Curitiba fizeram 1.565 pedidos de informações ao Executivo no 1º semestre, o dobro do mesmo período de 2024.
-
Em apenas seis meses de 2025, CCJ emitiu mais pareceres do que todo o ano passado. Comissão de Constituição e Justiça da Câmara de Curitiba apresentou 536 pareces no primeiro semestre.
-
Comissão de Economia teve 15 reuniões na Câmara de Curitiba no 1º semestre. Colegiado concluiu a análise de 39 projetos de lei, com destaque para as contas municipais de 2023 e para a LDO 2026.
-
Com 13 Tribunas Livres, Câmara teve mais debates em abril e maio. Debates abordaram temas como prevenção de doenças, déficit habitacional e proteção social.
-
Pautas sociais dominaram audiências públicas na Câmara de Curitiba em 2025. Levantamento mostra que, no 1º semestre deste ano, pautas sobre direitos sociais foram recorrentes no Legislativo.
-
Câmara de Curitiba realizou 5 solenes por mês no 1º semestre de 2025. As sessões solenes celebraram datas importantes, homenagearam personalidades e tiveram a presença de autoridades de Curitiba.
-
Câmara de Curitiba tem recorde de visitantes no primeiro semestre. Visitas de 91 grupos marcam ações da Escola do Legislativo na primeira metade de 2025.
-
Com iluminação, Câmara pediu aos curitibanos para cuidarem da saúde em 2025. Maioria das iluminações cênicas do Palácio Rio Branco foram campanhas de Saúde.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba