Cabos, troca de poste e iluminação: CMC fez 340 pedidos à Copel

por José Lázaro Jr. | Revisão: Ricardo Marques — publicado 11/07/2025 11h25, última modificação 21/07/2025 08h57
Requerimentos a outros órgãos triplicaram no 1º semestre de 2025 na CMC. Copel, Polícia Militar e Sanepar lideram as solicitações.
Cabos, troca de poste e iluminação: CMC fez 340 pedidos à Copel

A retirada de cabos pendentes dos postes de Curitiba liderou os requerimentos a outros órgãos em 2025. (Foto: Arquivo/PMC)

Enquanto os requerimentos à Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) caíram de 2024 para 2025, de 93 para 87 pedidos registrados pelos vereadores da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), as requisições para a Companhia Paranaense de Energia (Copel) triplicaram no primeiro semestre deste ano. Em todo o ano de 2024, a Copel foi alvo de 112 requerimentos dos representantes da população da capital, mas a companhia viu esse número triplicar só nos seis primeiros meses de 2025, quando os pedidos subiram para 340.

>> Um ano em seis meses: vereadores de Curitiba bateram recordes no 1º semestre de 2025

A grande maioria dessas requisições dos vereadores da Câmara de Curitiba à Copel, 291 (86%), solicitam à companhia a retirada de cabos pendentes dos postes da capital do Paraná. Quase a totalidade dessas demandas foram registradas por apenas um vereador, Eder Borges (PL), com 290 requerimentos identificados no Sistema de Proposições Legislativas. No ano passado, o parlamentar havia registrado apenas 1 pedido desse tipo, entre os 41 feitos por Borges em 2024. A lista deste ano abrange, por exemplo, bairros como CIC (043.00010.2025), Jardim Botânico (043.00121.2025), São Lourenço (043.00428.2025) e Portão (043.00699.2025).


Entre as outras demandas à Copel, há um pedido de Hernani (Republicanos) para substituição de um poste “inclinado” no Pilarzinho (043.00183.2025) e outro, de Nori Seto (PP), para uniformização dos tamanhos dos postes na rua Dimas de Abreu, no bairro São Braz (043.00303.2025). Já Professora Angela (PSOL) solicitou a ampliação da iluminação pública em uma rua do Campina do Siqueira (043.00082.2025), enquanto João da 5 Irmãos (MDB) pediu o mesmo para o Cajuru (043.00135.2025) e Lórens Nogueira (PP), para o Xaxim (043.00172.2025).

Regionais Matriz, Portão e Pinheirinho tiveram mais pedidos de policiamento

Em segundo lugar entre os requerimentos a outros órgãos estão os pedidos para que a Polícia Militar do Paraná (PM-PR) reforce sua presença em bairros da cidade. De janeiro a junho, pelo menos 164 pedidos foram registrados pelos vereadores no Sistema de Proposições Legislativas, direcionados à PM-PR, pedindo a realização de rondas ostensivas nos bairros da cidade. A maior parte deles voltada às administrações regionais Matriz (50, 30% do total), Portão-Fazendinha (24, 14%) e Pinheirinho (24, 14%).

O bairro que mais foi alvo de pedidos de rondas ostensivas extras da PM-PR foi o Centro, com 16 ocorrências, feitas pelos vereadores Delegada Tathiana Guzella (União), Da Costa (União), João Bettega (União), Guilherme Kilter (Novo) e Eder Borges (PL). Por exemplo, para justificar o pedido de patrulhas ao redor da Rodoferroviária, Delegada Tathiana argumentou que “tem ocorrido uma crescente onda de furtos e assaltos, além da presença constante de usuários de drogas, o que tem gerado um clima de insegurança tanto para os moradores quanto para os transeuntes” (043.00019.2025).

A lista segue com os bairros Pinheirinho (12 requerimentos), São Braz (7), Boqueirão (7) e Sítio Cercado (7), cujos pedidos têm o mesmo tratamento que os demais registrados no semestre. Eles são autuados pelos órgãos técnicos da Câmara de Curitiba, convertidos em ofícios do Legislativo e enviados aos destinatários indicados pelos vereadores nas peças. Apesar de não terem valor impositivo, a existência do requerimento é uma forma de pressionar os outros órgãos a dar uma resposta àquela demanda da sociedade. A CMC não dispõe de meios para fiscalizar se todos os pedidos foram atendidos, de modo que cabe aos mandatos essa verificação.

Além da Copel e da PM-PR, a relação de requerimentos a outros órgãos contemplou pedidos à Sanepar, ao Governo do Estado, ao DER-PR e à concessionária Rumo, que administra linhas férreas dentro e nos limites de Curitiba. Ao todo, foram registrados 753 pedidos deste tipo, o que já faz do ano de 2025 outro recorde da 19ª legislatura, que em seis meses tem batido números antes obtidos somente em balanços anuais.