Câmara de Curitiba aprova quatro títulos de Utilidade Pública

por Mariana Aquino*, especial para a CMC. | Revisão: Gabriel Kummer** — publicado 17/12/2025 15h55, última modificação 17/12/2025 16h03
Na última sessão plenária do ano, vereadores da Câmara de Curitiba aprovaram quatro Utilidades Públicas que seguem para sanção da Prefeitura.
Câmara de Curitiba aprova quatro títulos de Utilidade Pública

Vereadores da Câmara de Curitiba aprovaram em Plenário quatro Utilidades Públicas. (Foto: Roodrigo Fonseca/CMC)

Nesta quarta-feira (17), durante sessão plenária, os vereadores da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovaram, em segundo turno , quatro projetos que concedem o título de Utilidade Pública a entidades da cidade. Foram reconhecidas como de interesse coletivo a Associação Pró-Neuropediatria (Apronep), a Associação de Moradores do Conjunto Flamboyant 2, a Associação de Apoio ao Capoeirista do Paraná (ACCP) e a Volear Associação Esportiva. As propostas seguem agora para sanção do prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel.

Aprovada Utilidade Pública a Associação Pró-Neuropediatria 

A concessão do título de Utilidade Pública à Apronep foi aprovada por unanimidade, com 20 votos favoráveis, pelos vereadores da CMC (014.00074.2024). A proposição é de autoria do vereador Angelo Vanhoni (PT) e da ex-vereadora Maria Letícia, que apresentaram o projeto na Legislatura passada (2024). A votação ocorreu sem manifestações no plenário e não registrou votos contrários.

Associação do Conjunto Flamboyant 2 recebe título de Utilidade Pública

Com 26 votos favoráveis, o projeto de iniciativa do vereador Tiago Zeglin (MDB) que concede o título de Utilidade Pública à Associação de Moradores do Conjunto Flamboyant 2 foi aprovado, em segundo turno, pela Câmara Municipal de Curitiba (014.00036.2025). Em plenário, Zeglin destacou a atuação da entidade na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), bairro mais populoso da capital, ressaltando que a Associação promove o desenvolvimento da comunidade local e a capacitação profissional de jovens e adultos.

Em apoio à proposta, a vereadora Meri Martins (Republicanos) afirmou que as famílias atendidas pela entidade passam a contar com mais ferramentas para orientar e cuidar de seus filhos. Já os vereadores Jasson Goulart (Republicanos) e Serginho do Posto (PSD) enfatizaram que os integrantes da Associação representam o verdadeiro bem comum social, sendo fundamentais para o fortalecimento da comunidade. A votação contou com a presença do presidente da Associação, Roberto Santana da Silva, e da tesoureira, Roselene Raimundo.

CMC declara Utilidade Pública à Associação de Apoio ao Capoeirista do Paraná

Ao defender a proposta em plenário, o vereador João da 5 Irmãos (MDB), autor do projeto de lei, agradeceu aos parlamentares pelo apoio à concessão do título de Utilidade Pública à Associação de Apoio ao Capoeirista do Paraná (AACP), destacando a relevância da entidade para a inserção de jovens no esporte. Em seguida, a iniciativa foi aprovada pela Câmara Municipal de Curitiba com 21 votos favoráveis, sem registro de votos contrários (014.00044.2025).

Votação declara Volear Associação Esportiva como Utilidade Pública 

De iniciativa do vereador Marcos Vieira (PDT), o projeto que concede o título de Utilidade Pública à Volear Associação Esportiva foi aprovado pela Câmara Municipal de Curitiba com 21 votos favoráveis (014.00048.2025). Em plenário, o parlamentar destacou que a entidade desempenha papel fundamental na inclusão de crianças e adolescentes por meio do esporte, ampliando oportunidades para aqueles que vivem em situação de vulnerabilidade social.

*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Mariana Aquino*, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Edição: José Lázaro Jr.
**Notícia revisada pelo estudante de Letras Gabriel Kummer
Supervisão do estágio: Ricardo Marques