“Freio para Animais”: 3 cães atropelados por dia em Curitiba motivam campanha

por José Lázaro Jr. | Revisão: Gabriel Kummer* — publicado 17/12/2025 16h55, última modificação 17/12/2025 16h58
Com dados de até 300 mil atropelamentos no Paraná, projeto foi confirmado em 2º turno e pode reduzir casos em Curitiba.
“Freio para Animais”: 3 cães atropelados por dia em Curitiba motivam campanha

Campanha Eu Freio para Animais será incorporada ao Maio Amarelo. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Ao ser confirmado em segundo turno, nesta quarta-feira (17), por votação unânime, o projeto que institui a campanha permanente “Eu Freio para Animais” em Curitiba foi defendido em plenário pela vereadora Andressa Bianchessi (União) com base em dados que evidenciam a gravidade do problema no trânsito da capital. Segundo a parlamentar, três cães são atropelados diariamente no município, o que reforça a necessidade de ações educativas permanentes voltadas à convivência segura entre veículos, pessoas e animais. A ideia é que as ações sejam incorporadas às atividades do tradicional Maio Amarelo (005.00090.2025).

Durante o encaminhamento do voto na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), Bianchessi ampliou o alcance da discussão ao citar números estaduais e o potencial de replicação da iniciativa. “Faço aqui um pedido para aprovação desse projeto tão importante, esse chamado urgente à nossa Casa. Lembrando que aqui no município nós temos três cães atropelados diariamente e não estou falando só da urgência municipal, mas também da urgência em nível estadual. O sistema Urubu nos mostra que são mais de 300 mil animais atropelados no Paraná, anualmente”, afirmou, ao defender que decisões tomadas em Curitiba podem inspirar políticas semelhantes em outros municípios.

Na conclusão da fala, a vereadora destacou o reconhecimento dos animais como seres sencientes e o impacto social da proposta. “Toda vez que nós aprovamos um projeto tão importante assim na capital, nós podemos replicar em outros municípios. Quantas vidas nós salvaremos? Os animais são seres sencientes, têm sentimento, são parte importante das famílias. Estamos falando também dos cães comunitários e errantes, que estão nas ruas e merecem o nosso carinho, o nosso respeito e todo o nosso apoio”, declarou. Com a aprovação unânime em segundo turno, a campanha segue para sanção do Executivo e, após publicada no Diário Oficial do Município, passa a integrar de forma permanente as ações de conscientização no trânsito de Curitiba.

*Notícia revisada pelo estudante de Letras Gabriel Kummer
Supervisão do estágio: Ricardo Marques