Com iluminação, Câmara pediu aos curitibanos para cuidarem da saúde em 2025

por Julia Yamane*, especial para CMC — publicado 16/07/2025 08h00, última modificação 21/07/2025 09h04
Maioria das iluminações cênicas do Palácio Rio Branco, no 1º semestre de 2025, foram campanhas de Saúde. Câmara de Curitiba integra movimento internacional.
Com iluminação, Câmara pediu aos curitibanos para cuidarem da saúde em 2025

A iluminação cênica do Palácio Rio Branco é utilizada para apoiar datas comemorativas, campanhas de conscientização e outros assuntos de interesse público. (Foto: Carlos Costa)

Ao longo do primeiro semestre de 2025, a sede da Câmara de Curitiba, o Palácio Rio Branco, recebeu 32 iluminações cênicas. A mudança de cores decorre do uso de luzes externas que iluminam o prédio histórico da Câmara. Essas luzes podem ser alteradas para marcar datas comemorativas, promover campanhas de conscientização e destacar temas de interesse público. Diversos pontos turísticos ao redor do mundo adotam essa prática, da Torre Eiffel ao Cristo Redentor, e Curitiba faz parte desse roteiro.

>> Um ano em seis meses: vereadores de Curitiba bateram recordes no 1º semestre de 2025

Até junho deste ano, a Câmara se iluminou em apoio a 12 campanhas e datas associadas ao autocuidado e conscientização sobre saúde e condições médicas, chamando a atenção dos curitibanos para a leucemia, para a prevenção das doenças renais e para o combate ao preconceito contra celíacos. Em 7 ocasiões, a Casa combinou luzes em defesa dos direitos humanos, somando-se às vozes contra o abuso infantil e em defesa dos idosos, dos direitos das mulheres e da população LGBTQIAPN+, além do enfrentamento à intolerância religiosa. As causas de Saúde e Direitos Humanos foram os destaques de 2025.

Mês a mês: relembre algumas das iluminações especiais do Palácio Rio Branco

Dando o tom de como seria o semestre, as campanhas de saúde inauguraram as iluminações cênicas do prédio histórico da Câmara de Curitiba. No 1º de janeiro, em alusão ao Janeiro Branco, o palácio ganhou a cor da campanha de conscientização sobre Saúde Mental, que alerta para os riscos da depressão na sociedade atual. Em fevereiro, a Câmara aderiu ao Fevereiro Lilás, dedicado à conscientização sobre doenças raras, iluminando-se com a cor temática. No primeiro bimestre, foram 7 campanhas, registradas nas redes sociais e notícias do Legislativo.

Março foi marcado por 7 iluminações, sendo o mês com maior mudança de combinações de cores, para dar conta dos temas que passaram pelo Palaćio Rio Branco. O aniversário de 332 anos de Curitiba foi o destaque, além do prédio ter registrado a passagem do Dia Mundial da Água, do Dia da Imigração Judaica e do Dia Mundial da Mulher. 

Em abril, o destaque foi a cor azul, em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Já em maio e junho, o prédio recebeu as cores do Maio Amarelo, dedicado à segurança no trânsito, e do Junho Laranja, voltado à conscientização sobre a doação de sangue, além do combate à anemia e à leucemia. Ao longo do semestre, houve espaço para celebrar os 151 anos da imigração italiana, os 117 anos da Imigração Japonesa, além do Dia do Zootecnista e do Dia do Defensor Público.

Prédio histórico icônico, Palácio Rio Branco é sede da CMC 

O Palácio Rio Branco é a sede da Câmara de Curitiba desde 1963. O prédio, inicialmente chamado de Palácio do Congresso, foi construído para abrigar a Assembleia Legislativa. Pelo valor histórico e cultural, foi tombado pelo patrimônio estadual, em 1978 (saiba mais).

Desde 2019, a fachada do edifício histórico é iluminada para destacar o apoio a campanhas de diferentes segmentos. O pedido precisa ser feito por um vereador, diretamente à Diretoria de Comunicação Social, setor a quem compete organizar o calendário anual da iluminação cênica. A solicitação deve ser feita por meio do sistema de chamados.

*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Julia Yamane*, especial para a CMC
*Supervisão do estágio: Fernanda Foggiato
*Edição: José Lázaro Jr.
Revisão: Ricardo Marques