Semana da Mulher é destaque das ações de março na CMC
Servidoras da Câmara de Curitiba foram homenageadas em ações da Semana das Mulheres. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, 8 de março, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) realizou uma semana especial com ações que destacaram a participação feminina na sociedade curitibana e que marcaram o início dos trabalhos da Procuradoria da Mulher. Homenagens às servidoras da CMC, a reinauguração da galeria das vereadoras e um workshop com lideranças femininas foram alguns dos eventos da programação da Semana da Mulher.

As celebrações da semana “Mulheres escrevem sua própria história” se iniciaram com homenagens às 12 vereadoras em exercício, a maior bancada feminina da história da Câmara, e às demais servidoras do legislativo, durante a sessão plenária da segunda-feira, dia 10 de março. O evento contou com a exibição de um vídeo com três servidoras do Legislativo e a entrega de lembranças para todas as presentes no evento. Ainda no dia 10, houve a reinauguração da galeria das vereadoras da Câmara, agora com uma versão audiovisual. Atualmente, as biografias das 40 vereadoras da história de Curitiba podem ser visualizadas em um telão, instalado no hall do auditório do anexo 2.
No dia 11 de março, as comemorações continuaram, com a edição de um café especial para as mulheres do Legislativo. Nesse momento, as vereadoras e servidoras da Casa puderam partilhar histórias e aproveitar a tarde. Em 2025, 64% dos cargos de liderança administrativa da Câmara de Curitiba são ocupados por mulheres, um marco histórico.

Finalizando a semana especial, na tarde da quarta-feira, dia 12 de março, aconteceu o workshop “Escrevendo minha nova história”. Realizado no auditório do anexo 2 da CMC, o evento funcionou como lançamento da nova gestão da ProMulher (Procuradoria da Mulher) do Legislativo e contou com a presença de vereadoras da capital, autoridades e representantes de diversas entidades que atuam na promoção da participação feminina no mercado de trabalho, na política, na assistência social e na defesa dos direitos das mulheres.
Câmara lança programa 'Use o Bom Senso' para promover qualidade de vida
No dia 17 de março, a Câmara de Curitiba deu início ao programa "Use o bom senso" (UBS), uma iniciativa voltada à melhoria dos processos internos e do ambiente de trabalho do Legislativo. A campanha teve grande adesão, com a distribuição de mais de 300 canecas reutilizáveis para servidores, vereadores, estagiários e terceirizados, além de materiais informativos sobre o programa.

Débora Reis, gestora da Escola do Legislativo Maria Olympia Carneiro Mochel, um dos órgãos responsáveis pela idealização do programa na CMC, destacou que a ação foi bem recebida e gerou interesse entre os servidores. "Só hoje foram mais de 300 canecas entregues. Junto com as canecas, entregamos um panfleto com o e-mail para inscrição e o QR Code da cartilha de apresentação do Programa", afirmou.
O UBS está estruturado em nove sensos, que orientam os participantes a alcançar três níveis de certificação, promovendo atitudes como o uso consciente de recursos, a organização dos espaços de trabalho e o descarte correto de resíduos. Para o andamento do programa no Legislativo, interessados em participar devem manifestar interesse junto à Escola do Legislativo. A cartilha de orientação para a implementação da primeira fase está em fase final de elaboração e, assim que for disponibilizada, os participantes terão um prazo de seis meses para implementar as 14 ações previstas nesta etapa.
Integração fortalece acolhimento de estagiários e novos servidores
Com o objetivo de proporcionar um ambiente mais receptivo e informativo, a Câmara de Curitiba realizou, em março, dois eventos de integração voltados para estagiários e novos servidores técnicos. A ação busca facilitar a adaptação dos profissionais ao cotidiano do Legislativo, além de fortalecer o sentimento de pertencimento e o entendimento sobre os processos internos da Casa.

No dia 6 de março, os estagiários participaram de um encontro promovido pela Diretoria de Gestão de Recursos Humanos e pela Escola do Legislativo. "A integração de estagiários é importante para que os estudantes entendam onde trabalham e também qual a natureza dos trabalhos exercidos no ambiente em que iniciam sua vida profissional", destacou Amanda Poletto, servidora da Divisão de Administração de Pessoal. Marco Aurelio Fernandes, da Escola do Legislativo, reforçou que a iniciativa “facilita a adaptação ao ambiente legislativo, permitindo que eles compreendam melhor o funcionamento do órgão e sua função no processo público”.
Já no dia 20 de março, foi a vez dos novos servidores técnicos receberem orientações sobre as dinâmicas da Câmara. Durante o evento, foram apresentados fluxos administrativos e diretrizes do setor de Recursos Humanos, essenciais para o dia a dia dos profissionais. "Tem importância para os servidores entenderem a rotina e fluxos do RH. E da mesma forma os servidores se sentirem pertencentes à Câmara", afirmou Liege da Fonseca, do Setor de Gestão de Pessoas da CMC. A ação reafirma o compromisso da Casa em qualificar seus profissionais, garantindo um serviço público mais eficiente e integrado.
Março Vermelho: Câmara recebe ação de prevenção da Fundação Pró-Renal

Dando continuidade às ações internas do mês, a Câmara Municipal de Curitiba recebeu, no dia 25 de março, uma campanha promovida pela Fundação Pró-Renal em alusão ao Março Vermelho, mês dedicado à conscientização sobre a saúde renal. A iniciativa teve como foco a prevenção das doenças renais, ressaltando a relevância dos rins para o organismo e incentivando práticas saudáveis para sua preservação.
A enfermeira do trabalho Fernanda Cristina da Silva Kavitski destacou que a campanha orientou os servidores sobre como doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, podem impactar negativamente a saúde renal, além da importância da atividade física e da hidratação adequada. "As rotinas de trabalho dentro da Câmara são intensas, com esta campanha trabalhamos a importância das pausas diárias para hidratação e cuidados com a saúde", afirmou. A ação também incluiu exames preventivos, como testes de urina, buscando incentivar hábitos saudáveis e a detectar precocemente possíveis alterações.
Com a adesão de 111 servidores e colaboradores, a campanha reforçou o compromisso da Câmara com o bem-estar e a qualidade de vida de seus profissionais. O Março Vermelho ressalta a necessidade de atenção constante à saúde dos rins e incentiva práticas que ajudam a evitar complicações futuras, promovendo mais qualidade de vida no ambiente de trabalho e além dele.
*Notícia elaborada pela estudante de Jornalismo Pietra Hara, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: Michelle Stival
Edição: José Lázaro Jr
Revisão: Ricardo Marques
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba