Sugestões da Câmara para Curitiba superam recorde da legislatura passada

por Fernanda Foggiato | Revisão: Ricardo Marques — publicado 08/01/2026 12h20, última modificação 08/01/2026 12h20
Última atualização do Regimento Interno dispensou votação das sugestões, que agora são lidas no pequeno expediente e despachadas ao Executivo.
Sugestões da Câmara para Curitiba superam recorde da legislatura passada

Em 2025, 1º ano da 19ª legislatura da CMC, vereadores de Curitiba encaminharam 1.335 sugestões à Prefeitura. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) registrou, em 2025, uma média diária de 3,6 indicações de sugestão ao Executivo. Ao todo, os vereadores enviaram 1.335 proposições à Prefeitura, nas quais apresentaram ideias para diferentes questões e regiões da cidade. O número é 182% maior que a produção legislativa de 2024 e também supera os demais anos da legislatura passada.

Inclusive na comparação a 2021, quando a pandemia, em especial, mobilizou a aprovação de 617 sugestões, o começo da 19ª legislatura evidencia um crescimento de 116% das iniciativas. Os levantamentos já desconsideram as iniciativas retiradas pelos autores, prejudicadas por questões técnicos e, até 2024, rejeitadas em Plenário.

As indicações de sugestão são uma manifestação legal dos vereadores, adotada para propor soluções a temas de competência do Executivo. Como seu próprio nome já diz, elas não são impositivas, e sim usadas para sugerir medidas à administração do Município. Ou seja, a sua efetivação, ou não, depende da análise da Prefeitura.

>> Produção legislativa recorde: confira demais balanços de 2025

As indicações de sugestão anteriormente eram votadas em turno único, no expediente da sessão que recebe o nome de segunda parte da ordem do dia, mas a última atualização do Regimento Interno (RI), em dezembro de 2024, dispensou a deliberação em Plenário. As proposições agora são lidas no pequeno expediente e despachadas ao Executivo. As propostas podem ser debatidas na primeira parte do grande expediente, por dez minutos improrrogáveis, com direito a apartes. 

As sugestões ao Executivo abordaram temas diversos. Em abril passado, por exemplo, a vereadora Andressa Bianchessi (União) celebrou anúncio do Executivo para que famílias que adotarem cães resgatados pelo Centro de Referência de Animais em Risco (CRAR) tenham assegurado atendimento gratuito, prioritário e vitalício no Hospital Veterinário Municipal de Curitiba, em atendimento a propostas de sua autoria (205.00237.2025).

Em outubro, foi a vez de Sidnei Toaldo (PRD) informar que a sugestão que ele havia apresentado, para implantar um bosque-escola em terreno baldio vizinho a instituições de ensino, no bairro Santa Felicidade, também seria contemplada pela gestão municipal (205.00260.2025). 

Em outros casos, vereadores usaram a sessão plenária para apresentar suas propostas. Também no mês de outubro, Indiara Barbosa (Novo) defendeu sugestão para que a cidade de Curitiba adote semáforos inteligentes (205.01169.2025), enquanto Laís Leão (PDT) tratou de sua indicação para que o bosque da Copel, no bairro Bigorrilho, seja transformado em área de reserva ambiental e patrimônio ecológico do Município (205.01183.2025). 

Vereadores fazem 7 sugestões à Mesa Diretora da Casa

Os vereadores também podem realizar sugestões internas, isto é, voltadas à gestão da própria Câmara de Curitiba. As indicações, neste caso, são direcionadas à Mesa Diretora da Casa. Em 2025, foram registradas sete sugestões, contra 11 propostas do ano anterior. Assim como os projetos e os requerimentos, as indicações de sugestão podem ser consultadas no portal institucional, por meio do Sistema de Proposições Legislativas (SPL).

Na aba de buscas, basta selecionar “Indicação” entre a espécie das proposições e, em seguida, no tipo da iniciativa, “Indicação de sugestão ao Poder Legislativo de ato administrativo ou de gestão” ou “Indicação de sugestão ao Poder Legislativo”. A pesquisa também permite delimitar a data, autor e/ou uma palavra-chave de interesse.