CMC Podcasts: Curitiba está pronta para crescer como destino turístico?

por Pedritta Marihá Garcia | Revisão: Ricardo Marques — publicado 27/02/2026 09h00, última modificação 26/02/2026 21h35
Segunda temporada do programa Mãos à Obra debate infraestrutura, estratégia e o papel do poder público no desenvolvimento do turismo na capital.
CMC Podcasts: Curitiba está pronta para crescer como destino turístico?

Na estreia do programa, Michelle Stival recebe a representante do IMT e dois influenciadores digitais. (Foto: Kim Tolentino/CMC)

Inscreva-se no canal do CMC Podcasts no YouTube.

Com parques reconhecidos, agenda cultural intensa e número crescente de visitantes, Curitiba tem ampliado seu espaço no cenário turístico nacional — e é esse movimento que abre a segunda temporada do programa Mãos à Obra, do CMC Podcasts. O primeiro episódio foi lançado nesta quinta-feira (26) e debate o crescimento do turismo na capital e o papel do serviço público nesse cenário.

Apresentado por Michelle Stival, jornalista e coordenadora da Divisão Multiplataforma da Diretoria de Comunicação Social (DCS), o programa reúne convidados que enxergam a cidade sob diferentes perspectivas: o influenciador e humorista Daniel Marcondes; a criadora de conteúdo Mariah Luz, do perfil @oquefazercuritiba; e Elaine Leal, analista em Turismo e assessora técnica da presidência do Instituto Municipal de Turismo (IMT).

Turismo além do lazer: estratégia de desenvolvimento

O episódio parte de uma pergunta central: Curitiba já é uma cidade turística ou está se tornando uma? A discussão vai além da agenda cultural e aborda estrutura, investimento, planejamento e estratégia. Durante o bate-papo, os convidados analisam como a imagem da capital foi sendo construída ao longo dos anos, o impacto dos grandes eventos na dinâmica urbana e a importância da identidade local na consolidação da capital paranaense como destino. 

O CMC Podcasts também está no Spotify.

Do ponto de vista do poder público, o debate mediado pela jornalista Michelle Stival destaca a existência de estratégias voltadas à atração de turismo de negócios, congressos e grandes festivais, além da necessidade de infraestrutura adequada — aeroporto, transporte, rede hoteleira e centros de eventos — para sustentar o crescimento do setor.

Serviço público e planejamento na consolidação do destino

Inspirado nos trabalhos da Comissão de Serviço Público da Câmara de Curitiba, o programa reforça que o turismo não ocorre por acaso. Ele depende de planejamento, gestão eficiente e políticas públicas estruturadas. A participação da representante do Instituto Municipal de Turismo traz ao debate a dimensão estratégica da área, incluindo campanhas de divulgação, veiculação de materiais institucionais e articulação com investidores e organizadores de eventos. O episódio também discute se os parques, áreas verdes e o planejamento urbano — frequentemente apontados como diferenciais da capital — podem ser considerados produtos turísticos dentro da estratégia municipal.

Quer assistir ao episódio completo e ver a opinião dos convidados? Acesse a íntegra do Mãos à Obra:

Mãos à Obra integra o CMC Podcasts

O Mãos à Obra é uma produção da Diretoria de Comunicação Social (DCS) e integra o projeto CMC Podcasts, que reúne programas institucionais da Câmara de Curitiba. Além deste programa, a plataforma conta com outros podcasts temáticos inspirados nas comissões permanentes da Casa, ampliando o acesso da população a informações sobre saúde, cidadania, políticas públicas e o funcionamento do Legislativo. Também fazem parte da programação o programa de variedades Curitibou?; o podcast que conta as histórias de Curitiba, chamado Nossa Memória; e o Você quer que vire lei?, no qual vereadoras e vereadores defendem seus projetos de lei favoritos.