Pastor David Chaxim recebe título de cidadão honorário de Curitiba
Homenageado recebeu diploma e obra de arte criada pelo artista curitibano Rafael Sartori. (Foto: Carlos Costa/CMC)
Em Sessão Solene realizada nesta terça-feira (26), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) realizou a entrega do título de Cidadão Honorário de Curitiba ao pastor David Chaxim Pereira, da Igreja Adventista do Sétimo Dia. A honraria foi proposta pelo ex-vereador Toninho da Farmácia (União) e foi oficializada por meio do decreto legislativo 6/2026 (código). O presidente da CMC, Tico Kuzma (PSD), e o vereador Fernando Klinger (PL) também participaram do evento.
Na presença de amigos, familiares e membros da igreja, a trajetória de vida do pastor David foi celebrada por Toninho da Farmácia. Natural de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, o sacerdote se formou em Teologia pelo Seminário Latino-Americano de Teologia, localizado em Cachoeira, na Bahia. “Seu chamado o levaria muito além das fronteiras gaúchas”, disse o ex-vereador.
Conforme Toninho da Farmácia, ainda na época de seminarista, David Chaxim já aconselhava jovens estudantes universitários, enquanto protagonizava outras iniciativas sociais, coordenando mutirões de saúde, trajetos de alfabetização e assistência social básica nas comunidades quilombolas. “Um jovem vindo do sul do Brasil emergindo na cultura vibrante do recôncavo baiano”, enfatizou o proponente da homenagem.
O percurso missionário de David Chaxim em Curitiba
Acompanhado de sua esposa Bianca e seus filhos Davi e Victória, o pastor chegou a Curitiba em 2018, onde começou a integrar o corpo pastoral da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Responsável pelas relações públicas e religiosas da instituição na capital, o sacerdote estreitou laços com diferentes líderes religiosos e políticos para a cooperação mútua em prol da comunidade.
>> Confira aqui o álbum de fotografias da Sessão Solene
Para David Chaxim, “o evangelho só faz sentido quando ele sai das quatro paredes do templo e ganha as ruas da nossa cidade. É exatamente isso que buscamos fazer através do trabalho social”. Na cidade, o pastor participou de programas de reformas em moradias degradadas, arrecadou roupas de inverno e cestas de alimentação para os mais vulneráveis, além de atuar como diretor regional da Agência Humanitária da Igreja Adventista do Sétimo Dia (ADRA) do Paraná, uma organização voltada para ações assistenciais e beneficentes.
Sessão seguiu com homenagens por vídeo de familiares
“O senhor já tinha Curitiba em suas orações e em seu coração, agora Curitiba o adota oficialmente”, constata o ex-vereador sobre o homenageado. Vídeos de amigos e familiares parabenizando o pastor foram projetados antes que Toninho da Farmácia finalizasse seu discurso e passasse a palavra ao sacerdote. David Chaxim foi contemplado com o diploma e com uma obra de arte criada especialmente para o Título de Cidadão Honorário pelo artista curitibano Rafael Sartori.
“Recebo esta homenagem com profunda gratidão e acima de tudo com senso de profunda humildade na presença de Deus. Os méritos não são nossos, mas sim de Deus”, declarou David. Seus agradecimentos foram para a comunidade presente na sessão, a quem se referiu como família, e para a Igreja Adventista do Sétimo Dia que o acolheu quando chegou à cidade.
Ele afirmou que o recebimento da homenagem é por conta de um trabalho coletivo de pessoas dispostas a fazer mudanças. “Toda trajetória que gera frutos é sustentada por mãos invisíveis. Pela família que acredita quando o cenário é incerto. Pelos amigos que permanecem quando o cansaço bate. Pela igreja que acolhe e muitas vezes se tornam mais chegados que irmãos. Eu amo vocês”, declarou o sacerdote.
Sem esquecer de Toninho da Farmácia, o homenageado ainda agradeceu ao ex-vereador pela indicação ao título e afirmou: “Tu és um grande homem apaixonado por essa cidade. A Igreja Adventista do Sétimo Dia deve muito ao senhor”.
Ao fim de seu discurso, o pastor relembrou a infância com sua avó que, junto de outras senhoras, participava de um ministério costurando cobertas, mantas e outras peças para atender à comunidade. As senhoras cantavam em coro o louvor “Mãos”, exibido no telão da cerimônia. “Para mim, a homenagem é um combustível para fazer ainda mais e melhor. Toda conquista tem valor real quando ela serve para abençoar outras vidas. Muito obrigado a todos, que Deus abençoe nossa cidade”, finaliza David Chaxim.
A Sessão Solene foi transmitida ao vivo pelo canal da Câmara Municipal de Curitiba no YouTube.
*Notícia elaborada pela estudante de Jornalismo, Lara de Oliveira
Supervisão de estágio: José Lázaro Jr.
Edição: José Lázaro Jr. e Marcio Silva.
**Notícia revisada pelo estudante de Letras Gabriel Kummer
Supervisão do estágio: Ricardo Marques
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba