Solenes, comissões, Jogo da Eleição: veja a agenda da Câmara de Curitiba
Clique aqui para ver a agenda completa da Câmara de Curitiba.
A agenda institucional da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) da semana de 1º a 5 de junho terá três Sessões Solenes e três reuniões das comissões permanentes. Os eventos “extra plenário” ficarão concentrados entre segunda-feira (1º) e quarta-feira (3), véspera do feriado nacional de Corpus Christi. Também estão previstas visitas de diferentes grupos de estudantes ao Legislativo e a realização de mais uma edição do Jogo da Eleição.
CCJ vota Política de Videomonitoramento e outros projetos
A primeira comissão temática com agenda na próxima semana é a de Constituição e Justiça (CCJ). O grupo tem agenda na terça, às 13h30, para votar ao menos cinco propostas de lei que não foram analisadas pelo grupo na última reunião, do dia 26 de maio. Um deles é o de Tico Kuzma (PSD) que institui a Política Municipal de Videomonitoramento de Curitiba para permitir que empresas de segurança privada instalem câmeras em praças e parques, mediante autorização municipal (005.00058.2026, com substitutivo geral 031.00063.2026). A iniciativa está sob a relatoria de Tiago Zeglin (MDB) e não foi analisada porque Camilla Gonda (PSB) pediu vista regimental. A pauta só será divulgada na véspera.
Comissão de Urbanismo vota blitze antiflanelinhas
A Comissão de Urbanismo, Obras Públicas e Tecnologias da Informação promoverá seu encontro quinzenal na quarta-feira, às 8h20. Cerca de nove projetos devem ser votados pelo colegiado, com pauta a ser confirmada na véspera. Uma das iniciativas é de Renan Ceschin (Pode) que prevê a realização de blitze específicas denominadas antiflanelinha. O objetivo do texto é orientar a formulação de ações destinadas a coibir práticas constrangedoras, abusivas ou extorsivas relacionadas à cobrança irregular de estacionamento em vias públicas (005.00757.2025). A relatoria é de Indiara Barbosa (Novo).
Comissão de Economia: agenda deve ser na quarta
A última comissão com pauta prevista é a de Economia, Finanças e Fiscalização. A agenda está pré-agendada para quarta, às 14h. Se a agenda for confirmada a pauta será divulgada na terça-feira. Na última reunião do grupo, realizada em 27 de maio, apenas uma matéria não foi votada: a da Prefeitura de Curitiba que promove mudanças para a carreira dos auditores fiscais (005.00100.2026). O texto não foi debatido porque Zezinho Sabará (PSD) pediu vista regimental. Se a reunião for confirmada, pelo menos esta proposta de lei constará na relação de iniciativas para deliberação.
As reuniões das comissões permanentes da Câmara de Curitiba são transmitidas ao vivo, direto da Sala das Comissões, pelos canais do Legislativo no YouTube e no Facebook. Clique aqui para acessar as pautas deste mês já divulgadas.
Sessões Solenes: congratulações, Denarc e Grupo Êxodus
Na próxima semana, estão agendadas três Sessões Solenes. A primeira acontece já na segunda, às 19h. Conforme o requerimento aprovado pelo plenário (061.00053.2026), o evento será uma iniciativa de Renan Ceschin (Pode), para homenagear cidadãos indicados pelo gabinete parlamentar para receberem Votos de Congratulações e Aplausos. A solenidade será no Palácio Rio Branco.
A outra solene é de iniciativa da Delegada Tathiana Guzella (PL), que pretende homenagear a Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc), da Polícia Civil do Paraná (061.00027.2026). O Denarc desenvolve investigações complexas, operações de inteligência, ações ostensivas, monitoramento de quadrilhas, vigilância estratégica, interceptações autorizadas judicialmente, além de cooperação interinstitucional com polícias, guardas municipais, ministerial e órgãos judiciais. “Trata-se de uma atividade que muitas vezes coloca seus agentes em risco permanente, demandando reconhecimento público pelos serviços prestados”, explica a vereadora. O evento também será às 19h.
A última solenidade da semana acontecerá na quarta-feira, às 19h, quando a CMC vai destacar os 25 anos de fundação da Associação Cultural Êxodus (061.00067.2026). A entidade é a responsável, todos os anos, pela apresentação da Paixão de Cristo no bairro Barreirinha. A homenagem é uma iniciativa do vereador Leonidas Dias (Pode). Na ocasião, serão entregues homenagens aos fundadores, integrantes, voluntários e patrocinadores que fizeram parte desta história. Todas as solenidades da semana serão transmitidas pelo YouTube.
Visitas à Câmara de Curitiba e Jogo da Eleição
Duas instituições de ensino vão enviar grupos de alunos para conhecerem a Câmara Municipal de Curitiba. São elas: Colégio Adventista e Escola Municipal Dr. Osvaldo Cruz. O objetivo da visita guiada é explicar as funções do Poder Legislativo. As agendas serão na terça e na quarta. No roteiro, os visitantes passam pelo plenário, pela sala das comissões e pelo auditório do Legislativo. As visitas podem sofrer alterações de acordo com o tamanho do grupo, as orientações de segurança e a agenda da Casa. O agendamento da visita guiada é realizado no próprio site da CMC.
Ainda na quarta, às 14h30, a Escola do Legislativo Maria Olympia Carneiro Mochel coordena mais um Jogo da Eleição, desta vez com alunos do Sesc Centro. Essa é uma ferramenta lúdica que simula o processo eleitoral voltada às instituições de ensino públicas e privadas. A proposta é ensinar os jovens, de maneira descomplicada, sobre questões como voto consciente, cidadania e combate à corrupção. Totalmente gratuita, a atividade pode ser realizada nas escolas ou os estudantes podem visitar o Legislativo para participar da experiência.
*Notícia revisada pelo estudante de Letras Gabriel Kummer
Supervisão do estágio: Ricardo Marques
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba