Novos vereadores de Curitiba são diplomados pela Justiça Eleitoral

por José Lázaro Jr. — publicado 18/12/2020 18h40, última modificação 18/12/2020 21h11
Os eleitos estão formalmente aptos a tomar posse no dia 1º, em cerimônia na CMC.
Novos vereadores de Curitiba são diplomados pela Justiça Eleitoral

Reeleito, Sabino Picolo recebe simbolicamente o diploma em cerimônia no TRE-PR. (Foto: Carlos Costa/CMC)

Os 38 vereadores que comporão a 18ª Legislatura da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), e seus suplentes, foram diplomados pela Justiça Eleitoral nesta sexta-feira (18). Além dos novos parlamentares, também o prefeito reeleito da capital do Paraná, Rafael Greca (DEM), e seu vice, Eduardo Pimentel (PSD), receberão o documento que os oficializa como vencedores das eleições de 2020.

Diferente dos outros anos, em razão da pandemia do novo coronavírus, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) restringiu a circulação de pessoas, limitando os convidados. Além de Greca e Pimentel, participaram presencialmente da cerimônia somente os vereadores Sabino Picolo (DEM), atual presidente da CMC e reeleito, e Indiara Barbosa (Novo), a mais votada, que exercerá seu primeiro mandato . A solenidade foi transmitida pela internet, no canal do TRE-PR no YouTube (confira aqui).

Com a diplomação, a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e, por isso, está apto a tomar posse no cargo - agendada para 1º de janeiro, em cerimônia na CMC (saiba mais). A 18ª Legislatura irá de 2021 a 2024. A entrega destes documentos só ocorre depois de terminado o pleito, apurados os votos e passados os prazos de questionamento e de processamento do resultado das eleições. 

Continuando sua missão institucional de preservar a história da capital do Paraná, a Câmara de Curitiba lançou nesta semana um livro com a relação de todos os vereadores anteriormente eleitos, de 1947 a 2020. A publicação está disponível na internet para consulta pública.

Solenidade no TRE-PR
A solenidade foi presidida pelo juiz da 2ª Zona Eleitoral de Curitiba, Diego Santos Teixeira, que destacou o afinco dos servidores da Justiça, dos mesários e dos colaboradores, por terem “trabalhado em prol da efetivação da democracia”, e agradeceu aos candidatos, eleitos e não-reeleitos, e aos eleitores, pois “sem a participação popular nada acontece”.

Com Teixeira, na mesa, estavam o presidente do TRE-PR, desembargador Tito Campos de Paula, o vice-presidente e corregedor, desembargador Vitor Roberto Silva, e o diretor-geral, Valcir Mombach. “Quero dizer da nossa alegria de prestar contas à sociedade pela missão cumprida pela Justiça Eleitoral”, agradeceu Campos de Paula. “Ninguém imaginava que nos depararíamos com esse asteroide sobre a humanidade, chamado covid-19, que nos trouxe preocupação pela responsabilidade da realização das eleições. Tudo que estava planejado, foi readaptado”, continuou.

“Nós tínhamos que realizar essas eleições”, asseverou o presidente do TRE-PR, para quem realizar o pleito, assegurando o direito do voto à população, é uma obrigação constitucional. “Em dois meses, saímos de 15 mil a 20 mil pessoas para um número de 91 mil mesários voluntários que se apresentaram para trabalhar nas eleições de novembro. Aquilo que seria um pesadelo se transformou em uma vitória enorme. É com esta sensação de dever cumprido que hoje diplomamos os eleitos”.

Em nome dos eleitos
“Em 1996, já me elegi nesse formato [com voto eletrônico] e nunca tive dúvidas da lisura das eleições eletrônicas. Não tenho dúvida que são seguras. Quero cumprimentar o TRE-PR pelo zelo e comprometimento, para fazer a eleição mais justa, mais rápida e mais correta. Parabéns pela condução [do processo eleitoral], que faz do Paraná uma referência nas eleições”, elogiou Sabino Picolo, em nome dos parlamentares eleitos. 

“Acredito que os votos refletem o anseio dos curitibanos por renovação na política. A gente precisa melhorar a imagem do político. Pretendo fazer um mandato que preze pela transparência, pela responsabilidade com o dinheiro público. Se a gente quer mudar, trabalhar por um país melhor, [a gente] precisa se envolver com a política. Espero fazer um bom mandato, para inspirar pessoas de bem”, disse Indiara Barbosa, falando na sequência. 

Depois dos vereadores, falou o prefeito reeleito, Rafael Greca. “É com imensa satisfação que pela terceira vez venho buscar o diploma de prefeito de Curitiba. O único eleito três vezes democraticamente prefeito da cidade. Muito obrigado. Recuperamos completamente as finanças públicas e devolvemos a prefeitura à população. Nunca imaginaríamos que a gestão concebida para ir num crescendo, até um ano muito feliz, tivesse o percalço da pandemia. A grande provação que até hoje abate a humanidade”, começou.

“A cidade tem 2 mil mortos, que lamentamos profundamente. Entre eles, uma enfermeira que zelou pela minha vida enquanto eu estive internado no Hospital Marcelino Champagnat. Esses dois mil mortos são o nosso pranto. Mas a cidade também tem 82 mil recuperados, que são a vitória do nosso sistema de saúde”, continuou Greca. “Eu agora serei o prefeito que vai levar a cidade do Ano da Vacina ao Ano 330 de Curitiba. Vai se tornar a mais inovadora das capitais, a capital da energia solar”, prometeu. 

Antes dele, Eduardo Pimentel elogiou o TRE-PR pela “eleição segura”, com “protocolos sanitários respeitados e transparência nos resultados”. “Foi um ano difícil, no qual o apoio entre os poderes foi importante para que conseguíssemos chegar juntos no combate à pandemia”, finalizou. Ele e Greca elogiaram a condução do pleito pela Justiça Eleitoral, sendo que o prefeito falou abertamente contra a propagação de fake news nas redes sociais.

Perfil da 18ª Legislatura
Mantendo a média histórica, o eleitorado renovou 47% dos componentes da Câmara Municipal de Curitiba para os próximos quatro anos. São 18 vereadoras e vereadores novatos, ante 20 que foram reeleitos para novos mandatos na CMC. A 18ª Legislatura é, em média, 10 anos mais nova que a anterior e terá em plenário de cientista político a policial militar, sendo que o decano será Tito Zeglin (PDT), reeleito para o seu nono mandato como representante do povo da cidade.

Com a eleição de oito mulheres para a CMC na 18ª Legislatura, a bancada feminina manteve o recorde histórico de oito vereadoras. Nesta eleição proporcional, que foi a mais acirrada desde a redemocratização, dois feitos inéditos foram registrados. Primeiro, pela primeira vez a pessoa mais votada foi uma mulher, Indiara Barbosa (Novo). Segundo, com a eleição de Carol Dartora (PT), Curitiba terá sua primeira vereadora negra

Quem são os vereadores
Foram reeleitos Beto Moraes (PSD), Dalton Borba (PDT), Ezequias Barros (PMB), Herivelto Oliveira (Cidadania), Marcos Vieira (PDT), Maria Leticia (PV), Mauro Bobato (Pode), Mauro Ignácio (DEM), Noemia Rocha (MDB), Oscalino do Povo (PP), Osias Moraes (Republicanos), Pier Petruzziello (PTB), Professor Euler (PSD), Professora Josete (PT), Sabino Picolo (DEM), Serginho do Posto (DEM), Tico Kuzma (Pros), Tito Zeglin (PDT), Toninho da Farmácia (DEM) e Zezinho Sabará (DEM).

Na próxima legislatura, eles terão a companhia dos “novatos” Indiara Barbosa (Novo), Carol Dartora (PT), Denian Couto (Pode), Marcelo Fachinello (PSC), Renato Freitas (PT), Flavia Francischini (PSL), Pastor Marciano (Republicanos), João da Loja 5 Irmãos (PSL), Sargento Tânia Guerreiro (PSL), Alexandre Leprevost (Solidariedade), Nori Seto (PP), Jornalista Márcio Barros (PSD), Sidnei Toaldo (Patriota), Éder Borges (PSD), Hernani (PSB), Amália Tortato (Novo), Leonidas Dias (Solidariedade) e Salles do Fazendinha (DC).

A maior bancada será do DEM, com cinco vereadores. Entre os suplentes, estão 13 ex-vereadores que não conseguiram a eleição, mas estão relacionados caso haja substituições durante a legislatura. Na 17ª legislatura, sete suplentes foram convocados para exercer o mandato parlamentar durante os quatro anos.