Câmara de Curitiba concede homenagem ao bloco Ela Pode, Ela Vai

por Cintia Garcia*, especial para a CMC | Revisão: Gabriel Kummer** — publicado 19/03/2026 14h55, última modificação 19/03/2026 15h14
Sessões plenárias registraram sete entregas de Votos de Congratulações por vereadores de Curitiba, ao longo da semana.
Câmara de Curitiba concede homenagem ao bloco Ela Pode, Ela Vai

Integrantes do coletivo Ela Pode, Ela Vai receberam Votos de Congratulações da Professora Angela. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Nesta semana, diferentes iniciativas foram reconhecidas nas sessões plenárias da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), que somaram a entrega de sete Votos de Congratulações e Aplausos. Durante o Pequeno Expediente desta quarta-feira (18), por exemplo, a vereadora Professora Angela (PSOL) prestou a homenagem à Bloca Feminista Ela Pode, Ela Vai. “Este é um coletivo que é a face viva da cultura e da resistência em nossa Curitiba”, mencionou.

“Neste Mês das Mulheres, é importantíssimo nós exaltarmos mulheres que constroem essa cidade todos os dias”, enalteceu. Angela explicou que o grupo, fundado em 2018, é um coletivo cultural e político formado por cerca de 100 ritmistas. A Bloca Ela Pode, Ela Vai realiza apresentações musicais e marca presença em espaços públicos, inclusive no Pré-Carnaval de Curitiba, onde usa a ocupação das ruas como um “enfrentamento direto às violências de gênero e um grito contra o machismo e o racismo”, pontuou a parlamentar. Estiveram presentes para acompanhar a homenagem: Priscila Brasil, Renata Dutra, Jess Carvalho, Joyce Bandeira, Sarah Valente, Lorena Mara, Fernanda Dutra e Débora Alencar (077.00154.2026).

Trajetória da Contabilidade GMC é prestigiada

Vereador Marcos VieiraTambém nesta quarta, o vereador Marcos Vieira (PDT) entregou o Certificado de Congratulações à Contabilidade GMC, pela contribuição ao desenvolvimento econômico da cidade. Durante o discurso em Plenário, o parlamentar mencionou a trajetória da empresa, afirmando que, “enquanto pessoa jurídica, representa um exemplo de empreendedorismo, dedicação e compromisso com o desenvolvimento econômico e social de Curitiba”. 

A empresa é composta pelos sócios Aleandro Conchal e Silvane de Lima Martins Conchal, presentes para a entrega do reconhecimento público do Legislativo da capital. “Atualmente, a GMC emprega quatro colaboradores, gerando empregos diretos e contribuindo de forma efetiva para a economia local”, observou Vieira. “A trajetória da GMC, enquanto pessoa jurídica regularmente constituída, representa exemplo de empreendedorismo, dedicação e compromisso com o desenvolvimento econômico e social de Curitiba, evidenciando a importância das empresas do setor contábil na organização e no crescimento sustentável das atividades empresariais”, complementou (077.00040.2026).

Polícia Civil do Paraná: Câmara aplaude trabalho da Delcon

Delegada Tathiana Guzella e seus homenageadosDelegada Tathiana Guzella (União) abriu as entregas da sessão desta terça-feira (17). No Pequeno Expediente, ela reconheceu a atuação da Delegacia de Crimes Contra a Economia e Proteção ao Consumidor (Delcon) da Polícia Civil do Paraná (PCPR), especialmente em atividades relacionadas ao combate a práticas abusivas e à proteção da pessoa idosa. Durante o discurso em Plenário, a vereadora ponderou a equipe reduzida de agentes e enalteceu o trabalho “muitas vezes invisível”.

Por meio de investigações, operações estratégicas e ações integradas com outros órgãos de fiscalização, a Delcon atua na repressão a crimes contra as relações de consumo, coibindo fraudes e abusos. “Precisamos valorizar mais esses profissionais”, afirmou Tathiana Guzella. Estiveram presentes em plenário para receber os Votos de Congratulações da Câmara de Curitiba: o delegado Adriano Chohfi, Cássio André Dias Conceição, Amabile Hey Binsfeld, Daniel Luiz Umebara, Fabio José da Costa, Felipe Pinho de Azevedo Gama, Graciane Celeste Berto Mesquita, Solenise Pereira Leal e Tiago Kolz Bicalho.

Centro de Educação Física e Desportos da PMPR é reconhecido na CMC

Vereadora TaniaEm seguida, a vereadora Sargento Tânia Guerreiro (Pode) certificou o Centro de Educação Física e Desportos (Cefid), da Polícia Militar do Paraná (PMPR). Criada oficialmente em 25 de novembro de 1991, a entidade atua na promoção de treinamento físico, saúde e bem-estar dos policiais militares. "São valorosos profissionais que atuam na preparação e no cuidado daqueles que dedicam suas vidas à segurança da nossa sociedade”, enfatizou.

Guerreiro destacou que o Cefid da PMPR completará 35 anos de atividades em novembro de 2026. Entre as iniciativas recentes, indicou a vereadora de Curitiba, está o projeto “Melhores do Ano”, lançado em 2025, que reconhece os melhores desempenhos nas provas do Teste de Aptidão Física (TAF), voltadas à avaliação e ao incentivo à prática regular de atividades físicas no âmbito da corporação. Estiveram presentes em Plenário, para acompanhar a homenagem, os policiais militares Fabrício Baran Carvalho, Felipe Furquim de Camargo e César Augusto Meira (077.00125.2026).

Associação PrasBandas ganha Congratulações

Também no Pequeno Expediente desta terça, a vereadora Camilla Gonda (PSB) enalteceu a trajetória da Associação PrasBandas e sua atuação em iniciativas relacionadas à arte, à diversidade e ao acesso à cultura em Curitiba. Criada em 2005 a partir de um festival de bandas autorais, ela realiza atividades em diferentes bairros da capital. “A PrasBandas é a prova viva de que, quando investimos em promoção cultural e no protagonismo juvenil, nós mudamos o futuro de uma cidade”, disse.

Gonda pontuou que o projeto, ao longo do tempo, ampliou sua atuação para outras áreas culturais, como dança, literatura, teatro e audiovisual, além de promover ações em meios de comunicação comunitários. Em 2009, realizou oficinas artísticas por meio de edital público, atendendo crianças e jovens em contexto de vulnerabilidade. “Em nome da valorização da arte, da diversidade e do acesso verdadeiramente democrático à nossa cultura, é uma honra prestar esta homenagem”, acrescentou, antes da entrega dos Votos de Congratulações. Estiveram presentes em Plenário: o presidente da PrasBandas, produtor cultural Etulio Teixeira Guerra Filho; o conselheiro e  professor de fotografia Douglas Cleverson Fróis; o conselheiro e técnico em informática Saulo Morais Tosta; o conselheiro e captador de recursos Alessandro Tanner; o conselheiro, terapeuta e poeta Phillipe Vaz de França; o produtor cultural André Luiz Teles Duarte; e o conselheiro e escritor Paulo Roberto de Jesus (077.00638.2025).

Assespro é destacada pela atuação na área da tecnologia

rodrigo marcialPrimeiro orador da sessão plenária desta segunda-feira (16), o vereador Rodrigo Marcial (Novo) homenageou o 43º aniversário da regional Paraná da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação do Paraná (Assespro), entregando o diploma de Congratulações e Aplausos. “Ela é protagonista na articulação do setor de Tecnologia da Informação, contribuindo para consolidar um ambiente favorável à inovação”, afirmou.

A instituição foi criada em 1982 e atua na articulação do setor de tecnologia da informação em Curitiba e no Paraná. Ao longo do tempo, desenvolveu iniciativas voltadas ao empreendedorismo e à representação de empresas de TI, além de apoiar a expansão do setor por meio da criação de subseções regionais e arranjos produtivos locais. Marcial destacou que a entidade também participou de projetos como a Governança de TIC do Paraná e a Bancada Digital, voltados à interlocução entre o setor produtivo e o poder público. Estiveram presentes em Plenário para receber os Votos de Congratulações: Adriano Krzyuy, Cleiton Sacoman, Rafael Guimarães, Daniella B. Wodonis e Patrícia Stedile (077.01067.2025).

Nutricionista esportiva Paula Casemiro é homenageada

HERNANITambém na manhã desta segunda, o vereador Hernani (Republicanos) reconheceu a trajetória profissional da nutricionista clínica e esportiva Paula Casemiro dos Santos por meio da certificação com os Votos de Congratulações e Aplausos da Câmara Municipal. O parlamentar ressaltou que a homenageada foi “reconhecida, por dois anos consecutivos, como a melhor nutricionista de Curitiba, resultado de um trabalho marcado por dedicação, conhecimento e respeito à individualidade de cada cliente”.

Paula Casemiro dos Santos é nutricionista formada pelo Centro Universitário Unibrasil, com pós-graduação em Emagrecimento e Metabolismo pela Uniguaçu. Ela possui formação complementar em atendimento clínico e ambulatorial voltado a doenças crônicas, além de experiência nas áreas de nutrição funcional e esportiva. "Em sua atuação, busca mostrar que a nutrição vai muito além de alimentação. Ela é parte essencial da nossa vida. Com olhar humano e atendimento individualizado, Paula tem conquistado a confiança de seus pacientes e contribuído diretamente para transformar vidas através da nutrição", acrescentou o vereador Hernani (077.00139.2026).

*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Cintia Garcia, especial para a CMC.
Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato.
**Notícia revisada pelo estudante de Letras Gabriel Kummer
Supervisão do estágio: Ricardo Marques