Carol Dartora será a primeira vereadora negra da história de Curitiba

por Diretoria de Comunicação — publicado 16/11/2020 00h23, última modificação 16/11/2020 00h23
Terceira mais votada, a candidata surpreendeu com seu desempenho e entra para a história da representação feminina na CMC.

Com 8,4 mil votos, Carol Dartora (PT), na próxima legislatura da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), será a primeira mulher negra eleita vereadora na capital do Paraná. Durante a cobertura especial da CMC sobre as eleições 2020, ela conversou com os jornalistas e prometeu “um mandato popular e coletivo”. Ela atribuiu seu resultado nas urnas, que a tornaram a terceira mais votada da cidade, ao crescimento do debate antirracista. “Curitiba é uma das cidades mais desiguais do Brasil e não dá para falar de democracia desse jeito”, afirmou.

 Perguntada sobre como foi a campanha, Carol Dartora disse que trouxe o tempo todo a questão da invisibilidade da população negra. “Quero trazer [para a CMC] aqueles debates que não têm a amplitude necessária, que são o transporte público e o acesso das pessoas à cidade”, adiantou. Na atual legislatura, os vereadores negros Herivelto Oliveira (Cidadania) e Mestre Pop (PSD) defenderam pautas antirracistas no Legislativo. Apenas o primeiro se reelegeu.