Na segunda, Câmara de Curitiba vota incentivo à defesa pessoal para mulheres

por José Lázaro Jr. | Revisão: Celso Kummer* — publicado 17/10/2025 15h25, última modificação 17/10/2025 15h45
Vereadores também analisam crédito orçamentário de R$ 12 milhões para o aumento de capital social da Cohab-CT.
Na segunda, Câmara de Curitiba vota incentivo à defesa pessoal para mulheres

Vereadoras propõe política pública para incentivar artes marciais em Curitiba. (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) realiza nesta segunda-feira (20), a partir das 9h, a 33ª sessão ordinária deste período legislativo. Na pauta de votações, estão quatro proposições, três delas em primeiro turno: uma trata da valorização das mulheres nas artes marciais; outra propõe a concessão da Cidadania Honorária de Curitiba ao padre Clayton da Silva Munhoz; e a terceira trata do aumento do capital social da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab-CT)

Pauta de terça: campanha contra a esporotricose animal na Ordem do Dia

Pauta de quarta: Operação Imobiliária e Vulto Emérito serão votados em 1º turno

A proposta sobre defesa pessoal feminina, de iniciativa das vereadoras Meri Martins (Republicanos) e Delegada Tathiana Guzella (União), busca reconhecer e valorizar as mulheres praticantes de artes marciais e fomentar ações de incentivo à defesa pessoal no município. O texto prevê que o poder público promova campanhas educativas e apoie projetos que estimulem a prática de modalidades como judô, jiu-jítsu, karatê e outras artes voltadas à prevenção da violência de gênero. O projeto será votado em primeiro turno, com votação simbólica e maioria simples (005.00234.2025 com 031.00281.2025).

Também em primeiro turno, a Câmara de Curitiba votará um projeto de lei do Executivo que autoriza a abertura de um crédito adicional suplementar no valor de R$ 12 milhões (013.00007.2025). O reforço orçamentário tem como destino o aumento do capital social da Cohab-CT, empresa pública responsável pela execução de programas habitacionais de interesse social. Segundo o projeto, os recursos serão destinados a ações vinculadas ao “Programa Casa Curitibana”, que oferece isenções fiscais e subsídios para facilitar a compra da casa própria por famílias de baixa renda inscritas na fila da Companhia. 

A concessão do título de Cidadão Honorário de Curitiba ao padre Clayton da Silva Munhoz, proposta pelo vereador Lórens Nogueira (PP), completa a lista de estreias no plenário da Câmara (115.00013.2025). O religioso é reconhecido por sua atuação social e pastoral junto a comunidades vulneráveis, projetos educacionais e ações de inclusão no Brasil e no exterior. O decreto legislativo será analisado em primeiro turno, com votação simbólica.

A Ordem do Dia com a relação completa dos projetos de lei, inclusive com  o segundo turno da operação imobiliária votada semana passada (005.00375.2025), está disponível no site oficial da Câmara Municipal de Curitiba.

*Notícia revisada pelo estudante de Letras Celso Kummer
Supervisão do estágio: Ricardo Marques