Notas da CMC: 16 pautas do 21 de outubro na Câmara de Curitiba

por Fernanda Foggiato, Pedritta Marihá Garcia, José Lázaro Jr. e Cintia Garcia* | Revisão: Celso Kummer** — publicado 21/10/2025 16h55, última modificação 21/10/2025 17h18
Bosque da Copel, Atestado Responsável, evento do TRE-PR e mais notas da sessão plenária da Câmara de Curitiba.
Notas da CMC: 16 pautas do 21 de outubro na Câmara de Curitiba

Notas da sessão plenária da Câmara de Curitiba do dia 21 de outubro de 2025. (Arte: Arquivo/CMC)

As notas da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) registram os pronunciamentos dos vereadores, requerimentos, visitas e outros fatos da sessão plenária desta terça-feira (21) do Legislativo da capital do Paraná.

Bosque da Copel deve virar reserva ambiental, defende Laís Leão I

Responsável por levantar o debate sobre a venda da área conhecida como bosque da Copel na Câmara de Curitiba, na semana passada, a vereadora Laís Leão (PDT) retomou o debate sobre o tema. Ela apresentou a indicação de sugestão ao Executivo, de sua autoria, para que o bosque, localizado no bairro Bigorrilho, seja transformado em área de reserva ambiental e patrimônio ecológico do Município, discussão que chegou a ser feita em 2018, mas que não prosperou (205.01183.2025). “A todos que estão dizendo que eu estou inventando fake news, já dá para parar”, declarou Leão sobre a confirmação dos três lotes que eram de propriedade da Copel - o quarto, onde fica o Chapéu Pensador, pertence à Prefeitura de Curitiba.

>> Assista à sessão plenária

Bosque da Copel deve virar reserva ambiental, defende Laís Leão II

“No registro de imóveis, esses imóveis ainda estão no nome da Copel. Então quer dizer que ainda não foram averbados de fato, apesar de aparentemente termos uma confirmação de venda. Então ainda há esperança para reversão”, prosseguiu. “Os moradores clamam por respostas do Governo do Estado. Se vendeu, e aparentemente vendeu, por que vendeu uma área de preservação?”, questionou. “Eu acho que essa é a grande pergunta que fica e não há como ninguém dizer que isso é fake news, que é invenção da minha cabeça”, reforçou. A vereadora também defendeu que a área é importante para evitar alagamentos na região da rua Padre Agostinho.

Angelo Vanhoni propõe apoio a circos e destaca futura Escola de Circo de Curitiba

O vereador Angelo Vanhoni (PT) utilizou o Grande Expediente para propor que parte das emendas parlamentares de 2025 seja destinada ao apoio de grupos circenses que atuam na capital. Segundo ele, oito circos poderão se apresentar em diferentes regiões da cidade, em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba. Vanhoni também elogiou a Prefeitura pela criação da Escola de Circo da Cidade de Curitiba, no Largo da Ordem, e sugeriu que artistas locais sejam ouvidos na definição das diretrizes do novo espaço.

Jasson Goulart ressalta pioneirismo curitibano em telecirurgia robótica

O vereador Jasson Goulart (Republicanos) destacou o feito do médico Marcelo Loureiro, que realizou a primeira telecirurgia robótica do Brasil, conectando equipes de Curitiba e Quatro Barras. O parlamentar registrou a presença do profissional no plenário e exaltou o avanço tecnológico representado pelo procedimento, considerado um marco para a medicina paranaense. “É um orgulho para nossa cidade ter profissionais com essa capacidade técnica e científica”, afirmou, parabenizando Loureiro pelo pioneirismo.

Procuradoria da Mulher divulga evento do TRE-PR

Procuradora da Mulher da Câmara de Curitiba, Carlise Kwiatkowski (PL) convidou as demais vereadoras da Casa para o evento "Vozes femininas na política: desafios e perspectivas". Realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), a atividade será nesta quarta-feira (22), realizada a partir das 14h (saiba mais).

Projeto contra fios soltos em Curitiba é adiado pela 3º vez em 2025 I

Pela terceira vez consecutiva neste ano, foi adiada a votação em primeiro turno do projeto de lei que fixa um prazo limite para que as empresas de telecomunicações, além da concessionária de energia, regularizem e removam os cabos de sua propriedade que estão rompidos ou fora de uso. Protocolada pelo vereador licenciado, Professor Euler, e com a coautoria de João da 5 Irmãos (MDB), a matéria quer que a obrigatoriedade passe a constar no Código de Posturas de Curitiba, a lei municipal 11.095/2022, na seção que normatiza as redes de distribuição e de transmissão da cidade. O adiamento foi aprovado hoje (085.00018.2025) e define que o texto só retornará à pauta do plenário daqui 60 sessões plenárias, ou seja, no segundo trimestre de 2026.

Projeto contra fios soltos em Curitiba é adiado pela 3º vez em 2025 II

Conforme o texto (005.00173.2021, com o substitutivo geral 031.00011.2023), “em um prazo de até 180 dias após a publicação desta lei, sem qualquer ônus para a administração pública municipal, a distribuidora e demais empresas que compartilham a infraestrutura de postes ficam obrigadas a realizar o alinhamento e a correta fixação ou remoção de equipamentos, caixas, acessórios, fios ou fios drop, cabos metálicos, coaxiais e fibras ópticas inservíveis, inutilizados, em desuso, instalados de forma inadequada ou que estejam oferecendo qualquer tipo de risco à segurança de pessoas, veículos ou imóveis”. Encerrado o prazo de 180 dias, caberia à distribuidora de energia remover, de seus postes, as fiações não identificadas.

Projeto contra fios soltos em Curitiba é adiado pela 3º vez em 2025 III

Em tramitação desde 2021, a proposta já foi pautada para votação em plenário em dois momentos: em abril de 2023, quando a deliberação foi adiada por 50 sessões; e em maio de 2024, quando Professor Euler pediu o adiamento por 53 sessões plenárias. No intervalo entre as duas tentativas de votações, outros adiamentos foram solicitados: um em agosto de 2023 (085.00006.2023), outro em outubro do mesmo ano (085.00013.2023); e outros dois em abril de 2024 (085.00007.2024 e 085.00009.2024). E antes do último pedido, aprovado hoje, Professor Euler, em 2024, e João da 5 Irmãos, em 2025, protocolaram outros três pedidos para postergar a votação (085.00016.2024; 085.00003.2025 e 085.00006.2025).

Votação das Religiões de Matriz Africana é adiada pela quinta vez I

Giorgia Prates - Mandata Preta (PT) pediu um novo adiamento da votação do projeto de lei que declara as Religiões de Matriz Africana como Patrimônio Cultural Imaterial de Curitiba (005.00221.2023). De acordo com o requerimento (085.00016.2025), a matéria só retornará à Ordem do Dia daqui 30 sessões plenárias, ou seja, em fevereiro de 2026, após o recesso parlamentar de janeiro. Esta foi a quinta vez que a deliberação foi protelada - a proposta deveria ser incluída na pauta de votações neste mês de outubro. As duas primeiras tentativas de votação não aconteceram devido à ausência da parlamentar em plenário. O terceiro adiamento, também por 30 sessões, foi requerido pela própria vereadora, de forma verbal, em abril. E o quarto adiamento foi solicitado no final de junho, via requerimento. 

Votação das Religiões de Matriz Africana é adiada pela quinta vez II

Como justificativa para adiar mais uma vez a deliberação do seu projeto de lei em plenário, Giorgia Prates explica que o novo adiamento tem o objetivo de “assegurar tempo suficiente para uma avaliação mais aprofundada, tanto técnica quanto política, do conteúdo da matéria”. “Busca-se, ainda, garantir a continuidade das articulações institucionais e o fortalecimento do diálogo com as entidades envolvidas e com os parlamentares desta Casa. Por se tratar de tema sensível e com possíveis impactos significativos para o município, considera-se que a ampliação do prazo em 30 sessões contribuirá para um debate mais qualificado e responsável, possibilitando que a decisão do plenário seja tomada de forma madura, fundamentada e em sintonia com o interesse público”, continua o requerimento aprovado pelos vereadores e vereadoras.

Dia da Consciência Negra: CMC promoverá sessão solene

No dia 18 de novembro, a Câmara Municipal promoverá a tradicional sessão solene para celebrar o Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro. O evento será coordenado por Giorgia Prates - Mandata Preta (PT), conforme requerimento aprovado hoje pelo plenário (061.00064.2025). Segundo a parlamentar, o objetivo é reconhecer, valorizar e celebrar as contribuições históricas, sociais, culturais e políticas do povo negro para a formação da cidade de Curitiba e do Brasil. Outro intuito é “ampliar o diálogo entre o poder público e a sociedade civil, reforçando o papel do Legislativo na promoção da memória, da reparação histórica e da equidade racial”. O evento será no Palácio Rio Branco, às 19h.

Agendada solene para homenagear procurador de Justiça

Autor do decreto legislativo 05/2025 que concede o título de Cidadão Honorário de Curitiba ao procurador de Justiça Eliezer Gomes da Silva, Marcos Vieira (PDT) agendou uma sessão solene para a entrega da homenagem. Conforme o requerimento, o evento será dia 7 de novembro, às 19h30, no Palácio Rio Branco (061.00066.2025). A Cidadania Honorária é o principal reconhecimento da Câmara Municipal a pessoas nascidas em outras cidades, enquanto o Vulto Emérito homenageia os curitibanos. Os critérios para a obtenção dos títulos, assim como os prêmios entregues pelo Legislativo da capital paranaense, são regulamentados pela lei complementar municipal 109/2018.

Sargento Tânia Guerreiro convida vereadores e servidores para culto ecumênico

vereadora Sargento Tânia Guerreiro (Pode) convidou os parlamentares, assessores e servidores da Câmara de Curitiba para participarem de um culto ecumênico, conduzido pela pastora Tania de Castro e pelo pastor Moisés de Castro. O encontro está marcado para as 8h da manhã, no Anexo 2 da instituição. Segundo a parlamentar, o momento será dedicado à reflexão espiritual e ao fortalecimento dos vínculos entre os servidores públicos. “É uma oportunidade de começarmos o dia com fé e união”, afirmou a vereadora.

Jovens aprendizes da Espro visitam a Câmara de Curitiba

Grupo de 30 jovens aprendizes da organização Espro Ensino Profissionalizante foi recepcionado na sessão plenária da Câmara de Curitiba. Na sequência, eles participaram das atividades da visita guiada pela Escola do Legislativo Maria Olympia Carneiro Mochel. Os aprendizes foram acompanhados pelo tutor Luiz Henrique de Araújo.

Vereadora convida para culto na CMC

A vereadora Sargento Tânia Guerreiro (Pode) reforçou o convite para o culto, às 8h desta quarta-feira (22), com os pastores Tania e Moises de Castro. A atividade será no auditório da Câmara de Curitiba.

Presenças em plenário

Primeiro-secretário da Câmara de Curitiba, Bruno Rossi (Agir) registrou as visitas do ex-vereador Juliano Borghetti e do chefe do Núcleo Regional da Secretaria do Desenvolvimento Social e Família do Paraná, Diego Teixeira. Jasson Goulart (Republicanos) destacou a presença do médico curitibano Marcelo Loureiro, responsável pela primeira cirurgia de robótica brasileira.


>> Participe do Programa de Visitação

Questionada a conclusão da Linha Verde Sul, no bairro Pinheirinho*

Laís Leão (PDT) apresentou quatro pedidos de informações oficiais ao Poder Executivo. Um deles, destinado à Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), trata da execução do trecho final da Linha Verde Sul, na região do bairro Pinheirinho, ainda não concluído. A parlamentar questiona o padrão projetado para a obra, a implantação de faixa exclusiva para ônibus, a previsão de estações-tubo e a disponibilização de mapas, plantas ou esboços técnicos do projeto executivo ou preliminar (062.02445.2025).

>> Veja todos os requerimentos do pequeno expediente

Usina no parque Barigui gera requerimento*

O Executivo receberá um pedido de informações oficiais do vereador Da Costa (União) referente ao funcionamento da usina CGH Nicolau Klüppel, localizada no parque Barigui. Ele pergunta se a usina está em operação, a destinação atual da estrutura e se há custos de manutenção caso ela não esteja funcionando (062.02441.2025).

Acidentes de trânsito em Santa Felicidade*

O vereador Nori Seto (PP) solicita informações à Secretária Municipal de Defesa Social e Trânsito (SMDT) sobre monitoramento de tráfego, velocidade e histórico de ocorrências no cruzamento da rua Saturnino Miranda com a avenida Manoel Ribas, no bairro Santa Felicidade. Ele pergunta se já foi realizado um estudo técnico, se os semáforos são sincronizados, se a via está incluída em algum programa de requalificação viária e o número de acidentes de trânsito nos últimos 2 anos (062.02442.2025).

Vereadora pergunta sobre piso da Educação Infantil*

À Prefeitura de Curitiba, Camilla Gonda (PSB) solicita informações sobre a aplicação do piso nacional do magistério para os servidores municipais da carreira da Educação Infantil. A parlamentar pergunta quando o reajuste do piso de 2025 foi incorporado ao vencimento básico inicial, se houve reestruturação da tabela, quantos servidores foram impactados, qual o cronograma de pagamento e eventuais retroativos. Segundo a justificativa da proposição, “há relatos de ‘achatamento’  da tabela remuneratória quando há apenas complementação do piso aos vencimentos abaixo do mínimo” (062.02443.2025).

*Notas elaboradas pela estudante de Jornalismo Cintia Garcia*, especial para a CMC.
Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato.

**Notícia revisada pelo estudante de Letras Celso Kummer
Supervisão do estágio: Ricardo Marques