Notas da CMC: 20 discussões deste 30 de junho na Câmara de Curitiba
As notas da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) registram os pronunciamentos dos vereadores, requerimentos, visitas e outros acontecimentos da sessão plenária desta segunda-feira (30) do Legislativo da capital do Paraná.
Corrida em Santa Felicidade I
A segunda etapa do Circuito de Corridas Procorrer - Iguaçu 106 anos, realizada neste domingo (29) foi celebrada por Sidnei Toaldo (PRD). No Pequeno Expediente, ele comemorou o sucesso do evento, que, segundo afirmou, reuniu cerca de 1.200 participantes. “Vai ficar marcado na história, pois foi a primeira corrida de rua promovida por um clube amador de Curitiba. Com certeza vai estar no calendário [de corridas da cidade] para que todos os anos a gente possa realizar”, projetou.
Corrida em Santa Felicidade II
Sidnei Toaldo mostrou imagens da competição, que teve a largada no Estádio Egydio Ricardo Pietrobelli, da Sociedade Operária Beneficente Esportiva Iguaçu, que celebra seus 106 anos de fundação. “Tivemos a participação de muitas famílias. Foi um evento maravilhoso, graças a uma parceria da Sociedade Iguaçu, da Procorrer e da Stival Sports. O Butiatuvinha ontem estava em festa”, completou.
Corrida dos Garçons está de volta
A tradicional Corrida dos Garçons de Santa Felicidade será retomada no dia 11 de agosto, adiantou Sidnei Toaldo. “Infelizmente acabou se perdendo em virtude da pandemia, da falta de patrocínio. Mas agora vamos retomar, em parceria com a Associação do Comércio e Indústria de Santa Felicidade”. O parlamentar reforçou que o objetivo é valorizar os garçons, especialmente os que trabalham no bairro, conhecido por concentrar diversos restaurantes da cidade.
41ª Festa do Frango, Polenta e Vinho I
Toaldo também destacou a 41ª edição da Festa do Frango, Polenta e Vinho de Santa Felicidade, que será realizada de 4 a 6 de julho, no Bosque São Cristóvão. “É uma das melhores festas que o nosso povo sabe fazer. E eu costumo dizer que é a festa da família, porque vemos a lotação total do espaço nesses três dias. Então, convido a todos para que compareçam a essa grande festa”, afirmou.
41ª Festa do Frango, Polenta e Vinho II
O vereador informou que os preparativos já começaram no local e agradeceu à coordenação do Padre Luís, da Paróquia São José, assim como a Marcelo, Kelly e toda a equipe de voluntários. Segundo Toaldo, a abertura da festa contará com a presença do prefeito Eduardo Pimentel, a quem agradeceu pelo apoio. O evento também conta com emendas parlamentares ao orçamento, aprovadas por meio de seu mandato.
Vereadora pede uso da Muralha Digital para multar descarte irregular de lixo
Cobrando mais fiscalização sobre o descarte irregular de lixo nas ruas de Curitiba, especialmente na região central e no entorno de equipamentos sociais, a vereadora Delegada Tathiana Guzella (União) sugeriu em plenário o uso da Muralha Digital para a aplicação da lei municipal 15.853/2021. Ela adiantou que protocolou projeto de lei para estimular o Executivo a usar os equipamentos de vídeo para multar quem suja a cidade, incluindo pessoas em situação de rua (005.00480.2025). Andressa Bianchessi (União), em aparte, alertou que resíduos abandonados viram pontos de proliferação de ratos e insetos.
Comunidades no bairro São Miguel precisam de ajuda, alerta Camilla Gonda
No horário das lideranças, a vereadora Camilla Gonda (PSB) cobrou mais atenção da Câmara de Curitiba às populações periféricas da cidade. Ela citou o caso do bairro São Miguel, “onde a Curitiba inteligente precisa estar presente com mais urgência”, adiando que a regularização fundiária de comunidades da região estaria concluída, se não tivesse “travado na parte final”. A parlamentar anunciou ter apresentado sugestões para a superação dos impasses, para que “o passivo social seja transformado em ativo tributário”.
>> Confira os debates na íntegra no YouTube da CMC.
Curitiba possui empresas dedicadas a voos de balão?*
"Curitiba teria locais, espaços ou empresas dedicadas à operação de voos de balão para atividades turísticas?", questiona Nori Seto (PP) em pedido de informações oficiais à Prefeitura. Caso a resposta ao requerimento seja positiva, o vereador indaga quais seriam tais empreendimentos e os requisitos necessários à concessão de alvará. A justificativa da proposição cita a queda de balão tripulado com 21 pessoas em Praia Grande (SC), com 8 mortos, e outra ocorrência recente em Capela do Alto (SP) com um óbito (062.01517.2025). Seto encaminhou mais duas solicitações de informações ao Poder Executivo.
>> Veja todos os requerimentos no SPL.
CMC vai sediar programação do Colóquio DIAITA
O plenário aprovou, nesta segunda-feira (30), o requerimento de Laís Leão (PDT) que reserva o espaço do auditório do Anexo 2 da Câmara de Curitiba para a realização do evento de encerramento do 11º Colóquio DIAITA Luso-Brasileiro de História e Culturas da Alimentação (067.00019.2025). Com o tema "Patrimônio e Culturas Alimentares: Saberes, Identidades e Consumos", a atividade será realizada dia 31 de outubro, das 9h às 12h. O Colóquio é um evento acadêmico-científico internacional que reúne especialistas de diversas áreas para discutir a alimentação sob múltiplas perspectivas: históricas, culturais, patrimoniais, nutricionais, ambientais e políticas. A programação acontecerá entre os dias 28 e 31 de outubro, na PUC-PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná).
Votação das Religiões de Matriz Africana é adiada pela quarta vez
A proposta de lei que declara as Religiões de Matriz Africana como Patrimônio Cultural Imaterial de Curitiba só deverá ser incluída na pauta de votações do plenário em outubro. Isto porque a autora, Giorgia Prates - Mandata Preta (PT) protocolou um pedido de adiamento da votação, por 30 sessões plenárias (085.00010.2025). Nos anexos ao projeto ela elenca uma série de estudos sobre a história da população negra em Curitiba, para demonstrar a trajetória dessas contribuições para a formação da cidade. Os primeiros registros são do século 18 (005.00221.2023). Esta foi a quarta vez que a deliberação foi protelada. As duas primeiras tentativas de votação não aconteceram devido à ausência da parlamentar em plenário. Já o terceiro adiamento, também por 30 sessões, foi requerido pela própria vereadora, de forma verbal, em abril.
Sistema de Transporte para Educação Especial e outros temas*
Marcos Vieira (PDT) protocolou, ao todo, sete pedidos de informações oficiais à Prefeitura de Curitiba. Um deles trata do Sistema de Transporte para Educação Especial (SITES). “Considerando relatos de pais e responsáveis de que alunos estão enfrentando trajetos prolongados em veículos sem ventilação adequada, com tempo excessivo de permanência nos ônibus”, ele indaga sobre a condição estrutural da frota (062.01512.2025). Em outro requerimento, Vieira aborda a disponibilidade de psicólogos nas escolas municipais de Curitiba,a exemplo da secretaria responsável pela gestão do serviço e o motivo da redução ou cessação da oferta destes profissionais (062.01513.2025).
Vereadora pede detalhes sobre frota do transporte coletivo*
Camilla Gonda (PSB) realizou quatro pedidos de informações oficiais ao Executivo. Um dos requerimentos tem como mote o transporte público de Curitiba. O total de passageiros transportados diariamente, a idade média da frota operante, o veículo com ano de fabricação mais antigo ainda em funcionamento na cidade e o percentual de veículos com acessibilidade são alguns dos itens abordados pela vereadora (062.01515.2025).
Redução de usuários de ônibus motiva requerimento*
À Prefeitura de Curitiba, Vanda de Assis (PT) solicita informações sobre o impacto financeiro decorrente da redução de passageiros no transporte coletivo. A parlamentar questiona, por exemplo, quais as medidas adotadas em relação à redução de 60% na média de usuários do sistema, conforme dados da Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs), e os critérios utilizados para justificar as contratações de empréstimos para a compra de ônibus elétricos. “A continuidade do déficit orçamentário, a elevação da tarifa técnica e a contratação de empréstimos vultosos exigem transparência e fundamentação técnica”, justifica a proposição (062.01512.2025).
Questionada a reabertura de UPA no Centro de Curitiba*
Jasson Goulart (Republicanos) questiona a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) sobre a abertura de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no Centro de Curitiba. O pedido de informações oficiais cita que o serviço em funcionamento no Hospital de Clínicas foi desativado em 2017 e que, desde então, "os pacientes passaram a ser redirecionados para outras unidades da cidade". "Diante do crescimento populacional e da constante demanda por serviços de saúde pública, reitera-se a importância de avaliar a viabilidade da reabertura de uma unidade de atendimento 24 horas na região", complementa (062.01513.2025). Goulart encaminhou mais um requerimento de informações ao Executivo.
Solicitadas informações sobre vale-creche e obras*
À Secretaria Municipal da Educação (SME), Laís Leão (PDT) pede detalhes sobre o status da implantação do vale-creche em Curitiba, assim como se previsão para se ampliar o número de famílias atendidas ou o valor do benefício, entre outros tópicos abordados (062.01538.2025). A vereadora também fez quatro pedidos de informações sobre contratos para a execução de obras na cidade, a exemplo do que teria motivado o atraso e qual é o novo cronograma para a entrega da intervenção viária na Linha Verde com a rua Victor Ferreira do Amaral, no bairro Tarumã (062.01530.2025). Além destes, a parlamentar realizou outros quatro pedidos de informações sobre temas diversos.
Acompanhamento de alunos da educação inclusiva*
Professora Angela (PSOL) pergunta, em pedido de informações oficiais à Secretaria Municipal da Educação (SME), sobre a supervisão de estagiários que atuam no acompanhamento de estudantes da educação inclusiva. “Considerando-se as crescentes denúncias ao gabinete desta vereadora e durante as visitas às escolas, observa-se que estagiários estão assumindo responsabilidades que competem a profissionais de carreira, muitas vezes sem a devida supervisão”, justifica a proposição (062.01534.2025).
Rede de ensino tem déficit de inspetores?*
Da Delegada Tathiana Guzella (União), pedido de informações à Prefeitura de Curitiba requer detalhes sobre quadro de inspetores da rede municipal de ensino. O número total de profissionais, os cargos previstos no quadro funcional de cada unidade e se há escolas com déficit de inspetores são alguns dos tópicos levantados pela vereadora (062.01535.2025).
Vereador anexa impacto orçamentário a projeto de lei*
Renan Ceschin (Pode) requereu a anexação do impacto orçamentário-financeiro ao projeto de sua autoria que prevê o fornecimento gratuito de aparelhos de monitoramento contínuo de glicose (CGM) para pacientes diagnosticados com diabetes tipo 1 em Curitiba. Conforme o estudo, a implementação da lei teria o custo aproximado de R$72,1 mil para os anos de 2025 e 2026, utilizando exclusivamente fontes municipais de custeio (045.00113.2025 e 005.00394.2025).
Visitas à sessão plenária
Renan Ceschin (Pode) recepcionou em plenário dois ex-jogadores da dupla Athetiba Anderson Gomes, campeão pelo Coritiba pela Série B, e Ticão, vice-campeão pelo Athetico Paranaense pela Libertadores. Tiago Zeglin (MDB) registrou a visita de voluntárias da Associação Vida Nova Pinheirinho, Doris Maria Faria e Kyndra Alzualdez.
Vereadores observam instante de silêncio
O instante de silêncio, no fim da sessão plenário desta segunda (30), lamentou os falecimentos de Daniel Schoreder, nome incluído por Angelo Vanhoni (PT); de Javert Guerreiro de Paula, por solicitação da Sargento Tânia Gueirrro (Pode); de Almir Fonseca, a pedido de Tico Kuzma e de Toninho da Farmácia, ambos do PSD; e de Renato César Robert, por solicitação de Giorgia Prates – Mandata Preta (PT).
Vereador comunica ausência do país em julho*
Jasson Goulart (Republicanos) informa à Mesa Diretora a ausência do país por motivo particular, no período de 6 a 23 de julho, com destino a Cuba, México e Panamá. O requerimento também aponta as despesas serão totalmente custeadas com recursos próprios (041.00006.2025). As viagens ao exterior precisam ser comunicadas pelos vereadores por determinação do Regimento Interno da Câmara de Curitiba.
Autora retira projetos de lei*
A vereadora Delegada Tathiana Guzella (União) solicitou a retirada de um projeto de lei de sua autoria “para adequação” no texto (072.00268.2025). A proposta dispunha sobre a instalação de câmeras de monitoramento e reconhecimento facial nas escolas de Curitiba (005.00148.2025). Ela também retirou a proposição que criaria o Mês da Defesa da Propriedade Privada, data a ser comemorado anualmente em abril (005.00264.2025). A justificativa, neste caso, foi a sanção da lei estadual 22433/2025, que institui o Abril Verde e Amarelo, dedicado a ações de conscientização sobre a importância e a legitimidade da defesa da propriedade privada (072.00270.2025).
*Notas elaboradas pela estudante de Jornalismo Julia Yamane, especial para a CMC
* Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba
