Meio Ambiente lidera debates na Tribuna Livre da Câmara de Curitiba

por Mauricio Geronasso*, especial para a CMC | Revisão: Brunno Abati* — publicado 06/07/2023 09h00, última modificação 06/07/2023 08h28
Das 15 Tribunas Livres realizadas no 1° semestre, 5 abordaram o tema. A saúde foi a segunda área com mais discussões.
Meio Ambiente lidera debates na Tribuna Livre da Câmara de Curitiba

As Tribunas Livres ocorrem às quartas-feiras, durante a sessão plenária, e são transmitidas no YouTube da Câmara. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Ao longo do primeiro semestre de 2023, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) promoveu 15 Tribunas Livres  o espaço democrático de debates do Legislativo, realizado às quartas-feiras, após o pequeno expediente da sessão plenária. O objetivo é, a partir das discussões propostas pelos vereadores, buscar a conscientização e as soluções em diferentes áreas. Os temas mais trazidos pelos parlamentares nos últimos meses, para o debate com especialistas, foram o meio ambiente, a saúde pública e a prevenção da violência. 

Das 15 Tribunas Livres realizadas no primeiro semestre de 2023, 5 tiveram como tema central o meio ambiente. Logo, na primeira atividade do ano, dia 8 de fevereiro, a Câmara de Curitiba recebeu o delegado Guilherme Luiz Dias, titular da Delegacia de Proteção do Meio Ambiente (DPMA) da Polícia Civil do Paraná, que falou de uma ação para o resgate de 200 cães em Curitiba. Em 5 de abril, o cientista Paulo Nobre, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), foi convidado para abordar o impacto das mudanças climáticas. Na quarta da semana seguinte, dia 12, o professor e pesquisador Flávio Zanette, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), apresentou estudos sobre o uso econômico da araucária, árvore que é símbolo do estado.

Em 7 de junho, o professor e consultor ambiental Elias Belco, do Instituto de Solução, Inovação e Sustentabilidade (ISIS), falou da reciclagem do lixo, transformando os resíduos em recursos econômicos, sociais e ambientais. O meio ambiente também fechou as Tribunas Livres do semestre, no último dia 28. O convidado foi o coordenador da Defesa Civil de Curitiba, inspetor Nelson de Lima Ribeiro, que falou da adaptação às mudanças climáticas, com destaque à apresentação do Sistema de Alerta e Alarme de Prevenção de Desastres (Sisaa Prev). 

Já a saúde contou com quatro Tribunas Livres. No encontro sobre a saúde renal, em 1º de março, o médico nefrologista Paulo Fraxino alertou para a importância dos cuidados preventivos e da conscientização sobre as doenças renais. No dia 15 do mesmo mês, o médico endoscopista Rafael William Noda destacou a campanha Março Azul-Marinho, voltada à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer colorretal. Por duas vezes, no primeiro semestre de 2023, o tema da discussão foi o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A primeira atividade, em 26 de abril, fez referência ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, quando a terapeuta Patrícia Luciane dos Santos Lima propôs reflexões sobre a inclusão e o apoio às pessoas com autismo. Na outra, em 24 de maio, o pedagogo Fábio Cordeiro, que é autista e leva projetos de inclusão a empresas de todo o Brasil, procurou desmistificar o que chamou de “bolha”, para que as pessoas falem mais sobre o transtorno. 

A prevenção e o combate da violência somou três agendas. A Tribuna Livre do Dia Internacional da Mulher, 8 de março, tratou justamente da violência doméstica. A convidada foi a psicóloga Jéssica Paula da Silva Mendes, que atua na Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) e da Casa da Mulher Brasileira. O tema voltou à pauta de debates em maio, com a apresentação do Laboratório de Práticas Psicossociais em Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher (PsicoLABVD), iniciativa do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR). 

Em 21 de junho, a Tribuna Livre da Câmara Municipal de Curitiba abordou um outro fenômeno: a violência contra a escola, ataques que têm aumentado no Brasil e assustado tanto os pais quanto os estudantes. Dias antes, um casal de alunos havia sido vítima de um ataque a um colégio estadual em Cambé (PR). Quem discorreu sobre o tema foi a promotora de Justiça Beatriz Spindler de Oliveira Leite, do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça da Criança, do Adolescente e da Educação do Ministério Público do Paraná (MP-PR). 

Tribuna Livre

A Tribuna Livre é o espaço democrático de debates mantido pela CMC, para ser o canal de interlocução entre a sociedade e os parlamentares. Os temas em pauta são sugeridos pelos vereadores, que, por meio de um requerimento, indicam uma pessoa ou uma entidade para discursar e para dialogar no plenário. As falas neste espaço podem servir de prestação de contas de uma entidade que recebe recursos públicos, de apresentação de uma campanha de conscientização, de discussão sobre projeto de lei em trâmite na Casa, entre outros.

Conforme o Regimento Interno (RI) do Legislativo, as Tribunas Livres ocorrem nas quartas-feiras, durante a sessão plenária, após o espaço do pequeno expediente. Se você participa de uma entidade, representa uma causa ou uma atividade coletiva, entre em contato com um dos vereadores para sugerir a realização da Tribuna Livre. O RI veda a participação de representantes de partidos políticos, de candidatos a cargos eletivos e de integrantes de chapas aprovadas em convenção partidária.

As sessões começam às 9 horas e têm transmissão ao vivo pelos canais da Câmara de Curitiba no YouTube, no Facebook e no Twitter. Clique aqui para consultar os temas abordados na Tribuna Livre em 2023.


*Notícia elaborada pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Edição: Fernanda Foggiato
*Notícia revisada pelo estudante de Letras Brunno Abati
Supervisão do estágio: Alex Gruba