Saúde e bem-estar: Semana Ativa Curitiba já está em vigor
A atividade física reduz sintomas de depressão e ansiedade, melhora da autoestima e regula o humor por meio de neurotransmissores como serotonina e endorfina. (Foto: Canva)
Curitiba agora terá uma semana exclusiva para o incentivo à prática de atividades físicas e à promoção de hábitos saudáveis para o bem-estar físico e mental. Está em vigor a lei que instituiu, no calendário oficial da cidade, a chamada Semana Ativa Curitiba. A ideia é que as ações sejam realizadas sempre na última semana de setembro, com o início da primavera.
Você quer que vire lei? Podcast debate criação da Semana Ativa
A lei 16.565/2025 foi aprovada pela Câmara de Vereadores em setembro passado, e é de autoria de Bruno Rossi (Agir). A data escolhida para a realização da semana não foi por acaso. Ao defender seu projeto em plenário, o vereador explicou que “Setembro é o mês do setembro amarelo, a maior campanha de prevenção ao suicídio do nosso país”.
“Estudos científicos já comprovam que a prática regular de atividade física vai muito além da prevenção de doenças como diabetes, hipertensão e obesidade. Ela atua diretamente na saúde mental, reduz sintomas de depressão e ansiedade, melhora da sua autoestima, regula o humor por meio de neurotransmissores como serotonina e endorfina e fortalece os laços sociais, criando uma rede de pertencimento”, complementou Rossi, na ocasião.
Veja como foi a votação da Semana Ativa Curitiba.
Conforme a norma, durante a Semana Ativa o Poder Executivo poderá promover diferentes ações de promoção da saúde física e mental, através de parcerias público-privadas (PPPs) e de outras parcerias não só com a iniciativa privada, mas também com universidades e o Terceiro Setor. A programação poderá contar com aulas gratuitas em academias, praças e parques públicos de toda a cidade, além de palestras, workshops, competições esportivas, feiras temáticas e atendimentos em saúde, como espaços de escuta e avaliações físicas e nutricionais.
As entidades participantes poderão, a critério da Prefeitura, receber certificação oficial de participação; ter suas ações divulgadas nos canais institucionais do Município; e até obter benefícios fiscais, conforme regulamentação específica e comprovação de participação. A lei 16.565/2025 também estabelece que as despesas para a realização da Semana Ativa Curitiba poderão ser custeadas por parcerias público-privadas, doações, patrocínios e demais fontes admitidas pela legislação vigente.
*Notícia revisada pelo estudante de Letras Gabriel Kummer
Supervisão do estágio: Ricardo Marques
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba