Presidente da ASPP será vulto emérito da cidade de Curitiba

por Fernanda Foggiato | Revisão: Vanusa Paiva — publicado 15/03/2022 15h35, última modificação 15/03/2022 16h34
A homenagem ao servidor aposentado Alvaro Miguel Rychuv foi proposta pelo vereador Tito Zeglin.
Presidente da ASPP será vulto emérito da cidade de Curitiba

Tito Zeglin defendeu o currículo do homenageado. “Sempre valorizei o funcionário público”, afirmou. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba concordou, nesta terça-feira (15), com a homenagem ao funcionário público aposentado Alvaro Miguel Rychuv, desde 2014 na presidência da Associação dos Servidores Públicos do Paraná (ASPP). Ele receberá o título de Vulto Emérito – maior honraria que o Legislativo concede a um curitibano, enquanto a Cidadania Honorária é destinada a pessoas nascidas em outras cidades. 

Proposto pelo vereador Tito Zeglin (PDT), o projeto de lei foi acatado, em primeiro turno, com 32 votos favoráveis e 2 abstenções (007.00004.2021). Rychuv ingressou no Governo do Paraná em 1959 e passou por diversos cargos da área contábil, como o de diretor-geral de Orçamento do Estado, nos períodos dos governos Ney Braga e Paulo Pimentel, e o de coordenador-geral do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR). 

O autor frisou “o brilhantismo e a austeridade” da gestão do homenageado como o 28º presidente da ASPP, que hoje conta com mais de 50 mil associados e sedes em diversas cidades do Paraná. “O número de sócios é equivalente à população inteira da histórica cidade da Lapa ou duas vezes o número de habitantes da nossa querida Quatro Barras”, comparou Zeglin. “Sempre valorizei o funcionário público, seja estadual, municipal ou federal. E é esse respeito que o Alvaro tem”, completou. 

O vereador Mauro Ignácio (DEM) disse ter acompanhado a evolução da ASPP: “Como servidor público eu conheço as instalações”. Professor Euler (PSD) também parabenizou a homenagem. Para ele, a ASPP hoje “é uma potência” e muito disso se deve ao trabalho de Rychuv.

Outros projetos

O plenário também aprovou, em primeiro turno unânime, a declaração de utilidade pública municipal ao Instituto Jiu-Jitsu para Todos, que conta com mais de 60 bolsistas e projetos sociais em diversas áreas (014.00029.2021). Com 32 votos favoráveis, a indicação partiu de Osias Moraes (Republicanos). 

Em segundo turno, com 29 votos favoráveis, 3 contrários e 3 abstenções, a CMC confirmou a Cidadania Honorária ao reverendo Roberto Brasileiro Silva. Natural de Guimarânia (MG), ele é pastor há 37 anos e está no quinto mandato à frente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil (006.00013.2021). Proposta pela vereadora Noemia Rocha (MDB), a matéria foi discutida nessa segunda-feira (14). 

O plenário discutiu ainda duas mensagens do Executivo: para a nova regulamentação ao Sistema de Museus e o incentivo ao turismo (entenda). Na manhã desta quarta-feira (16), os vereadores recebem o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues, para debate sobre a conclusão das obras da Linha Verde Norte (saiba mais). As sessões plenárias começam às 9 horas e têm transmissão ao vivo pelos canais da Câmara de Curitiba no YouTube, no Facebook e no Twitter.