Guardas mirins iniciam programa de aprendizagem na CMC

por Nicole Thessing*, especial para a CMC — publicado 03/03/2023 11h05, última modificação 03/03/2023 11h30
Ações institucionais, no último mês, também foram marcadas por mutirão, campanha solidária e integrações para servidores.
Guardas mirins iniciam programa de aprendizagem na CMC

Parte dos aprendizes da Guarda Mirim do Paraná com o vereador Mauro Ignácio, que coordenou a parceria. (Foto: Carlos Costa/CMC)

A assinatura do convênio com o Colégio Guarda Mirim do Paraná para o programa de aprendizagem com dez estudantes do Ensino Médio na administração da CMC foi um dos destaques das ações institucionais ao longo de fevereiro. A parceria, que começou a ser desenhada no fim do ano passado, por sugestão do vereador Mauro Ignácio (União), atual segundo-vice-presidente, foi apresentada em plenário, no começo do mês. Os jovens passaram então por um período de treinamento, na sede da instituição pública de ensino, e no último dia 28 deram início às atividades presenciais no Legislativo.

A proposta do convênio é promover a integração dos estudantes ao mercado de trabalho, ajudando em sua formação. Os aprendizes auxiliarão dos servidores da Escola do Legislativo, da Ouvidoria e das diretorias de Apoio às Comissões (DAC), de Comunicação Social (DCS), Geral (DG), de Patrimônio e Serviços (DPS), de Recursos Humanos (DGRH) e de Tecnologias de Informações e Comunicações (DTIC).

A guarda mirim Natacha Monicchely de Oliveira Holik, do 3º ano do Ensino Médio, explica que ela e os colegas tiveram 12 dias de palestras, realizadas na sede do Colégio Guarda Mirim do Paraná. As atividades foram sobre temas como psicologia, primeiros socorros e computação. “As palestras foram legais e conseguimos aprender bastante, principalmente sobre como agir no ambiente de trabalho”, conta.

O Colégio Guarda Mirim do Paraná fica no bairro Ahú e oferta o ensino médio gratuito em período integral, com foco na formação profissional dos jovens e uma rotina militar. É uma instituição sem fins lucrativos, vinculada à Qualificação Profissional Básica ao Adolescente Aprendiz (QPB-AA), da Secretaria de Estado da Educação. A entidade foi fundada em 1963, com o nome de Casa do Menor Trabalhador, e o o nome "guarda mirim" teria surgido de forma espontânea, já que os adolescentes costumavam auxiliar o Batalhão de Trânsito no controle do tráfego de Curitiba.

Mutirão de negociação de dívidas e atendimento jurídicoMutirão de atendimento jurídico
A CMC também recebeu, em fevereiro, mais um mutirão jurídico para o atendimento à população, em parceria com a Defensoria Pública do Paraná (DPE-PR). A novidade, desta vez, foi contar com a participação da Companhia Paranaense de Energia (Copel), da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e da Companhia de Habitação de Curitiba (Cohab-CT), para facilitar a negociação de dívidas com as prestadoras de serviços.

Realizada no dia 14 de fevereiro, no auditório do Anexo 2, a atividade concluiu 290 atendimentos, incluindo auxílio jurídico gratuito nas áreas de Direito da família; cível e criminal; violência doméstica; infância e juventude; e direitos do consumidor. “Foi um evento muito positivo, com diversos acordos celebrados e dívidas renegociadas”,celebrou presidente Marcelo Fachinello (PSC).

Campanha solidária
O último mês também marcou o início da campanha de arrecadação de cestas básicas e alimentos não perecíveis para 30 famílias que atuam na coleta e na separação de recicláveis. A ação é de iniciativa da Procuradoria da Mulher (ProMulher), que tem à frente a vereadora Maria Leticia (PV), e irá atender a Associação de Catadores Automotivos, localizada no bairro Parolin.

"A renda obtida por essas famílias para o próprio sustento é exclusiva dessa atividade [reciclagem], considerada de grande relevância para a gestão da Política de Resíduos Sólidos da cidade. Ocorre que, com a redução de recicláveis separados corretamente, os ganhos dessas famílias reduziram drasticamente, com significativos prejuízos a sua subsistência”, explicou a vereadora. A campanha foi prorrogada até o dia 17 de março, quando será feita a entrega das doações.

Escola do Legislativo recebe novos servidoresIntegração de servidores
Nos dias 6 e 7 de fevereiro, a Escola do Legislativo da Câmara de Curitiba recebeu os vereadores e novos assessores para um treinamento sobre questões administrativas, como os sistemas usados internamente. Também foram reforçadas as alterações implementadas na reforma do Regimento Interno, aprovadas no fim do ano passado. O presidente Marcelo Fachinello abriu o evento.

Já no dia 9, os chefes de gabinete foram recebidos para uma rodada de diálogo, durante um café da manhã com a Mesa Diretora, a Diretoria-Geral do Legislativo e a Diretoria de Gestão de Recursos Humanos. O diretor-geral da Câmara, Glauco Machado Requião, frisou que as diretrizes da Mesa eleita para o biênio 2023/2024 são a valorização do trabalho dos vereadores, com foco nas melhorias da condição de trabalho de todos. 

*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Nicole Thessing*, especial para a CMC
Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato
Revisão: Alex Gruba