Vereadores homenageiam destaques do esporte e do direito

por Nicole Thessing*, especial para a CMC — publicado 15/02/2023 17h55, última modificação 16/02/2023 08h16
O plenário também aprovou requerimentos de congratulações.
Vereadores homenageiam destaques do esporte e do direito

Da esquerda para a direita, o vereador Sidnei Toaldo, o árbitro assistente Bruno Boschilia e o presidente Marcelo Fachinello. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) realizou, nesta semana, a entrega de homenagens a cidadãos que tiveram destaque em suas áreas de atuação. Nesta terça-feira (14), por indicação do vereador Sidnei Toaldo (Patriota), o árbitro assistente Bruno Boschilia recebeu votos de congratulações e aplausos por representar Curitiba na Copa FIFA 2022, no Catar (077.00011.2023).

“Com certeza, para nós curitibanos é um orgulho você representar Curitiba lá no Catar, bem como levar o nome da nossa cidade para todos os cantos do Brasil”, afirmou Toaldo. Boschilia foi indicado também, por iniciativa do vereador Marcelo Fachinello (PSC), para receber o prêmio Servidor Público Padrão.

Clube União Nova Orleans recebe homenagem na CMCFutebol amador
Sidnei Toaldo também prestou homenagem ao Clube União Nova Orleans (UNO), devido aos 50 anos de fundação da equipe de futebol amador da capital paranaense (077.00003.2023). "A CMC reconhece o grande trabalho que vocês fazem por aquela comunidade, Nova Orleans, num bairro tão tradicional da nossa cidade de Curitiba e que faz bonita história”, saudou o parlamentar. "Viva o Nova Orleans! Que sejam mais 50 [anos] e mais 50 [anos]."

O diploma foi entregue para o presidente do clube, Marildo Caduna; o diretor de Esporte, Luciano de Oliveira; o diretor de Comunicação, Marco Aurelio Chicora; o secretário Irineu Drulla; e Claudio Novak, diretor-adjunto da Federação Paranaense de Futebol (FPF). Mauro Ignácio (União), outro morador daquela região da cidade, adiantou que também fará homenagem ao UNO, na própria sede do clube de futebol amador.


Advogado de Direito Previdenciário recebe homenagemDestaque do direito
Das mãos do vereador Tito Zeglin (PDT), o advogado Leandro Murilo Pereira recebeu votos de congratulações e aplausos devido à dedicação e à atuação institucional na área previdenciária administrativa e judicial, "em prol de toda a sociedade" (077.00014.2023). O vereador ressaltou o amplo currículo do homenageado e disse que tem acompanhado seu trabalho.

“Tenho visto que você realmente faz as coisas acontecerem, as difíceis ficarem fáceis, e facilita a vida daquele cidadão que espera uma solução para seu problema. Quantos e quantos que, muitas vezes, vão até o senhor para resolver uma situação e vossa excelência atende com todo o carinho. Isso faz a diferença”, enalteceu Tito Zeglin. 

Requerimentos aprovados 
A Câmara aprovou, nesta semana, diversos votos de congratulações. A Sargento Tânia Guerreiro (União) defendeu, nesta terça, requerimento de sua iniciativa para homenagear o 13º Batalhão da Polícia Militar da Capital, sob o comando do tenente-coronel Carlos Assad Mady. A proposição destaca os resultados no combate à violência, ao tráfico e pela sensação de segurança transmitida à população da região sul de Curitiba, no ano de 2022 (077.00044.2023).

O vereador Rodrigo Reis (União) ressaltou que é “importante lembrar que o 13º Batalhão é um dos batalhões mais difíceis aqui da capital do estado do Paraná, porque atinge o CIC, onde o tráfico de drogas é intenso". Tico Kuzma (Pros) aproveitou para cumprimentar a iniciativa da vereadora Sargento Tânia Guerreiro e parabenizar não só o comandante, mas "todos os policiais que fazem esse importante trabalho no 13º Batalhão, que atende toda nossa região sul de Curitiba". "Importante nós vermos bons resultados da nossa gloriosa Polícia Militar do Paraná. Parabéns, vereadora Sargento Tânia Guerreiro, pela iniciativa”, finalizou. Ezequias Barros (PMB) também elogiou o serviço prestado.

Tânia Guerreiro aprovou também homenagem ao palestrante e administrador de empresas Halisson Pontarola (077.00047.2023). "É um parceiro nosso que nos ajuda no combate à pedofilia. Recentemente, ele colocou vários outdoors pela cidade no combate à pedofilia", explicou a vereadora. "Então ele abraçou essa causa e nos ajudou muito."

O vereador Ezequias Barros (PMB) defendeu os votos de congratulações e aplausos ao casal bispo Luiz Augusto Melo Pereira e Gislaine Pereira (077.00042.2023), pela celebração do 15 anos de ministério pastoral junto à igreja Templo das Águias, no Tatuquara. Nori Seto (PP), por sua vez, justificou a homenagem para a equipe de softbol feminino do Nikkei Curitiba, pela conquista do título de campeã da 3ª Taça Brasil de Softbol Feminino Interclubes Adulto, em Ibiúna (SP), em dezembro de 2022 (077.00045.2023). "É uma forma de homenagear essa conquista importante para nossa cidade, para nosso estado”, disse.

*Notícia elaborada pela estudante de Jornalismo Nicole Thessing*, especial para a CMC
Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato
Revisão: Alex Gruba