Comida latina e padroeiro da internet: veja a pauta do plenário de quarta-feira

por Pedritta Marihá Garcia | Revisão: Ricardo Marques — publicado 03/11/2025 08h30, última modificação 03/11/2025 09h17
Ao todo, cinco projetos de lei serão votados pela Câmara de Curitiba no dia 5 de novembro.
Comida latina e padroeiro da internet: veja a pauta do plenário de quarta-feira

A intenção do Dia da Gastronomia Latino-Americana é estimular eventos temáticos, apoiar o setor gastronômico e promover o turismo ligado à culinária regional. (Foto: Canva)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) analisa dois projetos de lei em primeiro turno, na sessão plenária da próxima quarta-feira (5). Ambos inserem datas comemorativas no calendário de eventos da cidade: o Dia da Gastronomia Latino-Americana e o Dia de São Carlo Acutis, Padroeiro da Internet. A Ordem do Dia começa após o Pequeno Expediente. O horário regimental se inicia às 9h.

Segunda: Câmara de Curitiba vota mudança no Armazém da Família

De autoria de Camilla Gonda (PSB), a matéria que define o dia 12 de agosto como Dia da Gastronomia Latina foi protocolada em março deste ano. A data escolhida coincide com a criação da Associação Latino-Americana de Integração (Aladi). A intenção é estimular eventos temáticos, apoiar o setor gastronômico e promover o turismo ligado à culinária regional.

O projeto de lei busca consolidar Curitiba como um polo gastronômico e de integração cultural, a partir da realização de feiras, festivais e ações educativas, sempre com foco na culinária como expressão da diversidade dos povos latino-americanos (005.00258.2025). A partir da criação da data oficial, espera-se que o Executivo possa apoiar e incentivar essas iniciativas, inclusive por meio de parcerias com o setor privado e entidades especializadas. Se aprovada, a data entrará oficialmente na agenda de eventos da cidade 30 dias após a publicação da lei.

Dia de São Carlos Acutis pode entrar no calendário de Curitiba

Outra data comemorativa que será votada pelos vereadores de Curitiba é o Dia de São Carlo Acutis, Padroeiro da Internet e Anjo da Juventude. A data seria celebrada anualmente, em 7 de setembro, lembrando o dia em que ele foi canonizado pelo papa Leão XIV. A proposta é do vereador Lórens Nogueira (PP), em coautoria com Tico Kuzma (PSD) e Rafaela Lupion (PSD), e homenageia a vida do adolescente católico que faleceu aos 15 anos de idade.

Terça: Câmara de Curitiba vota envio de alertas por celular em desaparecimentos

Segundo o projeto de lei, a ideia é que, além de homenagear São Carlo Acutis, sejam realizadas ações educativas voltadas à segurança digital e à proteção integral da infância e da juventude, para ampliar a conscientização sobre os riscos enfrentados por crianças e adolescentes no ambiente digital. A ideia é que as atividades sejam realizadas por órgãos públicos e entidades civis que atuem na proteção de menores (005.00659.2025). Se aprovada, a data será inserida no calendário da cidade no dia da publicação da lei no Diário Oficial.

2º turno: Alerta para Resgate de Pessoas e outros 2 projetos

Se aprovados na véspera, ou seja, na terça-feira (4), três propostas de lei constarão na Ordem do Dia de quarta, em segunda votação. São elas: a que cria um sistema de alerta por mensagem de celular nos casos de desaparecimento de pessoas na cidade, aumentando a eficácia do Alerta para Resgate de Pessoas (ARP), de autoria de Delegada Tathiana Guzella (União) (005.00581.2025); a concessão da Cidadania Honorária de Curitiba ao ativista social Toni Reis, fundador do Dignidade (115.00009.2025), de Laís Leão (PDT); e a Declaração de Utilidade Pública para o Instituto Filhos da Luz EF58 (014.00051.2025), de Lórens Nogueira

Confira as ordens do dia de segunda (3)terça e quarta-feira.