Comida típica latino-americana pode ganhar eventos fixos

por Pedritta Marihá Garcia | Revisão: Ricardo Marques — publicado 11/06/2025 06h00, última modificação 11/06/2025 10h00
Duas propostas em análise na Câmara de Curitiba focam em cultura, turismo e economia local. As iniciativas são da vereadora Camilla Gonda (PSB).
Comida típica latino-americana pode ganhar eventos fixos

Com a aprovação dos projetos, Camilla Gonda espera consolidar Curitiba como um polo gastronômico e de integração cultural. (Foto: Canva)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) analisa dois projetos de lei que buscam valorizar a culinária latino-americana na cidade. Um deles propõe a criação de uma feira gastronômica mensal com pratos típicos, apresentações culturais e oficinas temáticas. O outro quer incluir o Dia da Gastronomia Latino-Americana no calendário oficial, a ser celebrado anualmente em 12 de agosto. Ambos têm o objetivo de estimular o intercâmbio cultural, fortalecer o turismo e movimentar a economia local

A Feira Latino-Americana de Gastronomia, se aprovada, será realizada uma vez por mês, em local público determinado pela Prefeitura de Curitiba. A proposta prevê a participação de comerciantes locais selecionados pelo Executivo e traz uma programação variada, incluindo venda de alimentos típicos, oficinas culinárias, atrações musicais e palestras. O evento poderá contar com apoio de entidades culturais e da iniciativa privada. 

Já o segundo projeto propõe a instituição do Dia da Gastronomia Latino-Americana em Curitiba. A data escolhida, 12 de agosto, coincide com a criação da Associação Latino-Americana de Integração (Aladi). A intenção é estimular eventos temáticos, apoiar o setor gastronômico e promover o turismo ligado à culinária regional. Ambas as iniciativas foram protocoladas pela vereadora Camilla Gonda (PSB).

Feira mensal de gastronomia latino-americana

A feira sugerida pela parlamentar será organizada com apoio do Poder Executivo e poderá contar com parcerias com consulados, entidades culturais e organizações da sociedade civil. A ideia é oferecer uma experiência completa para o público, com foco não só na alimentação, mas também na cultura e na formação culinária. A cada edição, os visitantes poderão conhecer novos pratos, ingredientes e técnicas da culinária dos países latino-americanos (005.00257.2025).

A proposta também inclui oficinas e debates sobre a história e as tradições alimentares da região, criando uma plataforma educativa e cultural em espaço aberto. De acordo com Gonda, a ideia é valorizar as tradições gastronômicas latino-americanas e, ao mesmo tempo, proporcionar à população curitibana e aos visitantes uma vivência enriquecedora, conectando diferentes culturas e tradições de forma prática e acessível. “A realização mensal da feira, em local público e adequado, permitirá que a cidade se torne um ponto de convergência de diferentes povos e tradições.”

“A cada edição, será possível apresentar ao público uma nova gama de pratos, produtos e manifestações culturais, de forma a criar um ambiente de imersão na culinária e na cultura latino-americana. Além disso, o evento contribuirá para a dinamização da economia local, oferecendo uma plataforma para comerciantes, chefs e prestadores de serviços da cidade, ao mesmo tempo que estimulará o turismo, atraindo visitantes de outras regiões para a cidade de Curitiba”, complementa a vereadora. A norma entrará em vigor 60 dias após a publicação no Diário Oficial de Curitiba.

12 de agosto: Dia da Gastronomia Latino-Americana

O projeto de lei que propõe a criação do Dia da Gastronomia Latino-Americana busca consolidar Curitiba como um polo gastronômico e de integração cultural, a partir da realização de feiras, festivais e ações educativas, sempre com foco na culinária como expressão da diversidade dos povos latino-americanos (005.00258.2025). O intuito de Camilla Gonda é que, a partir da inclusão da data oficial no calendário da cidade, o Executivo possa apoiar e incentivar essas iniciativas, inclusive por meio de parcerias com o setor privado e entidades especializadas.

Curitiba possui uma cena gastronômica rica e diversificada, com uma crescente presença de restaurantes, feiras e iniciativas que promovem a culinária de diversos países, dentre eles, os latino-americanos. Instituir esta data no calendário de eventos contribuirá para fortalecer essas iniciativas, gerar oportunidades econômicas na nossa cidade e promover o intercâmbio cultural entre os povos da região”, conclui a vereadora. Se aprovada, a data entrará oficialmente na agenda de eventos da cidade 30 dias após a publicação da lei.

Quando os projetos serão votados em plenário?

Ambos os projetos protocolados pela vereadora Camilla Gonda já receberam a instrução da Procuradoria Jurídica (ProJuris). O projeto do Dia da Gastronomia Latino-Americana recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e seguiu para o colegiado de Serviço Público. A proposta que trata da feira mensal ainda aguarda votação na CCJ. Eles só seguirão para votação em plenário após receberem os pareceres técnicos exigidos pelo Regimento Interno da Câmara de Curitiba.

Clique na imagem abaixo para entender como é a tramitação de uma proposta de lei no Legislativo.

Boiler tramitação projetos