Vereadora sugere medida para reduzir roubos durante shows em Curitiba
A iniciativa busca promover “prevenção, educação e segurança em eventos de grande público”. (Foto: Levy Ferreira/SMCS)
Com o objetivo de “zelar pela integridade e segurança do público”, a vereadora Delegada Tathiana Guzella (União) protocolou, na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), um projeto de lei que cria uma campanha de conscientização sobre segurança pessoal em eventos com grande aglomeração. O objetivo é que a campanha alerte os frequentadores sobre cuidados necessários e medidas de prevenção contra furtos e roubos nestas ocasiões.
“Eventos com público expressivo representam locais de risco potencial para ocorrência de furtos e pequenos delitos, dada a concentração de pessoas e o fluxo intenso de objetos pessoais”, explica a vereadora, na justificativa da iniciativa. O projeto de lei foi protocolado no dia 4 de agosto e já está tramitando nas comissões temáticas da Câmara de Curitiba (005.00645.2025).
Comunicação visual seria ponto forte da campanha, diz vereadora
Para prevenir furtos nessas situações de aglomeração, Delegada Tathiana quer que organizadores de shows disponibilizem meios de comunicação visual, como placas e banners, em locais estratégicos de entrada e circulação nos eventos. A parlamentar também indica a utilização de recursos digitais, como redes sociais e aplicativos, para reforçar a ideia da campanha.
Ela justifica o uso das redes como forma de “ampliar o alcance, garantindo que a mensagem preventiva chegue a um maior número de cidadãos”. Delegada Tathiana afirma que essa tática, ao alertar os frequentadores sobre os cuidados, “reduziria a incidência de ilícitos [furtos e roubos] e fortaleceria a cultura de prevenção”.
“A adoção desta campanha apresenta benefícios indiretos: contribui para a redução de custos públicos com registros e apurações de furtos em eventos e promove um ambiente de maior confiança para frequentadores e empreendedores culturais”, aponta a parlamentar.
Se o projeto for aprovado pelos parlamentares e sancionado pelo prefeito, a lei criando a campanha entraria em vigor no dia de sua publicação no Diário Oficial do Município. Confira na imagem abaixo como é o trâmite de um projeto de lei na Câmara Municipal de Curitiba.
*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Julia Yamane*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: Fernanda Foggiato
Edição: José Lázaro Jr
**Notícia revisada pelo estudante de Letras Celso Kummer
Supervisão do estágio: Ricardo Marques
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba
