Servidores aposentados retornam à CMC para conversa e homenagens

por Marcio Silva | Revisão: Vanusa Paiva — publicado 31/03/2022 16h05, última modificação 01/04/2022 10h20
Na sexta edição do programa de valorização e reconhecimento dos aposentados, grupo de sete servidores foi recebido no gabinete da presidência.
Servidores aposentados retornam à CMC para conversa e homenagens

Aposentados da CMC foram recebidos no gabinete da presidência. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

“Eu fui feliz. Sabe o que é ser feliz? Eu chegava feliz, ia embora feliz. Só foi triste no dia em que eu pedi minha aposentadoria”, conta a servidora aposentada Euliana Catarina Furlan de Aquino. Ela e outros seis servidores aposentados da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) foram recebidos para um café da manhã nesta quinta-feira (31), no gabinete da presidência da Casa. Os participantes também revisitaram o plenário do Palácio Rio Branco e receberam o prêmio Mérito Funcional.

Entre lágrimas e sorrisos, em um bate papo recheado de lembranças dos anos de trabalho no Legislativo, os aposentados foram recepcionados pelo presidente Tico Kuzma (Pros) e pela primeira-secretária Professora Josete (PT). Também participaram representantes do pessoal da ativa, da Associação de Servidores (ASCMC) e do Sindicato de Servidores do Legislativo (SindiCâmara). As entidades são parceiras da CMC no programa de valorização e reconhecimento daqueles que dedicaram grande parte de sua vida ao serviço público municipal.

>>> Clique AQUI e veja todas as fotos do evento no Flickr da CMC.

“Cada encontro é rico em memórias e em emoções. Somos gratos por todo o trabalho que fizeram por esta Casa, pelo povo de Curitiba”, destacou o presidente Tico Kuzma. “Ficamos felizes em recebê-los e sentir toda essa memória afetiva”, completou Professora Josete. Conforme os representantes da ASCMC e do SindiCâmara, os encontros vão continuar até que os 210 aposentados da instituição sejam recebidos.

Aposentado há apenas seis meses, José Carlos Lauter elogiou a iniciativa de valorização daqueles que cumpriram seu tempo de trabalho na CMC. Tendo sido responsável pela Diretoria de Apoio às Comissões (DAC) por quase 15 anos, Lauter somou 33 anos de trabalho no Legislativo. Ele se disse feliz em rever colegas de gerações anteriores e outros com os quais estava convivendo há pouco tempo. “Aqui é como se fosse a casa da gente, pois passamos mais tempo aqui do que na nossa própria casa”, resumiu o servidor.

No mesmo sentido complementou Euliana: “A Câmara foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida profissional. Eu tive outros empregos antes, mas [foi aqui que] consegui educar meus três filhos, criei muitas amizades e encontrei uma equipe muito boa para trabalhar”.

A servidora relembra que iniciou seus trabalhos no setor legislativo, mas que, “por ser muito boa em matemática”, acabou sendo chamada para trabalhar na parte administrativa. “Fiquei sete anos como tesoureira da Câmara e fui responsável por uma das reformas do Palácio Rio Branco, em 1989”, relembrou.

Participaram do encontro os servidores aposentados Ester Candido Tomaz, da carreira de técnico administrativo; Euliana Catarina Furlan Aquino, da carreira de técnico administrativo; Magali Terezinha Antunes, analista econômico-financeiro; Ubirajara Rocha de Souza, assistente administrativo; José Carlos Lauter , técnico administrativo ; Ari do Carmo Tavares, auxiliar de serviços;  e Maria de Fátima Giovanini, técnico administrativo.

Representando os servidores da ativa no encontro estavam presentes a diretora-geral, Jussana Marques; a diretora da Diretoria de Gestão de Recursos Humanos, Amanda Moreno; o gestor da Escola do Legislativo, Carlos Barbosa; Hamilton Junior, da Associação de Servidores;  e Ubiratan da Silva, do SindiCâmara. Também acompanharam a visita o servidor Rodrigo Ishisato e, da ASCMC, a funcionária Emanoela de Almeida.

Relembre como foram os quatro primeiros encontros com os aposentados no ano de 2021, realizados nos dias 19 de agosto, 23 de setembro, 28 de outubro e 25 de novembro. Em 2022 também  foi realizado encontro no dia 24 de fevereiro.