Servidores aposentados retornam à CMC para café da manhã na presidência

por Sophia Gama*, especial para a CMC — publicado 24/02/2022 16h30, última modificação 31/03/2022 12h17
Na quinta edição do Café com o Presidente, cinco servidores aposentados da Câmara participaram da conversa.
Servidores aposentados retornam à CMC para café da manhã na presidência

O encontro ocorreu na presidência, com servidores atuais e aposentados. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Na manhã desta quinta-feira (24), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recebeu cinco servidores aposentados para a quinta edição do Café com o Presidente, encontro promovido pela Associação de Servidores (ASCMC) e pelo Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo de Curitiba (SindiCâmara). Os convidados participaram de uma roda de conversas durante o café da manhã com o presidente da Câmara de Vereadores, Tico Kuzma (Pros), e outros servidores da CMC. 

“É importante aproximar as pessoas, valorizar os servidores e também os aposentados, que fizeram muito pela história da Câmara e pela história da cidade. Costumo dizer que a CMC é um time formado por vereadores e servidores”, afirmou Kuzma. 

>>> Confira todas as fotos 

Participaram do encontro os servidores aposentados Nelson Scarpim Junior, ex-procurador jurídico; Roney Holdorf, antigo técnico administrativo; Minervina Chaves do Canto, ex-auxiliar de serviços; Norma Trinkel, ex-assessora de comissões; e Erminia Isabel Claudino, antiga redatora. Além destes, estavam presentes o presidente Tico Kuzma; Filipi Oliveira, diretor de comunicação; Carlos Barbosa, da Escola do Legislativo; Hamilton Junior, presidente da ASCMC; Jussana Marques, diretora-geral da CMC e primeira mulher no cargo; Ubiratan Cordeiro, presidente do SindiCâmara; e Emanoela Almeida, executiva da ASCMC e do SindiCâmara. 

Dona Minervina Chaves começou a trabalhar na Câmara em 1954, e, hoje com 98 anos, possui uma filha que também é ex-servidora, Iara Regina Merege de Mello, e um neto que trabalha na CMC atualmente, Diego Fernando Merege de Mello, atuando na Diretoria de Recursos Humanos. 

De volta ao passado
Além do café da manhã na presidência, os servidores aposentados receberam presentes - comprados pela ASCMC e pelo SindiCâmara - e foram ao plenário para relembrar os anos vividos na Câmara. 

“Satisfação de voltar. Participei da comissão que elaborou a Lei Orgânica do Município [LOM], e a CMC hoje é exemplo para o Brasil. O servidor precisa ser valorizado, essa gestão está de parabéns”, relembrou o ex-servidor Nelson Scarpim. 

“Conheci meu marido aqui. Saí para trabalhar em outros projetos, mas trabalho até hoje com psicologia e agradeço muito a Câmara Municipal”, contou Norma Trinkel. A antiga redatora, Erminia Claudino, agradeceu ao presidente e aos servidores: “Eu ajudei a escrever a história de Curitiba, tenho muito orgulho de ter sido redatora. A Câmara foi uma mãe na minha vida. Gratidão a todos”. 

“Sempre ouvi histórias e sei que ela [Minervina] se sentia bem e vim para a Câmara por ouvir ela contando. Minha mãe também trabalhou aqui", disse Diego Merege, neto de dona Minervina. 

O Café com o Presidente visa reconhecer a contribuição dessas pessoas para a história do Poder Legislativo e da cidade e trocar ideias sobre o melhor funcionamento da Casa.

Relembre como foram os quatro primeiros encontros com os aposentados, realizados nos dias 19 de agosto23 de setembro28 de outubro e 25 de novembro.