Mesa Diretora recebe servidores aposentados da Câmara de Curitiba

por Marcio Silva publicado 23/09/2021 14h45, última modificação 23/09/2021 14h51
Encontro teve troca de experiências e reconhecimento aos serviços prestados à cidade.
Mesa Diretora recebe servidores aposentados da Câmara de Curitiba

Este foi o segundo encontro de servidores aposentados com a Mesa Diretora. (Foto: Divulgação/CMC)

A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) realizou, nesta quinta-feira (23), uma nova rodada de diálogo com servidores aposentados da instituição. O objetivo da ação é reconhecer a contribuição destas pessoas para a história do Poder Legislativo e da cidade e trocar ideias sobre o melhor funcionamento da Casa. A atividade é uma parceria com a Associação de Servidores (ASCMC) e o Sindicato de Servidores do Legislativo (SindiCâmara).

Para um café da manhã na presidência foram recebidos cinco servidores. Luiz Roberto Kormann, carinhosamente chamado de Dinho, teve o ingresso mais antigo na CMC, em 1985. Já a aposentadoria mais antiga é de Cirilo D’andrea Arcoverde, em 1998. “Ficamos muito felizes de receber estas pessoas, que tanto contribuíram para o desenvolvimento da cidade e merecem nosso reconhecimento”, resumiu o presidente Tico Kuzma (Pros).

Também participaram do encontro as vereadoras Flávia Francischini (PSL), primeira-secretária, e Professora Josete (PT), segunda-secretária, além do vereador Mauro Bobato (Pode). Representando os servidores estavam presentes a diretora-geral, Jussana Marques, Ubiratan da Silva, presidente do SindiCâmara, e Hamilton Junior, da Associação de Servidores.

Emoção indescritível
Essa homenagem é muito importante. Quando eu me aposentei foi um baque muito grande, uma ruptura muito forte na época. Então é um resgate que está sendo feito aqui hoje e eu espero que esse legado permaneça para outras gestões. E que esta gestão fique marcada pela valorização dos servidores”, afirmou Raquel de Fátima da Silveira Tulio, que se aposentou em 2013.

Aposentada como técnica administrativa, Raquel conta ter trabalhado em diversos setores nos 30 anos em que esteve no Legislativo, além dos gabinetes dos vereadores Silvio Miranda, Horácio Rodrigues e Íris Simões. “Eu me emociono quando eu chego na Câmara, pois eu passei minha vida toda aqui. É a primeira vez que retorno ao plenário depois de minha aposentadoria e tenho que dizer que não existe em Curitiba um palácio tão antigo e bonito como o nosso”.

Também da carreira de técnico administrativo, Luiz Roberto Kormann, o Dinho, lembra que atuou no setor de transportes, mas que ficou mais de 20 anos como responsável pelo setor de audiovisual. “É emocionante voltar aqui, um sentimento indescritível. Depois que me aposentei não havia retornado. Mudou muita coisa...na minha época era tudo manual”, comentou ele, principalmente em relação ao implemento da tecnologia no processo legislativo, votações e transmissões das sessões.

“Teve uma época em que ficávamos aqui [na Câmara] de segunda a segunda, em função da grande quantidade de eventos realizados. Eu sinto falta. Sinto falta do contato com os colegas. Nós éramos uma família e continua sendo”, observou. Dinho elogia a iniciativa da atual Mesa Diretora de receber os aposentados. “A gente saiu daqui e ninguém nunca mais nos procurou. Mas agora estão nos dando essa oportunidade, de rever os amigos e fazer essa troca de experiências, do antigo com o mais novo”, concluiu.

Segundo o presidente do SindiCâmara, novas rodadas de encontro com os aposentados serão realizadas, pois o saldo tem sido positivo. “Cada grupo é ímpar, são histórias diferentes e as pessoas trazem consigo contribuições diferentes. É muito importante para eles ouvir esse muito obrigado, pelo tanto que eles se dedicaram em suas carreiras”.

Também participaram do encontro os servidores aposentados: Jocélia Domakoski, aposentada em 2014 como técnica administrativa; Gastão João, aposentado em 2011 como auxiliar de segurança; e Cirilo D’andrea Arcoverde, aposentado em 2016 como assessor jurídico.

Acompanharam a visita os servidores Rodrigo Ishisato, Tarcisio Socher e Luciane Verônica Wisniewski.

Aposentados na CMC