No dia do Servidor Público, Câmara homenageia servidores aposentados

por Marcio Silva — publicado 29/10/2021 14h25, última modificação 29/10/2021 14h31
Um grupo de cinco aposentados da CMC foi recebido pelo presidente Tico Kuzma.
No dia do Servidor Público, Câmara homenageia servidores aposentados

Após o café da manhã, os servidores aposentados foram homenageados no plenário do Palácio Rio Branco. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) realizou, nesta quinta-feira (28), Dia do Servidor Público, uma nova edição do programa de valorização dos servidores aposentados da instituição. O presidente da Casa, vereador Tico Kuzma (Pros), recebeu um grupo de cinco ex-servidores, que se aposentaram entre os anos de 1983 e 2017, para um café da manhã no gabinete da presidência.

Veja mais fotos do encontro no Flickr da Câmara de Curitiba.

“É uma imensa satisfação receber os aposentados, ainda mais na data que celebra os servidores públicos. Quando trocamos experiências com eles, fica claro como dedicaram suas vidas à Câmara Municipal e ao município de Curitiba”, destacou Kuzma, que convidou o grupo para vir a uma sessão plenária para cumprimentar os vereadores e vereadoras e “matar a saudade do trabalho Legislativo”.

Esta foi a terceira rodada de encontros, nesta atividade que é uma parceria da CMC com a Associação de Servidores (ASCMC) e o Sindicato de Servidores do Legislativo (SindiCâmara). O primeiro grupo de aposentados foi recebido em 19 de agosto e o segundo em 23 de setembro. Segundo Ubiratan da Silva, presidente do SindiCâmara, novos encontros serão realizados até que sejam contemplados todos os aposentados da Casa.

Parte da vida
“A Câmara Municipal é parte da minha vida. A formação da gente foi feita aqui, da família, tenho lembranças agradabilíssimas”, conta o aposentado Roberto Jinkss, com a sabedoria de seus 84 anos de idade, 30 dos quais vividos no Legislativo de Curitiba. Em suas memórias, Jinks revelou que, entre as décadas de 1960 e 1970, a Câmara de Curitiba possuía um time de futebol de salão. “Onde atualmente existe o Anexo I, havia uma cancha de futebol de salão. Na época éramos meio que famosos no futebol de salão, todo mundo queria jogar com o nosso time”, rememora com orgulho.

Jinkss lembra com alegria dos eventos de confraternização entre os funcionários, com excursões e viagens para o litoral. Ele era membro do Centro Social, entidade que foi o embrião da atual Associação de Servidores, tendo sido o idealizador da compra do terreno onde atualmente funciona a colônia de férias da ASCMC no litoral.

“Entrei em 1954, quando a Câmara funcionava no terceiro andar da Prefeitura de Curitiba, atual Paço da Liberdade, sendo que na época eram em nove os vereadores”, revela o servidor que em sua carreira trabalhou em três sedes da CMC, também na Rua do Rosário e na localização atual, no Palácio Rio Branco. Segundo ele, após o aumento no número de vereadores para 21, e com a mudança da Assembleia Legislativa para o Centro Cívico, houve um acordo com o governo estadual, que cedeu o então Palácio do Congresso ao legislativo municipal.

“Na época tinha pouca gente para cuidar das coisas, então praticamente eu administrei a instalação da Câmara para cá. E era completamente diferente do que é hoje. Havia somente o Palácio, ainda não existiam os anexos”, recorda. Durante 30 anos, Jenkins foi tesoureiro da Câmara. "Ia buscar o dinheiro no banco, pois o pagamento era em espécie. Depois passou para o sistema de cheques".

"A gente ficava mais tempo na Câmara do que em casa", confirma a também servidora Alcina de Oliveira Kowalski, mãe de outra servidora aposentada que participou da solenidade, Jaqueline Kowalski. Alcina faz questão de dizer que ingressou no Legislativo com o colega Jinkss, quando tinha 15 anos de idade. Ela afirma ter trabalhado em diversos setores durante os 33 anos que trabalhou no Legislativo, entre eles a chefia do setor de copa que atendia o plenário e os demais vereadores.

“Foi uma emoção muito grande estar aqui hoje, uma satisfação ser recebida pelo presidente. Trabalhar na Câmara foi uma benção para mim e eu tenho muitas lembranças, pois aqui eu aprendi bastante e fiz muitos amigos. Foi tudo muito bom, só alegrias”, destaca Alcina. Ela relembra ainda que teve um tio, o Arlindo Ribas de Oliveira, que foi vereador na cidade. Assim como Jinkss, Alcina trabalhou em três sedes da Câmara de Curitiba e relembra com detalhes de como as instalações do Legislativo eram diferentes das atuais.

Participaram da reunião e foram homenageados com o Mérito Funcional os servidores Jaqueline Kowalski, que trabalhou na assessoria jurídica, na taquigrafia, na redação e no Departamento de Processo Legislativo e se aposentou em 2017; Ana Lúcia Brandalize, da Seção de Anais, que atuou no gabinete da presidência na gestão do presidente João do Suco e que se aposentou em 2017; e Nelson Carlos da Luz, redator aposentado em 1994.

Representando os servidores da ativa no encontro estavam presentes a diretora-geral, Jussana Marques; a diretora de Gestão de Recursos Humanos, Amanda Moreno; Ubiratan da Silva, presidente do SindiCâmara; e Hamilton Junior, da Associação de Servidores. Também acompanharam a visita os servidores Rodrigo Ishisato, Tarcisio Socher, Isabel Cristina Pinto e Karina Plaça Bialli. Da ASCMC, a funcionária Emanoela de Almeida.