Planejando emendas à LOA 2022, vereadores visitam Hospital Erasto Gaertner

por José Barros publicado 29/10/2021 14h45, última modificação 29/10/2021 14h46
A Comissão de Saúde da CMC tem organizado visitas dos vereadores aos hospitais da cidade que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Planejando emendas à LOA 2022, vereadores visitam Hospital Erasto Gaertner

Direção do Erasto Gaertner recebe vereadores da Câmara Municipal de Curitiba. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Nesta sexta-feira (29), o superintendente do Hospital Erasto Gaertner, Adriano Rocha Lago, recebeu vereadores da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) para apresentar os projetos da instituição para 2022 que podem ser apoiados por emendas parlamentares. Por fazer parte da rede de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS), o Hospital Erasto Gaertner está habilitado a receber recursos das emendas parlamentares para aquisição de equipamentos e insumos.

Ao elaborarem a Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2019, por exemplo, os vereadores de Curitiba se organizaram para viabilizar uma emenda coletiva no valor de R$ 1,3 milhão para a construção do Erastinho, que se tornou o primeiro hospital oncopediátrico do Paraná, especializado no combate do câncer infantojuvenil (308.00550.2021). “O Erastinho foi construído com 69% de dinheiro público e o restante com recurso privado, sem utilizar as fontes do Hospital Erasto Gaertner”, comemorou Noemia Rocha (MDB). As emendas à LOA 2022 serão protocoladas de 17 a 23 de novembro.

Noemia Rocha é presidente da Comissão de Saúde, Bem-Estar Social e Esporte e, pelo colegiado, tem organizado visitas dos vereadores da CMC aos hospitais que atendem pelo SUS em Curitiba. Da comissão, Oscalino do Povo (PP) e Pastor Marciano Alves (Republicanos) compuseram a comitiva, que tinha também Alexandre Leprevost (Solidariedade), que é o vice-presidente da CMC, Herivelto Oliveira (Cidadania), Mauro Bobato (Pode) e Sidnei Toaldo (Patriota).

Além do encontro com o superintendente do hospital, os vereadores tiveram a oportunidade de  conversar com o assessor de relações governamentais, Adauto Rocha, que se dispôs a organizar uma visita dos parlamentares pelas instalações do complexo hospitalar. Hoje, a Liga Paranaense de Combate ao Câncer, que é a mantenedora do Erasto e do Erastinho, também é a responsável pela Rede Feminina de Combate ao Câncer, pelo Instituto de Bioengenharia Erasto Gaertner e pelo Centro de Projetos de Ensino e Pesquisa.

Desde 2005, os vereadores de Curitiba têm cota individual para sugestões ao orçamento da cidade, viabilizado mediante acordo com a Prefeitura de Curitiba, que autoriza o remanejamento da rubrica “reserva de contingência”, na Lei Orçamentária Anual (LOA) para cobrir essa despesa. No ano passado, cada um dos parlamentares pôde escolher onde aplicar até R$ 850 mil em emendas parlamentares.

Em setembro, a Comissão de Saúde coordenou visitas aos hospitais Cajuru e Evangélico Mackenzie (leia mais). Neste mês, a CMC já esteve no Pequeno Cotolengo (saiba mais) e na Santa Casa de Curitiba (leia aqui). O Complexo Pequeno Príncipe foi até o Legislativo em outubro (confira aqui). Neste ano, a Prefeitura de Curitiba já realizou duas entregas de equipamentos e insumos adquiridos com emendas parlamentares dos anos anteriores. A primeira foi em abril e a última, em setembro.

Confira no Flickr da CMC o registro fotográfico da atividade (clique aqui).