Santa Casa de Curitiba presta contas aos vereadores e pede apoio para 2022

por José Lázaro Jr. — publicado 14/10/2021 16h55, última modificação 14/10/2021 16h56
A Comissão de Saúde da CMC tem organizado visitas dos vereadores aos hospitais da cidade que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Santa Casa de Curitiba presta contas aos vereadores e pede apoio para 2022

Visita de vereadores de Curitiba ao hospital Santa Casa de Curitiba. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Nesta quinta-feira (14), vereadores da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) foram recebidos pela direção da Santa Casa de Curitiba, em uma atividade organizada pela Comissão de Saúde, Bem-Estar Social e Esporte da CMC. Presidido por Noemia Rocha (MDB), o colegiado tem buscado reuniões com os hospitais beneficiados por emendas parlamentares, para que façam a prestação de contas dos recursos recebidos e apresentem novos projetos aos vereadores. O convite foi enviado a todos os parlamentares, que compareceram conforme a possibilidade.

“O objetivo de hoje foi discutir projetos e a destinação de emendas parlamentares para ampliação do atendimento e melhoria na qualidade do serviço”, explicou Noemia Rocha, que tem Marcelo Fachinello (PSC), vice, João da 5 Irmãos (PSL), Oscalino do Povo (PP) e Pastor Marciano Alves (Republicanos) compondo a Comissão de Saúde. Na Santa Casa, estiveram também Marcos Vieira (PDT), Indiara Barbosa (Novo), Flavia Francischini (PSL), Sargento Tânia Guerreiro (PSL), Jornalista Márcio Barros (PSD), Mauro Bobato (Pode), Amália Tortato (Novo), Ezequias Barros (PMB), Sidnei Toaldo (Patriota) e Herivelto Oliveira (Cidadania).

A apresentação da Santa Casa de Curitiba aos vereadores reuniu, no hospital, o provedor da instituição Dom Frei Diamantino Prata de Carvalho, o diretor corporativo Eduardo Bistratini, o diretor administrativo-financeiro José Osvaldo Portugale e a gerente de relações institucionais Karolyni Tosi. No ano passado, a instituição recebeu a terceira maior emenda coletiva da CMC, no valor de R$ 580 mil, obtidos com apoiamentos de 21 dos 38 vereadores da capital. O recurso foi destinado à aquisição de material permanente, conforme plano de aplicação apresentado pela instituição (308.00483.2020).

Desde 2005, os vereadores de Curitiba têm cota individual para sugestões ao orçamento da cidade, viabilizado mediante acordo com a Prefeitura de Curitiba, que autoriza o remanejamento da rubrica “reserva de contingência”, na Lei Orçamentária Anual (LOA) para cobrir essa despesa. No ano passado, cada um dos parlamentares pôde escolher onde aplicar até R$ 850 mil em emendas parlamentares. Em setembro, a Comissão de Saúde coordenou visitas aos hospitais Cajuru e Evangélico Mackenzie (leia mais). Neste mês, a CMC já esteve no Pequeno Cotolengo (saiba mais).

Confira no Flickr da CMC o registro fotográfico da atividade (clique aqui).