Semana da Síndrome de Prader-Willi é confirmada na Câmara de Curitiba

por Fernanda Foggiato | Revisão: Ricardo Marques — publicado 07/05/2024 10h50, última modificação 07/05/2024 11h01
Além da conscientização à síndrome de Prader-Willi, Cidadania Honorária a advogado segue à sanção do Executivo.
Semana da Síndrome de Prader-Willi é confirmada na Câmara de Curitiba

Vereadores confirmaram os dois projetos da pauta para a votação em segundo turno. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

De forma unânime, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) confirmou os dois projetos que constavam na ordem do dia desta terça-feira (7) para a votação em segundo turno. De Pier Petruzziello (PP), será encaminhada à sanção ou veto do Executivo a criação da Semana de Conscientização da Síndrome de Prader-Willi (SPW) uma doença genética rara, sem cura, que afeta cerca de 1 a cada 15 mil pessoas e tem como principal comorbidade a obesidade.

A campanha de conscientização será incluída no calendário oficial de eventos de Curitiba. A data escolhida foi a última semana do mês de maio, por coincidir com o dia 28Dia Mundial da Síndrome de Prader-Willi. A ideia, defendeu o autor, é realizar “diversas atividades educativas e de conscientização, tais como palestras, seminários, workshops e eventos culturais”.

O objetivo dessas atividades seria informar a população sobre a doença e seus sintomas, bem como promover a inclusão dos indivíduos afetados”, reforçou Petruzziello. Além disso, ele defendeu que a campanha será importante para fomentar o diagnóstico precoce, importante para a qualidade de vida dos pacientes, e a pesquisa sobre a SPW.

A aprovação da proposta em segundo turno foi unânime, com 25 votos “sim” (005.00083.2023). Nesta segunda-feira (6), durante o debate em primeiro turno, outros vereadores declararam apoio ao projeto de lei.

Também foi unânime, com 26 votos “sim”, a aprovação da Cidadania Honorária de Curitiba ao advogado e empreendedor Luiz Fernando de Queiroz. Natural de Joaçaba (SC), ele reside na capital desde 1963, quando se mudou para cursar o Ensino Médio no Colégio Estadual do Paraná. “Luiz Fernando desempenhou um papel crucial na inovação do sistema de cobrança garantida de condomínio”, destacou o autor, Osias Moares (PRTB).

Outros parlamentares também enalteceram o currículo do homenageado durante a discussão do projeto de decreto legislativo em primeiro turno, nesta segunda (115.00001.2024). A Cidadania Honorária é o principal título que a Câmara de Curitiba concede a pessoas nascidas em outras cidades. No caso de curitibanos, a homenagem é o Vulto Emérito.