Rede de Proteção Animal descarta site exclusivo para adoção

por Assessoria Comunicação publicado 15/09/2014 11h10, última modificação 27/09/2021 09h18

A prefeitura respondeu à Câmara de Vereadores o pedido de informações sobre estudos do Instituto Curitiba de Informática (ICI) para a implantação do projeto “AdoCÃO”. O documento afirma que a Rede de Defesa e Proteção Animal (RDPA), vinculada à Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), considerou já possuir recursos necessários à divulgação de animais para adoção, achados e perdidos por meio de seu site e de página em rede social.

Outra argumentação foi que a criação de um novo espaço virtual “teria custo elevado e mesma finalidade das ferramentas já utilizadas”. “Na home page, entre outros serviços há um espaço sobre o tema adoção, no qual o visitante pode conferir a lista de ONGs e seus contatos. A RDPA também realiza o cadastro de protetoras e ONGs para a participação em eventos de adoção e microchipagem de cães e gatos, como a "Amigo Bicho"”, afirma trecho do ofício.

A resposta ao requerimento também menciona informações sobre a guarda responsável. “Cabe ressaltar que a adoção feita em Curitiba faz parte dos quatro pilares do manejo populacional e proteção animal (os outros são educação, castração e combate ao abandono)”, completa.

A proposição está cadastrada no sistema com código 062.00171.2014. A resposta está disponível na primeira aba, “dados gerais”, em “ofícios recebidos”. Em 2013, o requerimento 062.00169.2013 já havia questionado a viabilidade do “AdoCÃO”. A prefeitura havia sinalizado a existência do site da Rede de Proteção Animal, mas disse que realizaria estudos junto ao Instituto Curitiba de Informática (ICI) para verificar a viabilidade financeira e técnica para a implantação do projeto.

Período eleitoral
Durante o período eleitoral, a Câmara de Curitiba não divulgará os autores das peças legislativas nas matérias de requerimentos e projetos. A instituição faz isso em atendimento às regras eleitorais deste ano, pois cerca de 40% dos vereadores são candidatos a outros cargos. Para que a comunicação pública do órgão não promova o desequilíbrio do pleito, a autoria ficará restrita ao SPL (Sistema de Proposições Legislativas).