Proposta valorização das tradições campeiras de Curitiba
A vereadora Meri Martins propõe a realização anual do Festival Raízes Culturais de Sabores e Saberes, preferencialmente no Parque dos Tropeiros. (Foto: Daniel Castellano/SECOM).
A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) analisa um projeto de lei que propõe a inclusão do Festival Raízes Culturais de Sabores e Saberes no Calendário Oficial de Eventos do Município. De autoria da vereadora Meri Martins (Republicanos), a iniciativa tem como objetivo resgatar e valorizar as tradições "tradições rurais, tropeiras, campeiras e tradicionalistas", além de fortalecer o turismo cultural e gastronômico da capital, com realização preferencial no Parque dos Tropeiros.
De acordo com a justificativa do projeto, o Festival busca oferecer ao público uma "experiência rica, sensorial e formativa", por meio de ações educativas que incluem shows, palestras, rodas de conversa, exposições e feiras. A proposta também incentiva a participação de artesãos, de cozinheiras tradicionais, de produtores rurais, de coletivos culturais e de agentes da economia criativa, “sempre com o compromisso de promover o conhecimento e fortalecer o vínculo da comunidade com suas raízes”, destaca a vereadora (005.00787.2025).
Protocolado no dia 8 de dezembro, o projeto está tramitando nas comissões temáticas da Câmara de Curitiba e só irá ao plenário após o parecer dos colegiados. Caso seja aprovada pelos vereadores e sancionada pelo prefeito, a lei entra em vigor após a data de sua publicação no Diário Oficial do Município (DOM).
Clique na imagem abaixo para entender como funciona a tramitação de um projeto de lei na CMC.
*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Cintia Garcia*, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: Fernanda Foggiato
Edição: José Lazáro Jr.
**Notícia revisada pelo estudante de Letras Gabriel Kummer
Supervisão do estágio: Ricardo Marques
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba