Gastronomia latino-americana: data comemorativa vai à sanção
A data comemorativa tem o objetivo de incentivar a realização de eventos gastronômicos, feiras e festivais que promovam o intercâmbio cultural e econômico. (Foto: Canva)
A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovou em segundo turno, nesta terça-feira (11), a inclusão do Dia da Gastronomia Latino-Americana no calendário de eventos da cidade. A data será celebrada anualmente em 12 de agosto, dia que coincide com a criação da Associação Latino-Americana de Integração (Aladi). O projeto de lei recebeu 21 votos “sim”.
A matéria foi protocolada por Camilla Gonda (PSB) e ganhou a coautoria de Sidnei Toaldo (PRD). Na semana passada, em primeira votação, os autores defenderam a criação da data oficial, com apoio de diversos colegas em plenário. A partir da comemoração do Dia da Gastronomia Latino-Americana, espera-se que o Executivo possa apoiar e incentivar essas iniciativas, inclusive por meio de parcerias com o setor privado e entidades especializadas.
Conforme a redação do projeto (005.00258.2025), a data comemorativa tem o objetivo de valorizar a diversidade cultural e gastronômica dos países latino-americanos; incentivar a realização de eventos gastronômicos, feiras, festivais e atividades educacionais que promovam o intercâmbio cultural e econômico entre os países da América Latina; estimular a economia local por meio da valorização dos comerciantes, produtores, chefs e empreendedores do setor gastronômico; e fomentar o turismo gastronômico em Curitiba.
Com a aprovação do texto em segundo turno, o Dia da Gastronomia Latino-Americana já pode ser sancionado pelo prefeito Eduardo Pimentel. Sendo sancionada, a lei entrará em vigor 30 dias após sua publicação no Diário Oficial do Município.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba