Feira Mamute deve integrar Calendário Oficial de Eventos de Curitiba

por Fernanda Foggiato | Revisão: Gabriel Kummer* — publicado 12/01/2026 09h48, última modificação 12/01/2026 09h48
Realizado em novembro, evento destina-se ao fomento da economia criativa; projeto é da vereadora Giorgia Prates - Mandata Preta.
Feira Mamute deve integrar Calendário Oficial de Eventos de Curitiba

Mamute chegou à 7ª edição; desde a sua retomada, em 2002, evento é sediado pela Câmara de Curitiba. (Fotos: Rodrigo Fonseca/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) avalia proposta de lei com a intenção de incluir a Mamute Feira Gráfica no Calendário Oficial de Eventos da capital paranaense, como atividade anual, realizada sempre no mês de novembro. A iniciativa é de autoria da vereadora Giorgia Prates - Mandata Preta (PT).

O projeto explica que o objetivo do evento é fomentar a economia criativa, o design autoral, a arte independente e o empreendedorismo local, promovendo a circulação de produtos autorais, o intercâmbio cultural e a valorização da produção local. A Mamute Feira Gráfica reúne artistas, designers, ilustradores, produtores independentes e pequenos empreendedores de diferentes estados brasileiros e do exterior.

Prates ressalta a “relevância cultural, econômica, social e ambiental” da Mamute, “um dos principais eventos de economia criativa e arte independente de Curitiba, atuando como catalisadora de iniciativas culturais e promovendo o encontro entre artistas e o público em espaços públicos da cidade”. “Do ponto de vista social, a Mamute mantém vagas sociais reservadas a pessoas negras, indígenas e projetos sociais liderados por mulheres, além de contar com equipe formada por mais de 75% de mulheres”, acrescenta a justificativa da proposição, entre outros argumentos (005.00740.2025).

Depois de uma pausa em função da pandemia da covid-19, o evento de economia criativa retornou às ruas de Curitiba, em 2022, com o apoio da CMC. Desde então, a Mamute tem estacionado no Legislativo Municipal e batido recordes de público, ano após ano. A sétima edição da feira, dia 8 de novembro de 2025, reuniu cerca de 8 mil pessoas e mais de R$ 500 mil em vendas

A realização do evento também tem recebido emendas dos vereadores e já foi tema do CMC Podcasts (assista aqui ao episódio). Protocolado por Prates no dia 4 de novembro, o projeto de lei aguarda o debate nas comissões temáticas da Casa para, na sequência, ser liberado à votação em Plenário.

📌 Clique na imagem abaixo para entender como funciona a tramitação de um projeto de lei na CMC:

*Notícia revisada pelo estudante de Letras Gabriel Kummer
Supervisão do estágio: Ricardo Marques