Curitiba pode celebrar Festival do Pirata Zulmiro em agosto

por Fernanda Foggiato | Revisão: Ricardo Marques — publicado 12/01/2026 09h50, última modificação 12/01/2026 13h50
Proposta de Eder Borges é que o Festival do Pirata Zulmiro faça parte do Calendário Oficial de Eventos de Curitiba.
Curitiba pode celebrar Festival do Pirata Zulmiro em agosto

Símbolo histórico de Londres, Placa Azul do parquinho do Pirata Zulmiro foi doada pela Sociedade Britânica do Paraná. (Fotos: Carlos Costa/CMC)

Com a justificativa de fomentar a cultura, a educação, o turismo e a economia locais, projeto de lei na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) sugere a criação do Festival Pirata Zulmiro. A iniciativa, assinada pelo vereador Eder Borges (PL), propõe que a atividade seja realizada anualmente, no mês de agosto, e que faça parte do cronograma do Calendário Oficial de Eventos da capital do Paraná.

Ainda de acordo com o projeto de lei, a ideia é que o festival reúna apresentações artísticas e musicais, além de atividades temáticas e educativas, voltadas à promoção do personagem histórico. “Com forte ligação à memória coletiva e ao imaginário cultural curitibano, o evento tem o potencial de se tornar uma referência anual na valorização da história e da cultura do Município, atraindo tanto moradores quanto turistas”, avalia Borges na justificativa da proposta (005.00742.2025).

Por muitos anos, cita o autor, o Pirata Zulmiro foi considerado uma lenda urbana, até que o escritor, economista e empresário curitibano Marcos Juliano Ofenbock se debruçou sobre a pesquisa do tema e comprovou a existência do corsário britânico. Com o nome de batismo de Francis Hodder, ele nasceu em Cork, na Irlanda, por volta de 1798. Em Curitiba, também usou o nome de João Francisco Inglez. Por volta de 1829, ele passou a viver na região onde hoje fica a Universidade Livre do Meio Ambiente, no Pilarzinhoaté falecer, já viúvo, em 1889.

A história do Pirata Zulmiro já foi destacada em Tribunas Livres das sessões plenárias da Câmara de Curitiba, a última delas há menos de um ano, e em episódio do CMC Podcasts. Além disso, a cidade possuiu um parque em memória ao personagem, no Vista Alegre. Protocolado no dia 5 de novembro, o projeto de lei ainda será avaliado pelas comissões da Câmara de Curitiba. 

📌 Clique na imagem abaixo para entender como funciona a tramitação de um projeto de lei na CMC:

Boiler tramitação projetos