Câmara de Curitiba se junta ao projeto Gralha Confere do TRE-PR

por Sophia Gama*, especial para a CMC — publicado 04/07/2022 17h50, última modificação 04/07/2022 18h05
A campanha de combate à desinformação é uma iniciativa da Justiça Eleitoral do Paraná para apurar conteúdos suspeitos sobre eleições.
Câmara de Curitiba se junta ao projeto Gralha Confere do TRE-PR

Todas as checagens realizadas são publicadas no site do Gralha Confere. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) assinou, em junho, uma parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) para apoio e divulgação do projeto Gralha Confere. A iniciativa da Justiça Eleitoral busca combater a desinformação e realizar a checagem de conteúdos relacionados ao processo eleitoral.

A ideia é que a CMC colabore na divulgação do projeto, através de seus canais de comunicação, como site e redes sociais. O TRE-PR é responsável por fornecer as informações e os materiais necessários sobre a campanha à CMC, para que esta publique em seu Instagram, Twitter, Facebook e portal na internet.

O projeto Gralha Confere existe desde 2020 e tem como principal objetivo aumentar a circulação de informações sobre o processo eleitoral, auxiliar na cobertura das eleições e elucidar dúvidas do eleitorado, combatendo a desinformação no Paraná. O Gralha Confere também conta com uma cartilha que ensina o eleitor a identificar informações e notícias falsas.

“Essa é uma iniciativa muito importante para a população, pois ajuda o cidadão a diferenciar informações verdadeiras de boatos e fake news. Com o apoio da Câmara, o projeto poderá atingir ainda mais pessoas, levando adiante a informação e o conhecimento sobre o processo eleitoral”, disse o presidente da CMC, Tico Kuzma (Pros).

Para realizar a checagem, basta o eleitor enviar uma mensagem pelo Whatsapp do TRE-PR com o conteúdo suspeito a ser checado. As checagens são publicadas no site da campanha, nas redes sociais do TRE-PR e de outras entidades parceiras. Desde o começo do projeto, foram cerca de 60 checagens realizadas, sendo que 50 foram classificadas como informações falsas sobre o processo eleitoral.

Mesmo que durante o período eleitoral o projeto ganhe destaque, o Gralha Confere funciona também em anos em que os eleitores não vão às urnas. Em 2021, por exemplo, foram 17 checagens publicadas no portal, pois, apesar de não ter sido ano eleitoral, ocorreram eleições suplementares em algumas cidades do interior do estado e houve questões sobre esses pleitos levantadas pelo público.

“É com muita alegria que a Diretoria de Comunicação forma essa parceria com o Gralha Confere. Entendemos a importância do combate à desinformação eleitoral e temos como dever abraçar essa causa junto ao TRE-PR”, afirma Patricia Tressoldi, Diretora de Comunicação da CMC. “A Comunicação tem como um de seus pilares preservar a transparência das informações para a população. Assim, ficamos muito felizes em nos unir a essa instituição com o foco em disseminar a verdade”, completa.

A gralha azul é um símbolo do estado do Paraná. É uma ave muito comunicativa, emitindo cerca de 14 sons diferentes e significativos. O pássaro também é responsável pela manutenção das araucárias, disseminando a árvore através do pinhão, que estoca para se alimentar. Por estes motivos, a gralha foi escolhida como símbolo do projeto.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) também desenvolve uma campanha similar, que visa o combate às informações falsas. O Fato ou Boato é uma iniciativa que conta com mais de 70 instituições, a nível nacional. Tanto o Gralha quanto o Fato ou Boato integram o Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação, instituído pela Portaria nº 153/2022.

*Notícia elaborada pela estudante de Jornalismo Sophia Gama*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: Fernanda Foggiato
Revisão: Alex Gruba