Vereadores fazem pedidos de intervenção viária nas ruas de Curitiba

por José Lázaro Jr. | Revisão: Alex Gruba — publicado 01/07/2022 17h35, última modificação 01/07/2022 17h51
Sugestões vão de alinhamento de bueiros a construção de creches públicas.
Vereadores fazem pedidos de intervenção viária nas ruas de Curitiba

Um dos pedidos é por um protocolo de nivelamento dos bueiros com as vias após obras de pavimentação. (Foto: Arquivo/CMC)

“É importante que no momento da revitalização [asfáltica] já seja feito o realinhamento dos bueiros, pois isso traz mais segurança aos motociclistas e preserva os carros da população de Curitiba. Bueiros [desalinhados] acabam se tornando buracos”, defendeu Alexandre Leprevost (Solidariedade), na última quarta-feira (29), durante a votação, na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), de indicação do parlamentar ao Executivo (205.00212.2022). O plenário endossou a sugestão do vereador, que agora será remetida por ofício à Prefeitura de Curitiba.

Na mesma sessão, Leprevost também submeteu ao plenário o pedido para que o Executivo coloque gradis em toda a extensão das canaletas exclusivas para ônibus articulados, “nos moldes da avenida Sete de Setembro” (205.00218.2022). “Vimos há poucos dias um atropelamento, que vitimou o pai, de 40 anos de idade, e o filho, de 3 anos. O ônibus estava na velocidade correta, mas não pôde evitar o acidente”, lamentou o parlamentar. “Não podemos mais ver acidentes fatais assim”, disse. A sugestão também foi acatada pelo plenário e remetida ao Executivo.

No âmbito das intervenções viárias, Marcos Vieira (PDT) relatou em plenário a situação do quartel do Corpo de Bombeiros localizado no bairro Sítio Cercado. Ele explicou que a saída dos veículos da corporação, quando acionados para uma emergência, é por uma garagem que dá acesso à rua Lupionópolis, que é bastante movimentada. “Precisa implantar um semáforo para evitar acidentes, daqueles que poderiam ser acionados pelo próprio Corpo de Bombeiros”, defendeu, obtendo o endosso da CMC para sua sugestão à superintendência de Trânsito (205.00215.2022).

Sugestões ao Executivo
“Obtivemos a informação que 5.336 crianças encontram-se matriculadas em CEIs e CMEIs da Regional Boa Vista e que 1.259 crianças aguardam na fila por uma vaga”, diz a justificativa do pedido para a construção de mais creches públicas naquela região, de autoria da vereadora Sargento Tânia Guerreiro (União), aprovado na mesma sessão (205.00216.2022). “Temos recebido muitos pedidos de vagas ali”, atestou a parlamentar. Em aparte, Amália Tortato (Novo) sugeriu que o Executivo, em vez de construir prédios, aumente os convênios com a iniciativa privada.

Em outra indicação aprovada pela CMC, Amália Tortato também se reporta a queixas recebidas da população, neste caso sobre o atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Ela protocolou indicação de sugestão ao Executivo requisitando o aumento do efetivo médico e a melhoria da estrutura de atendimento tanto de quem espera, quanto de quem está internado (205.00217.2022)

Nori Seto (PP) pede estudo para melhoria do trânsito na rua Saturnino Miranda, no bairro Santa Felicidade (205.00222.2022). Já Leonidas Dias (Solidariedade) solicitou a revitalização da praça Julius Forrer, na Vila Santa Efigênia, ao lado da Escola Municipal Julia Amaral Di Lenna (205.00220.2022). “Os moradores relatam preocupação com a iluminação da praça, que tem gerado insegurança na população, principalmente para quem circula pelo local no período da noite, quando há mais incidência de assaltos”, justificou Dias.

Apesar de não serem impositivos, os requerimentos e as indicações aprovados na CMC são uma das principais formas de pressão do Legislativo sobre a Prefeitura de Curitiba, pois são manifestações oficiais dos representantes eleitos pela população e são submetidos ao plenário, que tem poder para recusá-los ou endossá-los. Por se tratar de votação simbólica, não há relação nominal de quem apoiou a medida – a não ser os registros verbais durante o debate.