Câmara presta homenagem a rapper curitibano em plenário

por Sophia Gama*, especial para a CMC — publicado 09/03/2022 17h35, última modificação 10/03/2022 11h23
Paladino produziu música em homenagem às vítimas da covid-19 no Brasil. Também foi homenageado o servidor Nelson Scarpim, procurador jurídico recém-aposentado.
Câmara presta homenagem a rapper curitibano em plenário

Autor de "Saudade", o rapper curitibano foi homenageado pelo presidente Tico Kuzma. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Na sessão plenária desta quarta-feira (9), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) entregou o diploma de votos de congratulações e aplausos ao rapper local Ewerton “Paladino” Andrade, como reconhecimento a seu trabalho. Em 2021, o artista lançou a música “Saudade”, em homenagem às vítimas da covid-19 no Brasil (077.00017.2022). 

Nascido em Curitiba e criado em Pinhais, na região metropolitana, o artista divulgou a música em suas redes sociais. O vídeo, que alcançou mais de 17 mil visualizações no YouTube, foi exibido em plenário. “É uma homenagem à cultura e aos artistas curitibanos, mas também a todos aqueles que – como eu, como o Paladino – tiveram um amigo, um familiar, alguém próximo, vítima da covid-19”, disse Tico Kuzma (Pros), presidente da CMC e propositor do reconhecimento.

Além de Paladino, estavam presentes em plenário sua esposa, Andreia; seu filho, Martin; e Fabiano, parte do coletivo Hip Hop Eterno.

Procurador jurídico
A sessão plenária de segunda-feira (7), na CMC, contou com homenagem ao servidor recém-aposentado Nelson Scarpim Junior. O procurador jurídico ingressou na Câmara em 1987, aposentando-se em 1º de março deste ano. Já atuou em comissões, na assessoria jurídica, instruiu projetos, participou da CPI do Transporte e recebeu o prêmio Pablo Neruda de Direitos Humanos, em 2019. 

“Em nome de todos os vereadores e servidores desta Casa, receba o nosso ‘muito obrigado’. Muito obrigado por sua dedicação à CMC, à cidade de Curitiba e muito obrigado por tudo o que fez em prol das pessoas da nossa cidade”, afirmou Tico Kuzma, pedindo uma salva de palmas a Scarpim. 

Homenagem ao Sebrae
Também foram aprovados em plenário, última segunda, diversos requerimentos de votos de congratulações. Um deles, ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), pela celebração de seus 50 anos, foi assinado pelos vereadores Jornalista Márcio Barros (PSD), Alexandre Leprevost (Solidariedade), Mauro Bobato (Pode), Eder Borges (PSD), Hernani (PSB), João da 5 Irmãos (PSL), Leonidas Dias (Solidariedade), Marcos Vieira (PDT), Mauro Ignácio (DEM), Noemia Rocha (MDB), Nori Seto (PP), Pastor Marciano Alves (Republicanos), Pier Petruzziello (PTB), Professor Euler (PSD), Sabino Picolo (DEM), Tito Zeglin (PDT), Sidnei Toaldo (Patriota), Tico Kuzma, Serginho do Posto e Toninho da Farmácia, ambos do DEM (077.00049.2022).

“Todo mundo sabe a importância do Sebrae na qualificação de empreendedores e profissionais em nosso país. É uma instituição que oferece centenas de programas de treinamento, consultorias, cursos de capacitação voltados para o fortalecimento da gestão empresarial”, explicou Márcio Barros. Bobato também parabenizou a instituição, reforçando a importância do Sebrae no momento de retomada econômica do Município. “Eu mesmo participei de alguns cursos, e ficamos até de ver a possibilidade de o Vitor [Tioqueta, presidente do Sebrae/PR] vir numa Tribuna Livre, para apresentar um pouco do que vem sendo feito, da dinâmica do Sebrae, da regionalização - porque hoje eles têm uma diretoria própria em Curitiba”, contou.

“A pequena empresa, no Brasil, é a que mais gera empregos, e o Sebrae sempre levanta essa bandeira da pequena empresa, do desenvolvimento, e com certeza contribui com muitos empregos em todo o Brasil. Como o Bobato disse, nós precisamos mais ainda, nessa retomada do comércio, ações como as do Sebrae para fortalecer os pequenos comércios, que serão grandes no futuro”, somou João da 5 Irmãos ao debate. 

Outras homenagens
Jornalista Márcio Barros pretende homenagear as professoras Luana Gabriela da Silva (077.00046.2022) e Elianay Zanella dos Santos (077.00047.2022), que lecionaram para Emily Moraes de Oliveira, aluna com nota máxima no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Emily também deve ser homenageada pela CMC com votos de congratulações e aplausos, indicada por Euler (077.00044.2022). 

Nori Seto (PP) discutiu votos de congratulações e louvor ao diretor-presidente do Escritório da Província de Hyogo no Brasil, Nobuyuki Nagata, pelo trabalho desenvolvido para o fortalecimento da irmandade entre o Paraná e o Japão. (077.00043.2022). Segundo o vereador, o fechamento dos escritórios brasileiro e australiano ocorre após mudança no governo de Hyogo. Ele agradeceu Nagata pelas contribuições ao intercâmbio cultural, educacional, esportivo e a outras áreas.

Noemia Rocha também teve requerimento aprovado, homenageando a pastora Erika Cecconi Borges Massa Checan, por ação de caridade no próprio aniversário, arrecadando doações para órfãos da guerra da Ucrânia (077.00053.2022). “Quem dera todos que fizessem aniversário, transformassem-no em ação social. Essa Câmara com certeza vai aprovar essa homenagem para uma pessoa tão querida, que está fazendo uma ação social enquanto poderia estar recebendo diversos presentes, porque ela é muito amada”, explicou.

Homenagem aos 34 anos da Igreja Batista Nacional, do Cajuru, também foi aprovada em plenário nessa segunda. “A Igreja desenvolve um grande trabalho de ação social com as famílias, na questão da restauração de casais, através de um retiro. E também na questão da educação, com o ensino através da escola Supremo, que está há 17 anos ao lado do pátio da Igreja e que tem levado uma educação de excelente qualidade aos alunos”, justificou o autor do requerimento, João da 5 Irmãos (077.00057.2022).

A empresa de materiais de limpeza curitibana Onda Eco, vegana, cruelty free (livre de crueldade) e sustentável, também será homenageada pela Câmara em breve. A indicação para os votos de congratulações e aplausos partiram de Professor Euler (077.00058.2022). “Neste momento de retomada econômica precisamos valorizar cada vez mais nossas empresas locais. Eles se baseiam em três ‘ecos’: ‘eco’ de ecologia, de economia e no sentido de dar voz às pessoas que tratam da pauta ambiental. É uma empresa que começou há pouco tempo, e, para estimular que outras empresas criem essa preocupação com o meio ambiente, estou solicitando essa homenagem”, frisou. 

*Notícia elaborada pela estudante de Jornalismo Sophia Gama*, especial para a CMC 

Supervisão do estágio: Fernanda Foggiato 

Revisão: Fernanda Foggiato e Vanusa Paiva