Com pintura na CMC, projeto Muros da Mata Atlântica chega ao Paraná

por José Lázaro Jr. | Revisão: Vanusa Paiva — publicado 09/03/2022 16h25, última modificação 10/03/2022 11h42
Colaboração da Câmara de Curitiba com a Fundação Cultural de Curitiba incluiu o Anexo 3 da CMC no projeto do artista Alexandre Filiage, via Lei Rouanet.
Com pintura na CMC, projeto Muros da Mata Atlântica chega ao Paraná

Murais do artista Alexandre Filiage nos muros do Anexo 3 serão vistos por milhares de pessoas em Curitiba. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Com a proposta de “trazer a exuberância da natureza para o espaço urbano das metrópoles”, o artista Alexandre Filiage está pintando as paredes externas do estacionamento do Anexo 3 da Câmara Municipal de Curitiba (CMC). Com isso, a capital do Paraná é uma das dez cidades do bioma que participa do projeto Muros da Mata Atlântica, viabilizado pela Lei Rouanet de incentivo à cultura. No Paraná, apenas Curitiba e Foz do Iguaçu receberão pinturas do artista paulista cujo projeto passou por São Paulo e depois seguirá para Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

“A Câmara Municipal de Curitiba está implementando um novo projeto: a pintura dos muros do Anexo 3, na esquina das vias Visconde de Guarapuava e Travessa da Lapa. Em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba, o artista Alexandre Filiage está trazendo arte urbana, com inspiração na Mata Atlântica. São elementos realistas, como um índio e uma coruja, em tons de cinza, e outros elementos estilizados coloridos”, destacou Tico Kuzma (Pros), presidente da CMC.

“Alguns meses atrás, a CMC esteve na Fundação Cultural, com a presidente da FCC, Ana Cristina de Castro, e falamos da ideia de utilizarmos aqueles muros, na rota dos biarticulados, por onde passam milhares de pessoas todos os dias, para fomentar a cultura do Município”, rememorou Kuzma. A previsão é que a obra artística esteja concluída na sexta-feira (11), quando um grupo de pessoas com deficiência visual fará uma visita guiada, com a audiodescrição dos murais, “garantindo também a acessibilidade”.

“No bioma, antes coberto por sua exuberante vegetação e lar de centenas de espécies de animais, hoje moram cerca de 70% da população brasileira. Através das obras, essas pessoas são convidadas a participar do esforço fundamental de preservação e recuperação desse inigualável patrimônio natural”, explicou Filiage à imprensa, quando o projeto passou pela cidade de Campinas (SP). O projeto tem o apoio das Tintas Coral.