Balanço legislativo: 2021 marcou a retomada das Tribunas Livres

por Sophia Gama*, especial para a CMC — publicado 19/01/2022 17h44, última modificação 19/01/2022 17h44
Com o empenho da Mesa Diretora, a CMC realizou 29 Tribunas Livres no ano, ficando atrás apenas de 2013, quando foram 31.
Balanço legislativo: 2021 marcou a retomada das Tribunas Livres

O arcebispo chamou a atenção para “as belezas vividas em situações dramáticas”. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Após um ano sem realizar debates no espaço da Tribuna Livre - por conta da pandemia do coronavírus - a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) retomou, em 2021, a participação da sociedade civil nas sessões plenárias. Caracterizada por ser um espaço democrático de debates, as Tribunas Livres acontecem durante as sessões plenárias de quarta-feira, onde convidados discutem temas de interesse público com os vereadores.

Neste ano, o número de edições foi o segundo maior da série histórica. O recorde foi registrado em 2013, quando 31 convidados foram recebidos na Tribuna Bento Munhoz da Rocha Neto”, destacou o presidente da CMC, Tico Kuzma (Pros), durante a apresentação do balanço da gestão. Dentre os vários temas, destaque para os relacionados à saúde, como a gestão de hospitais do SUS e a reabertura das maternidades (confira todos).

A primeira Tribuna Livre de 2021 aconteceu em fevereiro, por iniciativa do vereador Herivelto Oliveira (Cidadania), e teve como tema o diagnóstico e as restrições da doença celíaca (saiba mais). Além desta, pelo menos outros onze debates também tiveram temas relacionados à saúde. Os convidados da Tribuna Livre são indicados pelos vereadores, através de requerimentos aprovados em plenário.

Além dos vereadores, comissões e outras entidades dentro da CMC podem requerer o uso da Tribuna, como no caso da Procuradoria da Mulher, que promoveu um debate sobre o parto humanizado e reabertura das maternidades em Curitiba (confira).

Fechando o ano, a última Tribuna Livre contou com a presença do arcebispo metropolitano de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo, que discorreu sobre os desafios enfrentados durante o ano e deixou uma mensagem positiva para 2022 (leia mais). Dom Peruzzo foi convidado por Tito Zeglin (PDT), vereador que também foi responsável pela Cidadania Honorária do arcebispo.

Tribuna Livre

A Tribuna Livre é um espaço democrático de debates mantido pela CMC, como canal de interlocução entre a sociedade e os parlamentares. Conforme o Regimento Interno do Legislativo, os debates ocorrem nas quartas-feiras, durante a sessão plenária – conforme acordo de líderes, após os pronunciamentos do pequeno expediente.

Os temas discutidos na Tribuna Livre são sugeridos pelos vereadores, que por meio de um requerimento indicam uma pessoa ou entidade para discursar e dialogar no plenário. As falas neste espaço podem servir de prestação de contas de uma entidade que recebe recursos públicos, apresentação de uma campanha de conscientização, discussão sobre projeto de lei em trâmite na Casa etc.

*Notícia elaborada pela estudante de Jornalismo Sophia Gama*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: Fernanda Foggiato
Revisão: José Lázaro Jr.